Esportes coletivos

Esportes coletivos são jogos oficialmente disputados entre duplas ou equipes, possuindo características em comum.

Esta matéria aborda os esportes coletivos, apresentando sua definição e suas principais características, bem como exemplos de modalidades que compõem essa classificação de jogos esportivos. Acompanhe as informações e veja exercícios resolvidos sobre o tema!

Publicidade

O que são esportes coletivos?

Esporte coletivo é uma categoria conceitual que designa jogos com regras sistematizadas em regulamentos próprios, os quais são disputados entre duplas ou times (equipes com mais de dois integrantes). Desse modo, esses jogos são organizados e disputados entre equipes adversárias, geralmente com finalidades competitivas. Entretanto, são vários os objetivos propostos com os esportes coletivos (recreação, socialização, lazer, entre outros).

Relacionadas

Ciclismo
Ciclismo designa uma prática esportiva realizada com bicicleta em diferentes contextos.
Futsal
O futsal é uma adaptação do futebol de campo, em termos de local e número de praticantes, e um desdobramento do futebol de salão, com relação às regras e fundamentos.
Futevôlei
Futevôlei é um esporte com rede divisória popularmente praticado em praias. É jogado entre duas equipes de dois jogadores cada e proporciona inúmeros benefícios aos praticantes.

Os esportes coletivos podem ser caracterizados como sendo de invasão e de não invasão. Assim, nos esportes de invasão, há interação entre os jogadores das equipes adversárias, via de regra, com as equipes alternando entre situações de ataque e defesa. Já nos esportes coletivos de não invasão, não há a interação entre adversários durante o jogo. Essa categoria compreende principalmente, mas não apenas, os esportes com rede.

Características dos esportes coletivos

Como sinalizado, a dinâmica em equipe é a principal característica dos esportes coletivos, sejam os de invasão ou os de não invasão. Contudo, alguns outros elementos são característicos e comuns a todas as modalidades. Veja abaixo quais são essas características:

  • Bola;
  • Espaço de jogo delimitado;
  • Meta a ser alcançada;
  • Companheiros de equipe;
  • Equipes adversárias;
  • Mediação de arbitragem;
  • Elementos técnicos, táticos e estratégicos;
  • Sistematização de regras;
  • Transição (ataque/defesa).

Entre as características salientadas, convém ressaltar que os esportes coletivos são notadamente reconhecidos por seu carácter oficial, o que implica uma entidade que o regulamenta em termos esportivos. Contudo, cabe salientar também que a configuração dos esportes coletivos, nos termos aqui expressados, não se reduz a esse entendimento.

Quais os principais esportes coletivos?

Agora que você já conhece, em termos gerais, os elementos comuns às modalidades dos esportes coletivos, veja algumas das principais modalidades compreendidas nessa categoria.

Publicidade

Futebol

iStock

Afirmado como esporte coletivo mundialmente consumido e praticado, o futebol é disputado por duas equipes de 11 jogadores cada. O jogo dura dois tempos de 45 min e ocorre em campo retangular, com um espaço de jogo correspondente a cada equipe, nas extremidades do qual são dispostas as metas a serem alcançadas para a pontuação.

Voleibol de quadra

iStock

Disputam o voleibol de quadra duas equipes de seis jogadores, em espaço retangular (quadra) dividido em dois campos por uma rede. As partidas duram três sets de 25 pontos, tendo por objetivo a finalização da bola no chão do campo de jogo da equipe adversária para que, assim, sejam contabilizados os pontos.

Basquetebol

iStock

Disputado entre duas equipes com cinco jogadores cada, o jogo de basquetebol ocorre em quadra retangular, em cujas extremidades se localizam cestas para a contabilização dos pontos. Assim, a partida dura quatro tempos de 10 min, sendo mediada por equipe de arbitragem, conforme código de regras próprio.

Publicidade

Handebol

iStock

As partidas de handebol duram dois tempos de 30 min cada, sendo disputadas por duas equipes adversárias de sete jogadores. Desse modo, as partidas ocorrem em quadra retangular com duas metas opostas, posicionadas uma em cada uma de suas extremidades.

Rugby

iStock

Disputado em campo retangular por duas equipes de sete ou de quinze jogadores cada (conforme a modalidade), uma partida de rugby dura dois tempos de 40 min ou de 7 min, mediada por árbitros conforme código de regras específico (as quais também variam conforme a modalidade).

Beisebol

iStock

O beisebol é disputado em campo com formato de diamante por duas equipes de nove jogadores cada. As partidas oficiais possuem duração de nove entradas, ao longo das quais se dá a dinâmica da disputa.

Badminton

iStock

As disputas de badminton são realizadas individualmente ou entre duplas, ocorrendo em três sets de 21 pontos cada. Contudo, a bola desse esporte é uma peteca. Desse modo, os pontos são contabilizados sempre que a peteca toca o solo da quadra retangular em que o jogo ocorre, a qual tem seus dois campos de jogo divididos por uma rede.

Polo aquático

iStock

O polo aquático é disputado em piscina retangular por duas equipes com sete jogadores cada. O jogo ocorre durante quatro tempos de 8 min, tendo como objetivo a realização de gols à meta adversária, localizada na extremidade dos espaços de jogo de cada equipe.

Além desses esportes, podem ser citados como exemplos de esportes coletivos:

Esta matéria buscou explicar o que são jogos coletivos, atentando para suas principais características e modalidades. Para saber mais a respeito do universo esportivo, leia também sobre os Jogos Olímpicos e conheça as modalidades que compõem esse evento esportivo global.

Referências

Metodologia do ensino dos esportes coletivos (2012) – Fernando Jaime González e Valter Bracht

João Paulo Marques
Por João Paulo Marques

Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrando em Práticas Sociais em Educação Física (PEF-UEM/UEL). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq).

Como referenciar este conteúdo

Marques, João Paulo. Esportes coletivos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/esportes-coletivos. Acesso em: 28 de March de 2024.

Exercícios resolvidos

1. [UEM-2010]

Sobre esportes individuais e coletivos, assinale o que for correto.

01) Fixo ou beque, pivô, alas direita e esquerda são posições dos jogadores no futsal.
02) Domínio de corpo, domínio de bola, dribles, passes, arremessos e rebotes são considerados fundamentos técnicos do basquetebol.
04) Na década de 1990, aconteceu a fusão entre o futebol de salão e o futebol de cinco (prática esportiva reconhecida pela Fifa), surgindo o futsal, terminologia adotada para identificar essa manifestação esportiva no contexto internacional.
08) No basquetebol, os sistemas ofensivos são recursos utilizados na defesa, para superar a equipe adversária.
16) Passe, recepção, condução, drible, defesa alta e saída de gol são considerados elementos das técnicas individuais dos jogadores de linha, em esportes coletivos.

A resposta correta é: 7 (01 + 02 + 04).

A alternativa 08 é incorreta, pois sistemas ofensivos são utilizados em situações de ataque, não de defesa.

A alternativa 16 é incorreta, pois defesa alta e saída de gol são elementos técnicos do goleiro.

2. [UEM-2010]

Sobre esportes individuais e coletivos, assinale o que for correto.

01) No jogo de voleibol, conforme as regras oficiais em vigor, é permitido tocar a bola com outras partes do corpo, além das mãos.
02) Atletismo, natação e hipismo são considerados esportes individuais.
04) Uma equipe de basquete é composta por dez jogadores, mas somente seis podem atuar na quadra ao mesmo tempo.
08) Futebol, rugby, beisebol, polo aquático e badminton são considerados esportes coletivos.
16) Para que uma partida de futebol de campo seja iniciada, é necessária a presença de, no mínimo, doze jogadores em cada equipe, sendo onze na linha e um no gol.

A resposta correta é: 11 (01 + 02 + 08).

A alternativa 04 é incorreta, pois, dos doze jogadores que compõem uma equipe de basquete, apenas cinco atuam em quadra ao mesmo tempo.

A alternativa 16 é incorreta, pois o número mínimo para iniciar uma partida de futebol é sete jogadores por equipe, entre eles o goleiro.

Compartilhe

TOPO