Esportes coletivos

Esportes coletivos são jogos oficialmente disputados entre duplas ou equipes e que possuem características em comum.

Esta matéria aborda os esportes coletivos, apresentando aspectos que os caracterizam, bem como exemplos de modalidades que compõem essa classificação de jogos esportivos. Acompanhe.

O que são esportes coletivos?

Esporte coletivo é uma categoria conceitual que designa jogos com regras sistematizadas em regulamentos próprios, os quais são disputados entre duplas ou times (equipes com mais de dois integrantes). Desse modo, esses jogos são organizados e disputados entre equipes adversárias, geralmente com finalidades competitivas. Entretanto, são vários os objetivos propostos com os esportes coletivos (recreação, socialização, lazer, entre outros).

Nesse sentido, os esportes coletivos podem ser caracterizados como sendo de invasão e de não invasão. Assim, nos esportes de invasão, há interação entre os jogadores das equipes adversárias, via de regra, com as equipes alternando entre situações de ataque e defesa. Já nos esportes coletivos de não invasão, não há a interação entre adversários durante o jogo. Essa categoria compreende principalmente, mas não apenas, os esportes com rede.

Quais suas características comuns?

Como sinalizado, a dinâmica em equipe é a principal característica dos esportes coletivos, sejam os de invasão ou os de não invasão. Contudo, alguns outros elementos lhes são característicos e comuns a todas as modalidades. Veja, portanto, quais são essas características:

  • Bola;
  • Espaço de jogo delimitado;
  • Meta a ser alcançada;
  • Companheiros de equipe;
  • Equipes adversárias;
  • Mediação de arbitragem;
  • Elementos técnicos, táticos e estratégicos;
  • Sistematização de regras;
  • Transição (ataque/defesa).

Desse modo, entre as características salientadas, convém ressaltar que os esportes coletivos são notadamente reconhecidos por seu carácter oficial, o que implica uma entidade que o regulamenta em termos esportivos. Contudo, cabe salientar também que a configuração dos esportes coletivos, nos termos aqui expressados, não se reduz a esse entendimento.

Quais os principais esportes coletivos?

Agora que você já conhece, em termos gerais, os elementos comuns às modalidades dos esportes coletivos, veja, portanto, algumas das principais modalidades compreendidas nessa categoria.

Futebol

iStock

Afirmado como esporte coletivo mundialmente consumido e praticado, o futebol é disputado por duas equipes de 11 jogadores cada. O jogo dura dois tempos de 45min e ocorre em campo retangular, com um espaço de jogo correspondente a cada equipe, na extremidade dos quais são dispostas as metas a serem alcançadas para a pontuação.

Voleibol de quadra

iStock

Disputam o voleibol de quadra duas equipes de seis jogadores, em espaço retangular dividido em dois campos por uma rede. As partidas duram três sets de 25 pontos, tendo por objetivo a finalização da bola no chão do campo de jogo da equipe adversária para que, assim, sejam contabilizados os pontos.

Basquetebol

iStock

Disputado entre duas equipes com cinco jogadores cada, o jogo de basquetebol ocorre em quadra retangular, em cujas extremidades se localizam uma cesta para a contabilização dos pontos. Assim, a partida dura quatro tempos de 10min, sendo mediada por equipe de arbitragem, conforme código de regras próprio.

Handebol

iStock

As partidas de handebol duram dois tempos de 30min cada, sendo disputadas por duas equipes adversárias de sete jogadores. Desse modo, as partidas ocorrem em quadra retangular com duas metas opostas, posicionadas uma em cada uma de suas extremidades.

Rugby

iStock

Disputado em campo retangular por duas equipes de sete ou de quinze jogadores cada (conforme a modalidade), uma partida de rugby dura dois tempos de 40min ou de 7min, mediada por árbitros conforme código de regras específicos (as quais também conforme a modalidade).

Beisebol

iStock

O beisebol é disputado em campo com formato de diamante por duas equipes de nove jogadores cada. As partidas oficiais possuem duração de nove entradas, ao longo das quais se dá a dinâmica da disputa.

Badminton

iStock

As disputas de badminton são realizadas individualmente ou entre duplas, ocorrendo, assim, em três sets de 21 pontos cada. Contudo, a bola desse esporte é uma peteca. Desse modo, os pontos são contabilizados sempre que a peteca toca o solo da quadra retangular em que o jogo ocorre, a qual tem seus dois campos de jogo divididos por uma rede.

Polo Aquático

iStock

O polo aquático é disputado em piscina retangular por duas equipes com sete jogadores cada. O jogo ocorre durante quatro tempos de 8min, tendo como objetivo a realização de gols à meta adversária, localizadas nas extremidades dos espaços de jogo de cada equipe.

Além desses esportes, podem ser citados como exemplos de esportes coletivos:

  • Futebol Americano;
  • Goalball;
  • Críquete;
  • Hóquei no Gelo;
  • Vela (ou latismo);

Esta matéria buscou explicar o que são jogos coletivos, atentando, assim, para suas principais características e modalidades. Desse modo, para saber mais a respeito do universo esportivo, confira a matéria sobre Jogos Olímpicos e conheça as modalidades que compõem esse evento esportivo global.

Referências

Metodologia do ensino dos esportes coletivos (2012) – Fernando Jaime González e Valter Bracht.

João Paulo Marques
Por João Paulo Marques

Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq). Pesquisas focalizando corpo, subjetividade, discurso e cultura física.

Como referenciar este conteúdo

Marques, João Paulo. Esportes coletivos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/esportes-coletivos. Acesso em: 25 de November de 2020.

Exercícios resolvidos

1. [UEM-2010]

Sobre esportes individuais e coletivos, assinale o que for
correto.

01) Fixo ou beque, pivô, alas direita e esquerda são
posições dos jogadores no futsal.

02) Domínio de corpo, domínio de bola, dribles, passes, arremessos e rebotes são considerados fundamentos técnicos do basquetebol.

04) Na década de 1990, aconteceu a fusão entre o futebol de salão e o futebol de cinco (prática esportiva reconhecida pela Fifa), surgindo o futsal, terminologia adotada para identificar essa manifestação esportiva no contexto internacional.

08) No basquetebol, os sistemas ofensivos são recursos utilizados na defesa, para superar a equipe adversária.

16) Passe, recepção, condução, drible, defesa alta e saída de gol são considerados elementos das técnicas individuais dos jogadores gde linha, em esportes
coletivos.

A resposta correta é 7: 01 + 02 + 04.

A alternativa 08 é incorreta, pois, sistemas ofensivos são utilizados em situações de ataque, não de defesa.

A alternativa 16 é incorreta, pois, defesa alta e saída de gol são elementos técnicos do goleiro.

2. [UEM-2010]

Sobre esportes individuais e coletivos, assinale o que for
correto.

01) No jogo de voleibol, conforme as regras oficiais em vigor, é permitido tocar a bola com outras partes do corpo, além das mãos.

02) Atletismo, natação e hipismo são considerados esportes individuais.

04) Uma equipe de basquete é composta por dez jogadores, mas somente seis podem atuar na quadra ao mesmo tempo.

08) Futebol, rugby, beisebol, polo aquático e badminton são considerados esportes coletivos.

16) Para que uma partida de futebol de campo seja
iniciada, é necessária a presença de, no mínimo, doze
jogadores em cada equipe, sendo onze na linha e um
no gol.

A resposta correta é 11: 01 + 02 + 08.

A alternativa 04 é incorreta, pois, dos doze jogadores que compõem uma equipe de basquete, apenas cinco atuam em quadra ao mesmo tempo.

A alternativa 16 é incorreta, pois, o número mínimo para iniciar uma partida de futebol é sete jogadores por equipe, entre eles o goleiro.

Compartilhe

TOPO