Esportes de campo e taco

Esportes de campo e taco são uma das formas de categorização das modalidades esportivas.

Esta matéria apresenta características dos esportes de campo e taco, uma categoria de classificação dos esportes. Além disso, comenta sobre aspectos que a constituem e exemplifica as modalidades que a compõem. Confira as modalidades!

Índice do conteúdo:

O que são esportes de campo e taco?

Esportes de campo e taco são modalidades cujo objetivo é rebater a bola o mais longe possível. Com isso, busca-se ganhar tempo para percorrer as bases o maior número de vezes possível e/ou percorrer a maior distância entre elas. Assim, esses esportes têm como uma das principais características o ataque e a defesa simultânea entre as equipes. Portanto, cada uma possui sua vez de atacar e defender.

Outra característica dessa categoria de esportes é que nela, diferentemente de outras categorias, é sempre a equipe defensiva quem inicia com a posse da bola. Assim, com o início do jogo, os defensores tentam transportar a bola o mais rápido possível para setores do campo que impeçam os oponentes de pontuarem e/ou que leve à eliminação dos corredores da equipe.

Exemplos de modalidades

A seguir, são apresentadas, de modo breve, modalidades que compõem a categoria de esportes de campo e taco. Acompanhe.

Beisebol

iStock

O beisebol é disputado por duas equipes de nove jogadores em um campo com formato de diamante e é organizado em nove entradas. Em cada entrada, ambas as equipes atacam e defendem de modo alternado. Assim, a dinâmica do jogo ocorre em ações de lançamento e rebatidas, com o intuito de que o batedor-corredor percorra a distância entre as quatro bases do jogo, pontuando por corrida completada.

Softbol

iStock

O softball é composto por duas equipes de novo ou dez jogadoras, sendo um esporte tradicionalmente praticado por mulheres em seu formato oficial. Essa modalidade apresenta configuração similar à do beisebol, também tendo como objetivo completar o maior número de corridas. Entretanto, há singularidades. Por exemplo: o jogo possui sete entradas e o lançamento da bola (que é maior que a de beisebol) é realizado por baixo.

Críquete

iStock

O críquete é um esporte disputado entre duas equipes de onze jogadores cada. Ele é jogado em um campo com um corredor oval no centro e que possui em suas extremidades duas casinhas de madeira. Assim, os batedores buscam impedir que os arremessadores acertem e derrubem as casinhas. Com isso, tentam marcar o maior número de corridas possível enquanto a equipe atacante busca recuperar a bola rebatida.

Essas são algumas das principais modalidades que compõem a categoria de esportes de campo e taco. Aprofunde seus conhecimentos sobre elas com os vídeos apresentados na sequência.

Saiba mais sobre os esportes de campo e taco

A seguir, você encontra vídeos complementares ao conteúdo apresentado nesta matéria. Assim, você poderá explorar as informações destacadas e visualizar aspectos das modalidades de esportes de campo e taco. Acompanhe.

Características dos esportes de campo e taco

Neste vídeo, são apresentadas características dos esportes de campo e taco, além de gravações de trechos de partidas das modalidades que constituem essa categoria. Confira e conheça mais a seu respeito.

O que é críquete?

Esse vídeo comenta brevemente a respeito da origem do críquete, um dos exemplos de modalidades de campo e taco apresentados nesta matéria. Assista para conferir.

Como jogar críquete?

Nesse vídeo, você confere as regras básicas do críquete, possibilitando a compreensão da modalidade em relação à sua organização e dinâmica. Confira e saiba como jogar o esporte.

Esta matéria abordou aspectos característicos dos esportes de campo e taco, comentando sobre essa categoria de classificação dos esportes. Além disso, comentou também a respeito de elementos que a constituem e apresentou exemplos das modalidades que a compõem. Continue estudando sobre o universo dos esportes conferindo a matéria sobre Squash, uma modalidade da categoria de esportes de rede e parede.

Referências

Metodologia do ensino dos esportes coletivos (2012) – Fernando Jaime González.

João Paulo Marques
Por João Paulo Marques

Professor mestrando em Educação Física formado pela Universidade Estadual de Maringá. Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq). Temáticas estudadas envolvem corpo, subjetividade, discurso, cultura e saúde.

Como referenciar este conteúdo

Marques, João Paulo. Esportes de campo e taco. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/esportes-de-campo-e-taco. Acesso em: 30 de July de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [PFCE-2016]

Os esportes são atividades muito praticadas atualmente. Existe uma diversidade de esportes que podem ser classificados baseados em critérios, tais como: cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação (GONZALÉZ, 2004). Sobre a classificação dos esportes, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas e, em seguida, escolha o item que contém a sequência correta, de cima para baixo.

( ) O sistema de classificação baseado na relação de cooperação e de oposição apresenta quatro categorias: esportes individuais em que não há interação com o oponente, esportes coletivos em que não há interação com o oponente, esportes individuais em que há interação com o oponente e esportes coletivos em que há interação com o oponente.

( ) Na classificação dos esportes sem interação com o adversário, o critério baseia-se no tipo de desempenho motor utilizado para a definição do vencedor/perdedor nas diversas modalidades.

( ) Na classificação dos esportes com interação com o adversário, o critério refere-se ao objetivo tático da ação, ou seja, há a exigência imposta aos integrantes para que se atinja o propósito durante o desenvolvimento da prática esportiva.

( ) Os esportes sem interação com o adversário, tendo como critério a comparação de desempenho, são classificados em: esportes de marca; esportes estéticos; esportes de precisão. Já os esportes com interação com o adversário, cujo critério se refere aos princípios táticos do jogo, são classificados em: esportes de combate ou luta; esportes de campo e taco; esportes de rede/quadra dividida ou muro; esportes de invasão.

A) V, V, V, V.
B) V, V, F, V.
C) V, V, V, F.
D) V, F, V, V.

A resposta correta é a alternativa A) – V, V, V, V.

Todas as afirmações estão corretas e apresentam critérios referentes às diferentes possibilidades de categorização dos esportes.

2. [CONSULPLAN-2010]

“A informação necessária para o desenvolvimento de uma habilidade motora é sentida pelos receptores visuais, auditivos e proprioceptivos”. Marque a alternativa referente à informação tátil ou cutânea:

A. Jogadores qualificados de fundo de campo de beisebol indicam que o “salto” é sentido por eles a partir do som ouvido do taco batendo na bola.

B. O golfista determina a qualidade do seu “suingue” pela sensação do movimento.

C. É usada quando um arremessador de beisebol agarra a bola e se prepara para o arremesso.

D. Treinadores de luta livre fazem com que seus lutadores treinem de olhos fechados para forçá-los a confiar nas informações proprioceptivas.

E. Jogadores cegos quando jogam futebol de cinco.

A resposta correta é a alternativa C.

A informação tátil ou cutânea é necessária para a habilidade motora do arremesso de beisebol, auxiliando no agarre da bola e na organização estrutural do corpo no momento do arremesso, estando associada à propriocepção do arremessador.

Compartilhe

TOPO