Português

Preconceito linguístico

Ocorre quando um falante utiliza conhecimentos da normal culta gramatical para se colocar como superior a outro falante que não utiliza ou conhece estas normas.

Português

Classificação dos verbos

De acordo com a sua formação e as funcionalidades que opera nas orações, um verbo pode ser: regular ou irregular, transitivo ou intransitivo, impessoal, pronominal, de ação ou de ligação.

Português

Como fazer uma boa redação

A escrita de uma boa redação não é tarefa fácil e exige atenção a alguns detalhes. Portanto, confira algumas dicas que podem contribuir com esse processo.

Português

Crônicas

Gênero tipicamente brasileiro, a crônica é descontraída e pode esbarrar em outros gêneros, como o poético, o narrativo e o ensaístico.

Português

Palíndromos

Expressões que podem ser lidas da mesma maneira da esquerda para a direita e da direita para a esquerda.

Português

Paródia

A paródia é uma releitura de um texto anterior que subverte os sentidos desse e traz novos significados.

Português

Carta aberta

Gênero textual pertinente à argumentação, a carta aberta presta-se exposição pública das opiniões do emissor ou reivindicações acerca de determinado assunto.

Português

Orações coordenadas

Orações coordenadas são aquelas em que o período é composto por orações sintaticamente independentes, conectadas por pontuação ou por conjunções.

Português

Cacofonia

Os sons, a fonia de um texto pode desagradar quem o lê, o escuta. Contudo, o feio é necessariamente ruim?

Português

Carta argumentativa

Texto dissertativo-argumentativo escrito na primeira pessoa do singular ou do plural, com estrutura epistolar básica e receptor específico que exerce papel de autoridade.

Português

Hipérbole

A hipérbole é uma figura de pensamento muito utilizada na linguagem cotidiana. Ela expressa uma espécie de exagero para definir algo de forma dramática, chamando a atenção do interlocutor.

Português

Homônimos e Parônimos

Homônimos e parônimos são palavras que apresentam escrita e/ou sonoridade parecidas, mas significados diferentes.


TOPO