Física

Caleidoscópio

O caleidoscópio é um instrumento óptico, cuja versão moderna foi desenvolvida pelo britânico David Brewster. Esse instrumento pode ser usado como brinquedo, para fins artísticos ou científicos.

Física

Max Planck

Max Planck foi um dos muitos responsáveis pelo desenvolvimento da Física Quântica, no início do século XX. Devido a isso, ele foi laureado com o prêmio Nobel de Física.

Física

Thomas Edison

Thomas Edison foi um estadunidense que viveu no século XIX. Ele foi responsável por patentear mais de 2000 invenções. Dentre elas, está a lâmpada incandescente de longa duração.

Física

Irradiação térmica

A irradiação é uma das três formas de propagação de calor. Além dela, existe a condução e a convecção térmica. A irradiação acontece por meio de ondas eletromagnéticas.

Física

O que é luz

A luz é uma onda eletromagnética, que possui características bem definidas, como frequência, intensidade e polarização. Ela é essencial para a vida na Terra e é responsável por diversos processos.

Física

Lente divergente

A lente divergente é aquela que possui a capacidade de divergir os raios de luz que incidem sobre ela. Assim, a imagem é virtual, direita e menor que o objeto.

Física

Escala Kelvin

A escala Kelvin é a escala de temperatura absoluta. Isso acontece porque seu ponto nulo é igual ao zero absoluto. Ela foi desenvolvida por Lorde Kelvin no século XIX.

Física

Referencial

O referencial, ou sistema de referência, é um ponto no espaço no qual se observa o fenômeno físico estudado. Esse ente físico pode ser inercial ou não-inercial.

Física

Dinâmica

A dinâmica se preocupa em estudar as causas dos movimentos. Ela é um ramo da mecânica clássica. Uma de suas bases são as três leis de Newton.

Física

Fusível

Um fusível é um dispositivo de segurança responsável por manter a integridade de um circuito caso haja uma sobrecarga de corrente elétrica. Ele pode ser de chumbo ou estanho.

Física

Dilatação

A dilatação é um fenômeno físico que é observado quando há a variação de temperatura em um corpo. Ela pode ser linear, superficial, volumétrica ou nos líquidos.

Física

Espelho côncavo

O espelho côncavo é aquele no qual a superfície interna de um segmento de esfera reflete os raios luminosos. As imagens formadas podem ser reais, virtuais ou impróprias.


TOPO