Física

Fóton

Um fóton é uma partícula elementar que está relacionada com a radiação eletromagnética. Além disso, ela pode interagir com a matéria de diversas maneiras. Por exemplo, no efeito fotoelétrico.

Física

Planetas anões

A União Astronômica Internacional classificou o que são planetas anões em agosto de 2006. Depois disso, diversos corpos celestes se encaixaram nessa nova categoria.

Física

Asteroides

Os asteroides são corpos celestes que estão presentes no sistema solar desde sua formação. Além disso, boa parte deles está concentrada em um cinturão entre Marte e Júpiter.

Física

Ondas do mar

As ondas do mar são muito usadas pelo ser humano. Desde a prática esportiva até a produção de energia. Por isso, compreender seus aspectos físicos é muito importante.

Física

Ondas transversais

Ondas transversais são uma classificação das oscilações quanto à direção de vibração. Assim, essas ondas vibram a 90° em relação à propagação. Por exemplo, ondas eletromagnéticas são transversais.

Física

Radiação ionizante

Radiação ionizante é capaz de retirar elétrons de um átomo ou uma molécula. Isso acontece porque ela é de alta energia.

Física

Neutrinos

Os neutrinos são a segunda partícula mais abundante no universo. Além disso, essa partícula foi proposta teoricamente em 1932 e só foi observada experimentalmente em 1955.

Física

Michael Faraday

Michael Faraday foi um físico e químico britânico. Dentre suas contribuições científicas, muitas delas vieram a partir da observação do experimento de Oersted.

Física

Radiação eletromagnética

Radiação eletromagnética é aquela que está relacionada à oscilação perpendicular de campos elétricos e magnéticos. Além disso, ela pode ser classificada de várias formas.

Física

Estrelas cadentes

Estrelas cadentes são fragmentos de cometas ou asteroides que passaram próximos à órbita da Terra. Por isso, esses corpos celestes não têm nada a ver com estrelas.

Física

Transformação isotérmica

Se variamos a pressão e o volume do gás, porém, o mantemos à uma temperatura constante, temos uma transformação isotérmica. O prefixo "iso" significa igual e "térmica" se relaciona à temperatura.

Física

Transformação isobárica

Transformações gasosas levam em conta as variáveis de estado. São elas: pressão, volume e temperatura. Na transformação isobárica, a pressão é constante e as demais grandezas variam.


TOPO