Tensão superficial

A tensão superficial permite que insetos caminhem sobre as águas. Neste post você vai entender como esse fenômeno acontece e verá outros exemplos.

A tensão superficial é um fenômeno físico que acontece na divisão entre duas fases químicas. Em outras palavras, esse fenômeno faz com que a camada superficial de um líquido seja como uma membrana elástica. Neste post você vai ver a definição, fenômenos e muito mais sobre esse tema.

O que é a tensão superficial

A tensão superficial é um fenômeno que acontece em todos os líquidos. Além disso, ela se caracteriza pela formação de uma membrana entre as suas extremidades. Essa propriedade é causada pelas forças de coesão entre as moléculas semelhantes, cuja força resultante é diferente da superfície e no interior.

Um dos maiores valores de tensão superficial conhecidos é o do mercúrio. Sua unidade de medida é dada, no Sistema Internacional, em milinewton por metro. Contudo, a unidade usual é o dina por centímetro. Por exemplo, este valor para a água, a 20 graus celsius, é de 72,87 dyn/cm. Além disso, o valor varia conforme a temperatura. Isto é, quanto maior for a temperatura, menor será a tensão na superfície.

Fenômenos

Essa grandeza física gera vários fenômenos conhecidos no cotidiano. Dessa forma, veja alguns desses fenômenos:

  • Inseto sobre a água: estes animais flutuam sobre a água devido à uma superfície hidrofóbica e por causa do peso que é menor que a resultante é menor que a tensão da superfície.
  • Capilaridade: esse fenômeno acontece quando um líquido consegue vencer seu próprio peso devido à afinidade do material com o líquido.
  • Gota de água sobre uma folha: a folha é uma superfície hidrofóbica. As forças dentro da gota fazem-na ficar quase esférica.
  • Óleo e água: essa mistura heterogênea é causada pela tensão entre os dois líquidos distintos.
  • Lavar com sabão: essa substância é um surfactante. Isto é, rompem a tensão superficial. Isso acontece porque suas moléculas têm uma afinidade com a água e com as gorduras.

Estes fenômenos podem ser facilmente observados no cotidiano. Além disso, alguns deles podem ser usados para o bem-estar, como é o caso dos sabões e detergentes.

Tensão superficial X tensão interfacial

Apesar dos nomes distintos, os dois fenômenos são explicados pelos mesmos conceitos físicos e químicos. A principal diferença entre os dois está no fato de que a tensão superficial acontece apenas nas superfícies do líquido. Já a tensão interfacial surge entre dois líquidos. Por exemplo, a camada entre a água e óleo.

Vídeos sobre tensão superficial

Para visualizar melhor os conceitos estudados até aqui, nada melhor do que assistir a algumas video-aulas. Por isso, confira os vídeos selecionados para aprofundar mais o seu conhecimento. Confira!

O que é a tensão superficial

Neste vídeo do professor Igor, ele explica o que é a membrana de comportamento elástico na superfície dos líquidos. Para isso, o professor explica como esta membrana se forma e o que são as forças de coesão e adesão. Além disso, o professor Igor conta como acontece o processo de capilaridade.

Tensão superficial da água

Já parou para pensar o porquê um inseto anda em cima da água? Isso acontece devido à tensão superficial deste líquido. Esse fenômeno físico auxilia no entendimento de vários conceitos. Por exemplo, as ligações ou pontes de hidrogênio. Por isso, para aprender tudo, nada melhor do que assistir ao vídeo do canal Biologia de Verdade.

Experimento sobre tensão superficial

Para visualizar melhor a capacidade e elasticidade da tensão da superfície aquática, é ideal fazer um experimento. Por isso, Iberê Thenório, do canal Manual do Mundo, mostra quantas gotas de água é possível colocar sobre uma moeda. O resultado vai te surpreender e fará muito sucesso em uma feira de ciências.

Os fenômenos vistos neste post podem ser facilmente observados no cotidiano. Compreendê-los ajuda a observar o mundo de uma maneira crítica e ativa. Para entender ativamente outros fenômenos, veja mais sobre as propriedades da água.

Referências

Física I: Mecânica (2016) – Hugh D. Young et al.
Física: Volume 1 (2008) – David Halliday et al.
Curso de Física Básica: Volume 1 (2014) – Herch Moysés Nussenzveig.

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Tensão superficial. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/tensao-superficial. Acesso em: 13 de May de 2022.

Exercícios resolvidos

1.

Assinale a alternativa que completa as lacunas:
A tensão ______ surge na separação entre líquidos e o ar. Por sua vez a tensão ______ surge na separação entre dois líquidos.

a) superficial e superficial.
b) interfacial e interfacial.
c) interfacial e superficial.
d) superficial e interfacial.
e) intermolecular e interfacial.

Alternativa correta: D

A tensão superficial é aquela que surge sobre os líquidos. Já a tensão interfacial surge entre dois líquidos.

2.

Os fenômenos relacionados à tensão superficial acontecem em vários momentos do cotidiano. Assinale o fenômeno físico que está relacionado com a tensão superficial.

a) convecção.
b) irradiação.
c) solidificação.
d) fusão.
e) capilaridade.

Alternativa correta: E

A capilaridade é o fenômeno que acontece quando um líquido consegue vencer seu próprio peso devido à tensão superficial e da afinidade do material com o líquido.

Compartilhe

TOPO