Sociologia

Senso crítico

Expressão bastante difundida, o senso crítico está relacionado com habilidades de argumentação e raciocínio, necessárias, por exemplo, para fazer ciência.

Sociologia

Tribos urbanas

As tribos urbanas surgem como um interesse da sociologia no final do século XX. Mesmo que seja um termo metafórico, descrevem diversos grupos considerados "diferentes" ou "exóticos".

Sociologia

Liberdade de expressão

A liberdade de expressão é um direito fundamental na tradição ocidental e se relaciona com a imprensa, as artes e, atualmente, com os discursos de ódio.

Sociologia

Instituições sociais

As instituições sociais são práticas de controle social espalhadas por toda a coletividade. Elas são variadas e cada uma pode desempenhar funções diferentes.

Sociologia

Fisiocracia

A fisiocracia é considerada a precursora do pensamento econômico científico e se baseou nas leis naturais que guiavam a sociedade e a economia.

Sociologia

Modernidade líquida

A modernidade líquida descreve a sociedade atual em termos de fluidez e instabilidade das relações sociais. Assim, o termo serve tanto para perceber o tempo presente como para criticá-lo.

Sociologia

Demagogia

A demagogia pode ser uma ferramenta política de persuasão e convencimento do povo para fins individuais.

Sociologia

Estereótipos

Os estereótipos são uma forma de simplificar e classificar pessoas conforme suas marcas sociais. Eles podem reforçar características boas, mas também preconceitos.

Sociologia

Narcotráfico

O narcotráfico não é um problema simples na atualidade e a sociologia pode ajudar a entender a questão. Afinal, diversos problemas sociais, como a pobreza, estão envolvidos no tráfico de drogas.

Sociologia

Escola de Frankfurt

A Escola de Frankfurt produziu uma teoria crítica da sociedade sob a necessidade de atualizar o marxismo para a realidade contemporânea.

Sociologia

Alteridade

O conceito de alteridade levanta a questão da diferença e do "outro", que é central na sociedade contemporânea e nos novos movimentos sociais.

Sociologia

Positivismo

O positivismo é considerado parte da história de diversas disciplinas científicas, surgindo em um momento de necessidade de ordem social e de defesa do progresso humano.


TOPO