Química

Esterificação

A esterificação é a reação de formação de éster pela união de álcool e ácido carboxílico. É um processo lento que precisa ser catalisado e está presente na indústria alimentícia e farmacêutica.

Química

Nêutron

As partículas subatômicas de carga nula são chamadas de nêutrons. Elas estabilizam as cargas positivas dos prótons. Sua descoberta foi complicada por não possuir carga elétrica.

Química

Calcogênios

Os calcogênios são elementos químicos da família 16 da tabela periódica e possuem seis elétrons na camada de valência. Metade de seus constituintes são não metais, os outros são semimetais.

Química

Concentração molar

A concentração molar é a relação entre a quantidade de matéria de um soluto e o volume de solução. Também é chamada de molaridade.

Química

Tautomeria

Tautomeria é um caso de isomeria plana em que os compostos se encontram em um equilíbrio dinâmico entre os dois isômeros. Ocorre com compostos instáveis que possuem átomos eletronegativos.

Química

Antoine Lavoisier

Antoine Lavoisier nasceu na França em 1743. Foi um químico inovador que revolucionou a ciência no século XVIII. Hoje em dia, é considerado o pai da química moderna.

Química

Energia de ativação

A energia de ativação é a quantidade de energia necessária para que uma reação química ocorra. É a barreira energética até a formação do complexo ativado e tem influência na velocidade da reação.

Química

Eletropositividade

A tendência de um elemento de formar cátions pela perda de elétrons é chamada de eletropositividade. É o oposto da eletronegatividade.

Química

Metais de transição

Os elementos de transição são os que compõem os grupos de 3 a 12 da tabela periódica. Estão localizados bem no centro da tabela e possuem características únicas.

Química

Número atômico

Número atômico é a identidade de elementos químicos e é definido como a quantidade de prótons (cargas positivas) no núcleo dos átomos.

Química

Transformação isocórica

Transformações gasosas ocorrem com a variação de três variáveis: pressão, temperatura e volume. Se o volume é mantido constante, o processo recebe o nome de transformação isocórica.

Química

Ânodo e cátodo

Ânodo é o polo negativo de uma pilha, região onde reações de oxidação acontecem. Já o cátodo é a região onde as reações de redução acontecem, sendo conhecido como o polo positivo da pilha.


TOPO