Literatura

Gregório de Matos

Autor baiano conhecido como "Boca do Inferno" pela sua poesia satírica que criticava incisivamente a sociedade baiana do século XVII.

Literatura

Raduan Nassar

Raduan Nassar é um autor de poucas obras. A qualidade de sua literatura em termos estéticos e temáticos, porém, o coloca entre os grandes da literatura brasileira.

Literatura

Gonçalves Dias

Principal nome da poesia na primeira geração do Romantismo no Brasil, Gonçalves Dias apresentou uma obra focada na natureza, no indígena e no lirismo amoroso.

Literatura

Parnasianismo

O Parnasianismo foi um movimento focado na elaboração de uma “arte pela arte” e na impessoalidade em termos temáticos. Durou cerca de quarenta anos no Brasil.

Literatura

Aluísio Azevedo

Escritor maranhense e naturalista, Aluísio Azevedo deixou obras que criticavam os comportamentos da sociedade do século XIX, como O Mulato e O Cortiço.

Literatura

Pré-Modernismo

Nas duas primeiras décadas do século XX, a literatura brasileira passou por um processo de transição chamado Pré-Modernismo, que possuiu diversos autores e englobou uma vasta gama de características.

Literatura

Modernismo no Brasil

O Modernismo brasileiro foi um amplo movimento focado na renovação cultural do Brasil, com ênfase na criação de uma consciência nacional e na quebra de paradigmas artísticos.

Literatura

Nelson Rodrigues

Dramaturgo e jornalista, Nelson Rodrigues revolucionou o teatro brasileiro. Em suas obras, apostava em personagens com grande profundidade psicológica e em um humor politicamente incorreto.

Literatura

Auto da Barca do Inferno

Gil Vicente é considerado o fundador do teatro português. O Auto da Barca do Inferno é sua principal obra.

Literatura

O Ateneu

Principal obra de Raul Pompeia, O Ateneu é uma das principais obras do Realismo brasileiro.

Literatura

Realismo no Brasil

Com Machado de Assis sendo o maior representante, o Realismo no Brasil foi uma escola literária com valores relacionados à racionalidade e à análise psicológica dos indivíduos em sociedade.

Literatura

Machado de Assis

Considerado o maior ficcionista brasileiro, Machado de Assis possui uma produção dividida em duas fases, sendo a segunda o marco que o tornou um dos grandes nomes da literatura em língua portuguesa.


TOPO