Literatura

Rubem Fonseca

Rubem Fonseca foi um importante escritor brasileiro que escreveu obras literárias permeadas por questões históricas, estilo policial, violência e mistério.

Literatura

Euclides da Cunha

Euclides da Cunha, autor de "Os sertões", foi um dos mais notáveis escritores do Pré-Modernismo brasileiro.

Literatura

Casimiro de Abreu

Popular poeta da segunda geração do Romantismo no Brasil, Casimiro morreu aos 21 anos, em 1860. Teve publicado, em vida, apenas o volume de poemas As primaveras.

Literatura

José de Alencar

José de Alencar é o maior nome do Romantismo brasileiro. O autor, conhecido pelas obras "Iracema" e "Senhora", foi um grande nacionalista e procurou criar uma literatura genuinamente nacional.

Literatura

Oswald de Andrade

Notável introdutor do Modernismo no Brasil e articulador da Semana de Arte Moderna de 1922, sua atuação é considerada fundamental na cultura brasileira da primeira metade do século 20.

Literatura

Cora Coralina

Cora Coralina é um dos destaques do movimento modernista. A autora rompeu barreiras estéticas e criou uma literatura que abordou o cotidiano e deu voz aos marginalizados.

Literatura

Ariano Suassuna

Escritor, poeta, ensaísta e dramaturgo brasileiro, Ariano Suassuna compôs uma obra que articula criatividade e imaginação com o folclore nordestino em uma poética completamente única e original.

Literatura

Realismo

Movimento artístico e literário que emergiu na Europa no fim do século XIX . Negava os valores idealizados do Romantismo, propondo uma representação da realidade que fosse mais fidedigna.

Literatura

Grande Sertão: Veredas

"Grande Sertão: Veredas" é a maior e mais complexa obra de Guimarães Rosa. Ao mesclar uma linguagem inovadora e única, além do aspecto regionalista, a obra aborda questões humanas e universais.

Literatura

Arcadismo no Brasil

O movimento valorizava o campo, a simplicidade e resgatou elementos da cultura clássica. No Brasil, foi representado por diversos autores.

Literatura

Lima Barreto

Escritor carioca criticava os vícios da recém instaurada República Brasileira. Sua principal obra é "Triste Fim de Policarpo Quaresma".

Literatura

Poesia concreta

A Poesia Concreta no Brasil representou uma grande quebra de paradigmas. Seus idealizadores foram Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari.


TOPO