Literatura

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Recheado de ironias e sátiras, esse romance de Machado de Assis retrata a vida de um homem rico em um Brasil escravista, com uma narrativa feita pelo próprio personagem - depois de morto.

Literatura

O Quinze

A história trata da seca que ocorreu no Ceará, em 1915, representando a segunda fase do modernismo brasileiro.

Literatura

O Cortiço

O Cortiço é uma obra escrita com o objetivo de interpretar o Brasil. O autor descreve como o ambiente precário e urbano desenvolvia o pior lado das pessoas.

Literatura

Macunaíma

Macunaíma é uma obra folclórica que descreve a identidade brasileira conforme a visão de seu autor, Mário de Andrade.

Literatura

Lygia Fagundes Telles

Conhecida por fazer parte da Geração de 45, Lygia Fagundes Telles é uma das grandes escritoras da literatura brasileira. Suas obras retratam questões existenciais de maneira intimista.

Literatura

Morte e Vida Severina

De João Cabral de Melo Neto, Morte e Vida Severina é um poema que traz o percurso de um retirante nordestino.

Literatura

Triste Fim de Policarpo Quaresma

A obra foi publicada pela primeira vez em 1911 por Lima Barreto. Ela traz o triste fim do Major Quaresma, um nacionalista visionário.

Literatura

Dom Casmurro

Romance de Machado de Assis, Dom Casmurro foi publicado, primeiramente, em 1899 e traz temas como ciúmes e desconfiança.

Literatura

Naturalismo no Brasil

O Naturalismo no Brasil foi uma tendência literária que se iniciou no final do século XIX e visava à narração do mundo tal como ele é.

Literatura

Romantismo no Brasil

O Romantismo no Brasil foi um movimento literário iniciado com a publicação de “Suspiros Poéticos e Saudades”, de Gonçalves de Magalhães em 1836.

Literatura

Trovadorismo

O trovadorismo foi a primeira escola literária portuguesa, ocorrendo entre os séculos XII e XIV, portanto, durante a Baixa Idade Média.

Literatura

Pablo Neruda

Pablo Neruda foi um dos grandes nomes da literatura latino-americana, canonizado ao receber, inclusive, um Prêmio Nobel de Literatura.


TOPO