Ziraldo é um multiartista, possui um amplo repertório de produções na literatura infantil e adulta, no jornalismo e nas artes plásticas.
O gênero lírico tem sua história ligada à sonoridade e à musicalidade, além de estar intimamente relacionado à subjetividade, que é marcada pela voz de um eu lírico.
Tomás Antônio Gonzaga foi um poeta que escreveu do lirismo árcade e bucólico ao sarcasmo e à crítica política.
Castro Alves foi o mais importante poeta da terceira geração do Romantismo, conhecido como o "poeta dos escravos".
Escrevivência, memória, subjetividade e poeticidade são conceitos-chave da obra de Conceição Evaristo.
Manoel de Barros foi um importante poeta brasileiro que elegeu o inútil como forma de conhecer o mundo por um viés poético.
Memória, testemunho, ancestralidade, família e Brasil são elementos recorrentes na vasta obra do escritor brasileiro Milton Hatoum.
Um dos escritores mais importantes do Romantismo em Portugal, Camilo Castelo Branco tem uma vasta produção literária. Conheça as características de sua literatura, principais romances e curiosidades.
Alphonsus de Guimaraens é um importante autor do simbolismo brasileiro. Viveu em Minas Gerais e produziu uma obra mística envolvendo amor, morte e religiosidade.
Olavo Bilac é o principal poeta do Parnasianismo brasileiro e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Um dos poemas mais famosos do autor é "Ouvir estrelas".
Bocage é um dos principais poetas portugueses. Participou da escola árcade, mas não se limitou a ela desenvolvendo uma obra diversificada com destaque para os sonetos
Paulo Leminski foi um poeta paranaense que teve influências que vão desde a geração mimeógrafo até o concretismo.