Literatura

Gonçalves Dias

Principal nome da poesia na primeira geração do Romantismo no Brasil, Gonçalves Dias apresentou uma obra focada na natureza, no indígena e no lirismo amoroso.

Literatura

Parnasianismo

O Parnasianismo foi um movimento focado na elaboração de uma “arte pela arte” e na impessoalidade em termos temáticos. Durou cerca de quarenta anos no Brasil.

Literatura

Aluísio Azevedo

Escritor maranhense e naturalista, Aluísio Azevedo deixou obras que criticavam os comportamentos da sociedade do século XIX, como O Mulato e O Cortiço.

Literatura

Pré-Modernismo

Nas duas primeiras décadas do século XX, a literatura brasileira passou por um processo de transição chamado Pré-Modernismo, que possuiu diversos autores e englobou uma vasta gama de características.

Literatura

Modernismo no Brasil

O Modernismo brasileiro foi um amplo movimento focado na renovação cultural do Brasil, com ênfase na criação de uma consciência nacional e na quebra de paradigmas artísticos.

Literatura

Nelson Rodrigues

Dramaturgo e jornalista, Nelson Rodrigues revolucionou o teatro brasileiro. Em suas obras, apostava em personagens com grande profundidade psicológica e em um humor politicamente incorreto.

Literatura

Auto da Barca do Inferno

Gil Vicente é considerado o fundador do teatro português. O Auto da Barca do Inferno é sua principal obra.

Literatura

O Ateneu

Principal obra de Raul Pompeia, O Ateneu é uma das principais obras do Realismo brasileiro.

Literatura

Realismo no Brasil

Com Machado de Assis sendo o maior representante, o Realismo no Brasil foi uma escola literária com valores relacionados à racionalidade e à análise psicológica dos indivíduos em sociedade.

Literatura

Machado de Assis

Considerado o maior ficcionista brasileiro, Machado de Assis possui uma produção dividida em duas fases, sendo a segunda o marco que o tornou um dos grandes nomes da literatura em língua portuguesa.

Literatura

Manuel Bandeira

Escritor da primeira fase modernista, Manuel Bandeira é conhecido pelos seus versos estilisticamente simples, mas carregados de significado.

Literatura

Romantismo

Movimento representa uma quebra em relação aos valores neoclássicos e perdurou entre o fim do século XVIII e segunda metade do século XIX.


TOPO