Literatura

Castro Alves

Castro Alves foi o mais importante poeta da terceira geração do Romantismo, conhecido como o "poeta dos escravos".

Literatura

Conceição Evaristo

Escrevivência, memória, subjetividade e poeticidade são conceitos-chave da obra de Conceição Evaristo.

Literatura

Manoel de Barros

Manoel de Barros foi um importante poeta brasileiro que elegeu o inútil como forma de conhecer o mundo por um viés poético.

Literatura

Milton Hatoum

Memória, testemunho, ancestralidade, família e Brasil são elementos recorrentes na vasta obra do escritor brasileiro Milton Hatoum.

Literatura

Camilo Castelo Branco

Um dos escritores mais importantes do Romantismo em Portugal, Camilo Castelo Branco tem uma vasta produção literária. Conheça as características de sua literatura, principais romances e curiosidades.

Literatura

Alphonsus de Guimaraens

Alphonsus de Guimaraens é um importante autor do simbolismo brasileiro. Viveu em Minas Gerais e produziu uma obra mística envolvendo amor, morte e religiosidade.

Literatura

Olavo Bilac

Olavo Bilac é o principal poeta do Parnasianismo brasileiro e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Um dos poemas mais famosos do autor é "Ouvir estrelas".

Literatura

Bocage

Bocage é um dos principais poetas portugueses. Participou da escola árcade, mas não se limitou a ela desenvolvendo uma obra diversificada com destaque para os sonetos

Literatura

Paulo Leminski

Paulo Leminski foi um poeta paranaense que teve influências que vão desde a geração mimeógrafo até o concretismo.

Literatura

Arcadismo

Um período da literatura que valorizava a vida no campo e os ideias greco-romanos.

Literatura

Luís de Camões

Camões é um dos maiores nomes da literatura em língua portuguesa. É autor da obra “Os Lusíadas”, considerada um símbolo da identidade de Portugal.

Literatura

Soneto

O soneto é um poema de forma fixa que surgiu no Renascimento. É composto por 14 versos distribuídos em 4 estrofes, sendo 2 quartetos e 2 tercetos.


TOPO