Literatura

O Ateneu

Principal obra de Raul Pompeia, O Ateneu é uma das principais obras do Realismo brasileiro.

Literatura

Realismo no Brasil

Com Machado de Assis sendo o maior representante, o Realismo no Brasil foi uma escola literária com valores relacionados à racionalidade e à análise psicológica dos indivíduos em sociedade.

Literatura

Machado de Assis

Considerado o maior ficcionista brasileiro, Machado de Assis possui uma produção dividida em duas fases, sendo a segunda o marco que o tornou um dos grandes nomes da literatura em língua portuguesa.

Literatura

Manuel Bandeira

Escritor da primeira fase modernista, Manuel Bandeira é conhecido pelos seus versos estilisticamente simples, mas carregados de significado.

Literatura

Romantismo

Movimento representa uma quebra em relação aos valores neoclássicos e perdurou entre o fim do século XVIII e segunda metade do século XIX.

Literatura

Rachel de Queiroz

A autora cearense é um dos nomes mais importantes da literatura brasileira e possui uma vasta produção literária.

Literatura

Vidas Secas

Publicado em 1938, Vidas Secas é a obra mais famosa de Graciliano Ramos. A novela acompanha a família de Fabiano e suas dificuldades pelo sertão.

Literatura

Os sertões

"Os sertões", de Euclides da Cunha, descreve a Guerra de Canudos, sendo uma importante fonte histórica e sociológica do espaço e das pessoas que habitavam o local.

Literatura

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Recheado de ironias e sátiras, esse romance de Machado de Assis retrata a vida de um homem rico em um Brasil escravista, com uma narrativa feita pelo próprio personagem - depois de morto.

Literatura

O Quinze

A história trata da seca que ocorreu no Ceará, em 1915, representando a segunda fase do modernismo brasileiro.

Literatura

O Cortiço

O Cortiço é uma obra escrita com o objetivo de interpretar o Brasil. O autor descreve como o ambiente precário e urbano desenvolvia o pior lado das pessoas.

Literatura

Macunaíma

Macunaíma é uma obra folclórica que descreve a identidade brasileira conforme a visão de seu autor, Mário de Andrade.


TOPO