Filosofia

Maiêutica

A maiêutica é um método socrático para se alcançar o conhecimento por meio do diálogo.

Filosofia

Misoginia

Entenda o que é misoginia e sua relação com o machismo e o sexismo.

Filosofia

Origem da Filosofia

A Filosofia é um fenômeno tipicamente grego. Entenda sua origem e seus primeiros pensadores.

Filosofia

Parmênides

A ontologia é o estudo do ser enquanto ser, e é exatamente a isso que Parmênides de Eleia se dedica. Em sua única obra escrita, o pré-socrático discorre sobre o ser, a realidade e o conhecimento.

Filosofia

Senso comum

Com nuances boas e ruins, o senso comum é uma forma de conhecimento com relevância histórica, social e cultural. No entanto, como todo conhecimento, exige equilíbrio e ponderação.

Filosofia

Ceticismo

O ceticismo é uma doutrina originada na Grécia Antiga e teria sido fundado por Pirro de Élida. É conhecido por pregar a total suspensão dos juízos para que se alcance uma vida serena.

Filosofia

Maniqueísmo

O Maniqueísmo é um termo muito conhecido atualmente pela polarização de conceitos e ideias. Ademais, trata-se de um movimento religioso de origem persa que compreendia o mundo sob um viés dualístico.

Filosofia

Epicuro

A filosofia epicurista conquistou diversos discípulos, para os quais Epicuro ensinou e demonstrou os preceitos fundamentais para se alcançar uma vida feliz, equilibrada e livre de preocupações.

Filosofia

Karl Popper

Vivemos em um mundo em constante evolução, principalmente no que diz respeito às ciências e tecnologias. Karl Popper compreendeu isso e, então, criou seu próprio método científico.

Filosofia

Humanismo

Conhecido por compreender o homem como a medida do universo e buscar inspiração nos valores clássicos, o movimento é representado por célebres nomes, como Petrarca, Maquiavel, Michelangelo e Da Vinci.

Filosofia

Voltaire

Dono de um estilo literário inconfundível, Voltaire foi um defensor da liberdade e da tolerância. Além disso, é um dos grandes nomes do movimento iluminista francês.

Filosofia

Martin Heidegger

O autor de "Ser e Tempo" desenvolveu uma ontologia que influenciou muitos filósofos que o procederam, bem como outras áreas. Tratou de temas como a existência, a temporalidade e a morte.


TOPO