Filosofia

Epicuro

A filosofia epicurista conquistou diversos discípulos, para os quais Epicuro ensinou e demonstrou os preceitos fundamentais para se alcançar uma vida feliz, equilibrada e livre de preocupações.

Filosofia

Karl Popper

Vivemos em um mundo em constante evolução, principalmente no que diz respeito às ciências e tecnologias. Karl Popper compreendeu isso e, então, criou seu próprio método científico.

Filosofia

Humanismo

Conhecido por compreender o homem como a medida do universo e buscar inspiração nos valores clássicos, o movimento é representado por célebres nomes, como Petrarca, Maquiavel, Michelangelo e Da Vinci.

Filosofia

Voltaire

Dono de um estilo literário inconfundível, Voltaire foi um defensor da liberdade e da tolerância. Além disso, é um dos grandes nomes do movimento iluminista francês.

Filosofia

Martin Heidegger

O autor de "Ser e Tempo" desenvolveu uma ontologia que influenciou muitos filósofos que o procederam, bem como outras áreas. Tratou de temas como a existência, a temporalidade e a morte.

Filosofia

Dogmatismo

Em geral, dogmático é aquele que crê na existência de verdades absolutas. No entanto, na história da filosofia o conceito pode adquirir diversos sentidos e nuances.

Filosofia

Zenão de Eleia

O filósofo pré-socrático Zenão de Eleia é conhecido por seus paradoxos que, por meio da contradição, buscavam desconstruir conceitos como o movimento e a pluralidade dos seres.

Filosofia

Jean-Paul Sartre

Filósofo existencialista, dedicou-se a questões referentes à existência humana, assim como a liberdade e a angústia que dela advém.

Filosofia

Método Cartesiano

Os preceitos cartesianos visam verdades absolutas de forma racional e lógica utilizando argumentos que dispensam os sentidos. Passa pela dedução até que se alcance verdade inquestionável dos fatos.

Filosofia

Arthur Schopenhauer

Para Schopenhauer, a vida em si não possui um significado ou uma finalidade; a felicidade, assim, é encontrada na solidão e na reflexão sobre si.

Filosofia

Sócrates

Sócrates defendia a reflexão e um caminho de raciocínio pautado no diálogo e na contraposição de ideias.

Filosofia

Francis Bacon

Francis Bacon é um filósofo conhecido por representar o início de uma tradição de método nas ciências modernas.


TOPO