Artes

História do cinema brasileiro

A história do cinema brasileiro passou por ápices, quedas e desenhou suas características por meio da resistência. Suas principais fases influenciam o cinema até os dias de hoje. Confira!

Artes

Cinema Mudo

Como era o cinema antes de ele incorporar os diálogos e sons ambientes? O cinema mudo construiu sua própria forma de contar histórias a partir de uma narrativa baseada em imagens em movimento.

Artes

História do Cinema

A história do cinema foi marcado por momentos históricos importantes que colaboraram com a construção da sua linguagem. O cinema relata os grandes acontecimentos da história da humanidade.

Artes

O que é arte?

Definir o que é arte requer pensar sobre os seus significados e funções ao longo da história. Essa é uma pergunta que contém muitas respostas e todas elas estão inseridas no cotidiano social.

Artes

Paul Klee

Paul Klee (1879-1940) foi um pintor suíço considerado um dos maiores nomes da arte no século XX. Surpreendia a todos com sua originalidade e não se encaixava em apenas um movimento.

Artes

Jean-Baptiste Debret

Além de pintor, Jean-Baptiste Debret é considerado um intérprete do Brasil, por retratar não só a corte brasileira, mas o cotidiano social e desigual do império.

Artes

Arte contemporânea

Liberdade criativa, experimentação, hibridismo e interação são algumas propostas da arte contemporânea.

Artes

Expressionismo alemão

Subjetividade, temas existenciais e quebra de racionalidade na representação do mundo configuram esse movimento artístico de vanguarda

Artes

Vik Muniz

Materiais recicláveis, restos de demolição e alimentos compõem a surpreendente obra de Vik Muniz.

Artes

Monocromia

Técnica de criação a partir do uso de uma única cor, explorando suas tonalidades e intensidades

Artes

Manguebeat

A lama, o caranguejo, a mistura da cultura popular com a cultura de massa e as críticas sociopolíticas marcam o movimento manguebeat.

Artes

René Magritte

A obra de Magritte proporciona múltiplas experiências ao público a partir do questionamento ao real, da surpresa e do impacto que suas peças proporcionam.


TOPO