Artes

Rococó

O Rococó foi um estilo artístico francês que valorizou a vida aristocrática, a leveza e a harmonia, a decoração e a frivolidade. Marcou a transição entre o Barroco.

Artes

Futurismo

Trata-se de um movimento artístico de vanguarda que valorizava a mecanização e industrialização da vida urbana. Seus princípios eram a velocidade e o movimento dos objetos e pessoas.

Artes

Surrealismo

O Surrealismo foi um importante movimento artístico surgido no pós-guerra com o Manifesto Surrealista de André Breton em 1924. Considera-se a arte do inconsciente, do sentimento e da subjetividade.

Artes

Cubismo

Cubismo empreende uma outra visão das coisas e do mundo. Trata-se de um movimento artístico surgido em 1907 que tem como precursores Pablo Picasso e Georges Braque.

Artes

Impressionismo

As cores em constante transformação, luz natural e alegria, um movimento fora do ateliê fechado.

Artes

Tropicalismo

O Tropicalismo foi um movimento musical de contracultura que se desenvolveu no Brasil durante o Regime Militar. Uma nova estética musical.

Artes

Arte egípcia

Arte egípcia: uma arte de convenções formais

Artes

Arte Grega

Arte Grega, sinônimo de simetria, equilíbrio, beleza e perfeição.

Artes

Art Nouveau

Art Nouveau foi sinônimo de sofisticação e leveza nas artes. Tratou-se de um curto movimento artística que aliou o decorativismo provocada por linhas e formas sinuosas ao utilitarismo cotidiano.

Artes

Teatro Grego

Teatro Grego: do ritual à arte da representação

Artes

Arte rupestre

A arte rupestre é composta das manifestações encontradas nas paredes das cavernas em diferentes lugares do mundo, datadas de milhares de anos atrás.

Artes

Bossa Nova

A música brasileira que nasceu do samba e do jazz e conquistou muitos ouvintes pelo mundo.


TOPO