História

Costa e Silva

Conhecido como o "General do AI-5", Costa e Silva foi um dos governantes que assumiu o poder no Brasil em 1969, inaugurando um dos períodos mais autoritários na história brasileira.

História

Princesa Isabel

Princesa Isabel, herdeira do trono real e filha mais velha de D. Pedro II, desafiou e superou as convenções políticas de seu tempo. Conheça a vida dessa mulher nessa matéria!

História

Lei Áurea

A Lei Áurea foi um dos eventos mais importantes da história brasileira. Em maio de 1888, o governo apresentou o projeto de lei que aboliu a escravidão no Império.

História

Abolição da escravatura

A abolição da escravatura foi um processo que ocorreu no Brasil e no mundo. No caso, o Brasil foi o último país a abolir a escravidão. Mesmo assim esse povo sofre até hoje. Entenda mais neste post.

História

Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai foi um conflito de ordem militar ocorrido entre os anos 1864 e 1870. Marcado por inúmeros interesses antagônicos, alguns países se lançaram num dos maiores conflitos da história.

História

Tiradentes

Tiradentes, considerado mito nacional e herói republicano, teve sua imagem fabricada após a Proclamação da República. Sendo assim, existe um abismo entre a história e o mito.

História

Inconfidência Mineira

A Inconfidência Mineira foi uma revolta de caráter separatista com ideais assentados nos princípios iluministas. Por causa dos altos impostos, a revolta ganha vida.

História

Ação Social

A ação social é um conceito relacionado ao sociólogo Max Weber, na qual busca compreender as atividades humanas a partir dos seus significados.

História

Gripe Espanhola

Considerada a "Mãe das Pandemias", a Gripe Espanhola dizimou aproximadamente um terço da população mundial. Um evento que instabilizou as dinâmicas sociais no mundo inteiro.

História

Povos maias

Entre os anos 250 d.C. e 900 d.C., os povos maias habitaram a região da Mesoamérica, desenvolvendo uma sociedade altamente sofisticada.

História

URSS

A URSS protagonizou no cenário político mundial do século XX. Além de propagar a ideologia comunista, a União Soviética enfrentou dilemas que colocaram a nação em crise.

História

Guerra Fria

A Guerra Fria foi uma disputa ocorrida no campo político-ideológico movida pela busca por hegemonia por parte de duas grandes potências mundiais do século XX.


TOPO