História

Proclamação da República

A Proclamação da República é um episódio carregado de significados e comemorado até atualmente, no dia 15 de novembro. A forma como ela ocorreu é ainda importante para pensar a política no Brasil.

História

Iluminismo

O Iluminismo influenciou uma série de transformações políticas e sociais no século XVIII.

História

Revolta da armada

A Revolta da Armada foi um conflito armado da Marinha contra o governo federal. Entenda mais sobre essa que foi uma das tensões que envolveu a Primeira República.

História

Deodoro da Fonseca

Primeiro presidente do Brasil, Deodoro da Fonseca marca um momento histórico importante, portanto é imprescindível conhecer a sua trajetória.

História

Pão e circo

A política do pão e circo atualmente é uma metáfora para denunciar ou alertar atitudes de governantes que pretendem distrair a população com a distribuição de algum benefício.

História

Floriano Peixoto

Floriano Peixoto foi o segundo presidente do Brasil, conhecido por seu militarismo e rigidez para lidar com os opositores do governo.

História

Idade dos Metais

A Idade dos Metais é um importante período da história humana em que a utilização de metais para a fabricação de ferramentas transformou diversas sociedades.

História

Leonel Brizola

Leonel de Moura Brizola foi um político brasileiro gaúcho nascido em 1922. Foi fundador do PDT, governador do Rio Grande do Sul e também do Rio de Janeiro.

História

Revolução Chinesa

A Revolução Chinesa começou com a deposição da dinastia Qing e terminou com a tomada de poder pelo Partido Comunista Chinês de Mao Tse-tung.

História

Taoismo

O taoísmo é uma antiga tradição chinesa de filosofia e crença religiosa. O termo vem de Tao, que significa "o caminho".

História

Aristocracia

A aristocracia é uma forma de governo, talvez uma das mais importantes na história ocidental. Ela possui diversas formas e tem também seus defensores.

História

Teocracia

Uma teocracia é uma sociedade que é governada por sacerdotes que representam a divindade em uma determinada religião, sendo, assim, a união total entre fé e política.


TOPO