Biologia

Pseudofrutos

Também chamados de falsos frutos ou frutos acessórios, os pseudofrutos não tem origem do ovário maduro. Eles se desenvolvem a partir dos tecidos acessórios da flor.

Biologia

Eutrofização

O aumento da produtividade dos ecossistemas aquáticos é chamado de eutrofização. Esse processo é caracterizado pelo aumento dos nutrientes e causam diversas alterações ambientais.

Biologia

Dinoflagelados

Os dinoflagelados são microrganismos protistas que, em sua maioria, possuem flagelos e são seres fotossintetizantes.

Biologia

Alvéolos pulmonares

Os alvéolos pulmonares estão localizados nas terminações dos ductos alveolares e possuem a função de ser o local onde ocorrem as trocas gasosas.

Biologia

Autótrofos e heterótrofos

Os seres vivos podem ser classificados de acordo com o modo em que eles obtêm energia. Assim, compõem dois grupos: autótrofos e heterótrofos. Conheça as características de cada um.

Biologia

Decompositores

Os decompositores são seres que atuam na reciclagem de nutrientes por meio do processo de decomposição. Os principais seres decompositores são os fungos, as bactérias e os protozoários.

Biologia

Célula bacteriana

A célula bacteriana é unicelular procarionte e é encontrada nas bactérias. Neste texto, conheça as características das estruturas que compõem esse tipo celular.

Biologia

Pirâmides ecológicas

As pirâmides ecológicas representam graficamente as interações tróficas entre os organismos em um ecossistema.

Biologia

Coluna vertebral

A coluna vertebral garante a sustentação do corpo. Além disso, ela mantém o equilíbrio e a flexibilidade dos indivíduos.

Biologia

Recife de corais

O recife de corais é uma estrutura rígida composta por carbonato de cálcio secretado por antozoários e algas calcárias.

Biologia

Plasma sanguíneo

O plasma sanguíneo é a parte líquida do sangue responsável pelo transporte de substâncias. Além disso, é fundamental para o funcionamento de diversos processos fisiológicos.

Biologia

Celoma

O celoma é uma cavidade corporal presente nos animais triblásticos, ou seja, aqueles que possuem os três folhetos embrionários.


TOPO