Charles Darwin

Charles Robert Darwin foi um pesquisador naturalista que propôs o conceito de evolução das espécies por meio da seleção natural. Suas contribuições foram fundamentais para diversas áreas da biologia.

Charles Darwin foi um importante pesquisador naturalista que se propôs a estudar a evolução das espécies. Os seus estudos foram um verdadeiro marco na história da ciência e serviram de base para outras pesquisas sobre evolucionismo. A seguir, conheça um pouco mais sobre a história de Darwin e entenda a importância das suas contribuições para a biologia evolutiva.

Índice do conteúdo:

Biografia

Charles Darwin. Fonte: Wikimedia

Charles Robert Darwin nasceu em 12 de fevereiro de 1809 na cidade de Shrewsbury. Filho mais novo de um médico bem-sucedido, a mãe de Charles morreu quando ele ainda era muito jovem. Dessa forma, ele foi criado pelas três irmãs adolescentes. Durante a infância, o futuro cientista foi um grande colecionador e possuía interesse pela natureza e seus fenômenos.

Aos 16 anos, o pai de Darwin colocou ele na Universidade de Edimburgo para cursar medicina, seguindo uma tradição familiar. Durante o curso, ele descobriu que ser médico não era uma carreira para ele, mas percebeu seu interesse por História Natural. Ao abandonar a medicina, Darwin foi enviado à Universidade de Cambridge para cursar bacharelado em Artes e tornar-se pároco da igreja.

Nesse período, ele continuou estudando os seres vivos e conheceu John Stevens Henslow, um botânico que o indicou para participar das grandes viagens pelo mundo a bordo do HMS (Her Majesty Ship) Beagle. Em 27 de dezembro de 1831, Charles Darwin embarcou no Beagle para uma viagem de cinco anos. Nela, ele coletou e observou várias espécies, fósseis e formações geológicas que possibilitaram o seu estudo sobre o processo de evolução.

Em 1839, Darwin se casou com sua prima, Emma Wedgwood, e teve 10 filhos. Alguns deles morreram ainda na infância, mas a morte da sua filha mais velha, Annie aos 10 anos, foi a mais marcante para o pesquisador. Em 19 de abril de 1882, Darwin possivelmente teria sofrido um ataque cardíaco, ocasionando a sua morte.

A grade descoberta de Darwin

As expedições a bordo do Beagle foram importantíssimas para a pesquisa de Charles Darwin. Nessa viagem, ele conseguiu observar diversas formas de vida, além de coletar alguns exemplares. Ao parar nas ilhas de Galápagos, ele percebeu uma fauna e flora peculiar que sofriam leves alterações a cada ilha. Posteriormente, essa observação foi fundamental para compreender e propor o processo de seleção natural.

Com as anotações e materiais coletados durante a viagem, Darwin concluiu que as espécies sofriam mudanças ao longo do tempo. Entretanto, essa ideia era totalmente oposta ao Criacionismo e, por questões religiosas, Darwin não publicou de imediato as suas percepções.

Em 1958, Charles Darwin leu um artigo de Alfred Russel Wallace e percebeu que o cientista também chegou as mesmas conclusões. Com uma forma de publicar a descoberta primeiro, Darwin enviou seu trabalho aos pesquisadores Charles Lyell, Joseph Hooker e Asa Grau, que propuseram uma publicação conjunta entre Darwin e Wallace.

Teoria da evolução das espécies

A publicação das ideias de Darwin ocorreu em 1859 no livro A origem das espécies por meio da seleção natural. Segundo a sua teoria, a evolução das espécies ocorria por meio da seleção natural. Nela, o ambiente seria o responsável por selecionar os indivíduos mais adaptados. Assim, apenas os mais aptos conseguiriam sobreviver e deixar descendentes.

A ideia da seleção natural não foi aceita pela comunidade religiosa e era considerada uma heresia. Entretanto, a sua publicação contribuiu muito para o desenvolvimento de outras áreas da ciência, como a ecologia, a geologia, a taxonomia, a genética, a biogeografia e outras.

7 frases de Charles Darwin

Abaixo, confira algumas frases importantes de Charles Darwin que

  1. “Para ser um bom observador é preciso ser um bom teórico.”
  2. “É sempre recomendável perceber claramente a nossa ignorância.”
  3. “Na história da humanidade (e dos animais também) aqueles que aprenderam a colaborar e improvisar foram os que prevaleceram.”
  4. “É necessário olhar para a frente da colheita, não importa o quão distante isso seja, quando uma fruta for colhida, algo bom aconteceu.”
  5. “Não são as espécies mais fortes que sobrevivem nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças.”.
  6. “Na sobrevivência dos indivíduos e raças favorecidas, durante a luta constante e recorrente pela existência, vemos uma forma poderosa e incessante de seleção.”
  7. “O homem, em sua arrogância, pensa de si mesmo como uma grande obra, merecedora da intervenção de uma divindade.”

Essas frases podem ser encontradas em suas obras, manuscritos e cartas publicadas durante o seu período de atuação.

Vídeos sobre a Darwin

Acompanhe abaixo algumas videoaulas para você aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:

A vida de Charles Robert Darwin

Compreender a vida de Darwin ajuda a entender a importância do cientista para a ciência. Acompanhe no vídeo, um resumo sobre a sua vida e entenda como ele foi construindo a ideia da teoria da evolução ao longo dos anos. Aproveite esse momento para revisar e sanar as suas dúvidas sobre o conteúdo estudado.

Seleção natural e Darwinismo

Nessa aula, o professor Paulo Jubilut explica, com exemplos, a ideia da seleção natural proposta por Darwin. Além disso, ele também fala sobre o conceito do Neodarwinismo, que combina as ideais de Darwin com os conceitos de mutação e recombinação gênica.

Teorias evolucionistas

Lamarck, assim como Darwin, também propôs uma teoria da evolução. Entretanto, as ideias desses dois pesquisadores são bem diferentes. Assista ao vídeo para relembrar os conceitos da teoria de cada um deles. Essa comparação entre o Lamarckismo e Darwinismo é muito cobrada no ENEM e vestibulares, por isso não deixe de conferir!

Em resumo, Charles Darwin e sua teoria da evolução por meio da seleção natural teve grande importância para o desenvolvimento da ciência. Aproveite e saiba mais sobre a evolução humana.

Referências

Charles Darwin: um observador do desenvolvimento humano – Eloisa Helena Rubello Valler Celeri, Antonio Carvalho de Ávila Jacintho & Paulo Dalgalarrondo (2010). Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlpf/a/qcRgzqRXvSnk9TfSY98X6Bm/?lang=pt

Naomi Tanaka
Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Naomi. Charles Darwin. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/charles-darwin. Acesso em: 21 de November de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [Mackenzie - 2009]

Em abril, o Mackenzie homenageou o grande pesquisador Charles Darwin, promovendo ciclo de debates e de reflexões a respeito das teorias da evolução. Segundo a teoria de Darwin, considere as afirmações abaixo.

I. A espécie humana leva vantagem sobre as outras espécies, pois a medicina garante a sobrevivência de indivíduos com características desvantajosas.

II. O homem descende diretamente do macaco, ou seja, um ancestral deu origem ao macaco e este deu origem ao homem.

III. Darwin, na sua teoria original, não soube explicar que as diferenças entre os indivíduos ocorrem, principalmente, por mutações genéticas.

IV. Todos os seres vivos, incluindo o homem, tiveram um ancestral comum.

Estão corretas, apenas,

a) I e II.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I e IV.

e) II e IV.

A alternativa correta é c) III e IV.

A afirmativa I está incorreta, pois a medicina não é capaz de garantir a sobrevivência de indivíduos com características desvantajosas. Isso porque aqueles indivíduos que apresentarem características vantajosas ainda estarão mais aptos a sobreviver a influência do meio.
Já a afirmativa II está errada, porque os humanos e os macacos possuem o mesmo ancestral.

2.

Quais destes cientistas abaixo chegou as mesmas conclusões que Charles Darwin?

a) Alfred Russel Wallace.

b) Charles Lyell

c) Joseph Hooker

d) Jean-Baptiste de Lamarck

e) Marie Curie.

A alternativa correta é a) Alfred Russel Wallace.

Tanto Wallace quanto Darwin concluíram que o ambiente selecionava as espécies em que apenas os mais aptos sobreviveriam. Essa ideia diz a respeito da teoria da seleção natural.

Compartilhe

TOPO