Evolução humana

Entenda mais sobre o processo evolutivo que originou os seres humanos atuais.

Uma série de mudanças ao longo do tempo pode chamada de evolução. Estas mudanças podem estar relacionadas ao desenvolvimento, a forma ou o comportamento dos organismos. O estudo sobre evolução abrange diversas disciplinas, como história e biologia. Neste texto, em especial, conheceremos mais sobre a evolução humana com o enfoque na biologia.

O que é a evolução humana

Evolução humana diz respeito a teoria acerca do processo de mudanças que deram origem aos seres humanos. Acredita-se que o desenvolvimento da espécie humana teve início há pelo menos 6 milhões de anos. Neste período, um determinado grupo de mamíferos primatas do noroeste da África acabou se dividindo, dando origem os primeiros hominídeos.

As etapas da evolução humana

A evolução se desenvolveu ao longo do tempo, durante milhares de anos. Assim, as linhagens distintas acabam se diferenciando, configurando o processo evolucionário. No caso específico dos seres humanos, a evolução teria se dado principalmente por conta nas diferenças de dieta e postura, resultando em modificações do crânio. Então, vamos conhecer mais sobre as etapas da evolução humana.

Pré-australopitecos

Os pré-australopitecos foram o primeiro grupo após a separação do grupo de mamíferos primatas. Eles apresentavam como principal característica o modo de vida arborícola. Dentre as espécies que são considerados pré-australopitecas, a espécie Sahelanthropus tchadensis tem grande destaque por ser o ancestral mais antigo da linhagem humana. Em 2001, foi encontrado um crânio completo de Sahelanthropus tchadensis no deserto de Chad, datado de cerca de 6,5 milhões de anos atrás.

Os autralopitecos

Os hominídeos do gênero Australopithecus formam um grupo bem diversificado e sucedido. Tem como principal característica a locomoção bípede e postura ereta. Outro detalhe muito característico é a mandíbula muito semelhante com a espécie humana, ainda apresentavam uma dentição bem primitiva. Também foram os primeiros a dominar o fogo, assim conseguindo expandir para outros territórios e a variedade de alimentos consumidos.

Homo habilis

A espécie Homo habilis foi a primeira a utilizar as mãos para a fabricação de instrumentos rudimentares feitos de pedra. Pelos registros fósseis encontrados, estima-se que a espécie viveu há cerca de 2,3 a 1,6 milhões de anos.

Homo erectus

Homo erectus foram os primeiros a sair do continente africano e habitar outros locais. Isso foi possível, pois os ancestrais Homo habilis aprenderam a se equilibrar sobre duas pernas. Além disso, contribuíram para diversas mudanças na alimentação e comportamento.

Homo neanderthalensis

Também chamados de neandertais, os Homo neanderthalensis já apresentavam adaptações ao frio, ossos da face e do crânio mais semelhantes ao dos seres humanos como conhecemos hoje. Além disso, apresentavam uma comunicação verbal rudimentar e organização social.

Humanos modernos – os Homo sapiens

Homo sapiens que do latim quer dizer “homem sábio”. Dentre as espécies do grupo Homo, é aquela que apresenta cérebro mais desenvolvido e uma melhor capacidade de raciocínio. Estima-se que o primeiro Homo sapiens surgiu há uns 200 mil anos. Os humanos contemporâneos apresentam capacidade que os Homo sapiens não tinham. Assim, a ciência convencionou-se classificá-los como Homo sapiens sapiens.

É importante lembrar que a evolução ocorre de forma lenta e demora milhões de anos. Não se trata de um processo linear, tampouco seu acontecimento ocorre de uma hora para outra.

Darwin e a evolução humana

Charles Darwin. Fonte: iStock

Para Darwin, as espécies se transformam ao longo do tempo e são selecionadas pela seleção natural, ou seja, que o ambiente seleciona os indivíduos mais aptos. Embora Darwin não tenha abordado a evolução humana em suas publicações, a teoria evolucionista do autor se aplica ao processo evolutivo dos humanos. Isso porque consiste na ideia de que assim como as outras espécies, os seres humanos evoluíram gradativamente ao longo do tempo conforme iam se transformando para se adaptar ao ambiente.

Vamos entender mais sobre a evolução humana

Confira abaixo alguns vídeos sobre o assunto para auxiliar na sua compreensão.

Aulão sobre a evolução humana

Este vídeo é uma aula completa sobre a evolução humana.

Evolução humana

Neste vídeo, há uma explicação bem detalhada sobre a evolução humana e também algumas curiosidade. Vale a pena conferir!

Processo evolutivo e as ideias de Darwin

Um vídeo para compreender melhor quem foi Charles Darwin e qual sua importância. Também é uma boa forma de entender o processo evolutivo que acabamos de estudar.

A evolução humana corresponde às transformações que os seres humanos passaram durante milhões de anos até os dias atuais. Além disso, é possível compreender que o processo evolutivo é lento e se caracteriza por aqueles indivíduos que estão mais adaptados ao ambiente. Continue os estudos de biologia, aprenda mais sobre Darwin e o neodarwinismo.

Referências

HICKMAN JR, Cleveland P. et al. Princípios integrados de zoologia. 16. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

Gabriela Naomi
Por Gabriela Naomi

Acadêmica de último ano de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do grupo de pesquisa na área de limnologia, com ênfase em ecologia de zooplâncton na mesma universidade.

Exercícios resolvidos

1. [FGV (adaptado)]

É comum que os livros e meios de comunicação representem a evolução do Homo sapiens a partir de uma sucessão progressiva de espécies, como na figura.

Essa representação é:
a) adequada. A evolução do homem deu-se ao longo de uma linha contínua e progressiva. Cada uma das espécies fósseis já encontradas é o ancestral direto de espécies mais recentes e modernas.

b) adequada. As espécies representadas na figura demonstram que os homens são descendentes das espécies mais antigas e menos evoluídas da família: gorila e chimpanzé.

c) inadequada. Algumas das espécies representadas na evolução do homem seriam mais bem representada inserindo-se lacunas entre uma espécie e outra, mantendo-se na figura apenas as espécies ainda existentes.

d) inadequada. Algumas das espécies representadas na figura podem não ser ancestrais das espécies seguintes. A evolução do homem seria melhor representada como galhos de um ramo, com cada uma das espécies ocupando a extremidade de cada um dos galhos.

e) inadequada. As espécies representadas na figura foram espécies contemporâneas e, portanto, não deveriam ser representadas em fila. A evolução do homem seria melhor representada com as espécies colocadas lado a lado.

A resposta correta é d) inadequada. A figura dá a impressão de que a evolução é um processo linear. Por isso, está inadequada.

2.

Ao estudar a evolução da espécie humana moderna (Homo sapiens), observamos o surgimento de várias características em espécies ancestrais que beneficiaram seu estabelecimento e sucesso no ambiente. Entre essas características, podemos citar a capacidade de comunicação verbal rudimentar e adaptações para climas mais frios. A espécie reconhecida por apresentar essas características é:

a) Homo sapiens.

b) Homo habilis.

c) Homo neanderthalensis.

d) Homo ergaster.

e) Homo erectus.

A resposta correta é c) Homo neanderthalensis.

Compartilhe nas redes sociais

TOPO