Neodarwinismo

O Neodarwinismo, ou Teoria Sintética da Evolução, é a Teoria de Darwin complementada por ciências como Biologia Celular, Genética e Bioquímica.

O Neodarwinismo, também conhecido como Teoria Sintética da Evolução, baseia-se na teoria proposta por Darwin e reconhece como principais fatores evolutivos a mutação, a recombinação genética e a seleção natural.

Publicidade

Assim, na verdade, o neodarwinismo é uma complementação da teoria de Darwin em relação às fontes de variabilidade das populações, possibilitando a partir de 1910 com o desenvolvimento da Genética e o conhecimento do material hereditário (os ácidos nucleicos).

neodarwinismo
Imagem: Reprodução

A teoria da Evolução proposta por Darwin não explicava alguns passos do processo. Como apareciam, dentro de uma mesma espécie, animais ligeiramente diferentes um dos outros?

Ou seja, porque alguns animais tinham a pelagem mais clara e outros mais escura já que eram todos da mesma espécie?

Essa variabilidade é justamente o que permite a ação da seleção natural.

O darwinismo explicava bem o mecanismo da seleção natural, mas ainda faltavam algumas explicações, ou complementos a essas explicações.

Com o Neodarwinismo, ou Teoria Sintética da Evolução, essas explicações foram dadas. Isto foi possível somente com o aparecimento da genética, estudos de célula, genes, cromossomos etc.

Publicidade

Pois o neodarwinismo reconhece justamente como principais fatores evolutivos a seleção natural, a recombinação gênica e a mutação

Os principais fatores evolutivos segundo o Neodarwinismo

Seleção natural

Diminui a variabilidade gênica das populações. Lembrando que, se um gene A for mais adaptativo que seu alelo a, a seleção natural tende a fixar esse gene na população e eliminar o gene ‘desfavorável’.

Assim, de geração a geração, a freqüência de gene A tende a aumentar, enquanto a do gene a tende a diminuir.

Publicidade

Endogamia (ou consanguinidade): os cruzamentos consanguíneos tendem a fixar indivíduos com predominância dgenótipos homozigotos, o que significa que tendem a aumentar a freqüência de um determinado genótipo.

Fluxo gênico

A entrada (imigração) ou saída (emigração) significativa de indivíduos na população promove a alteração da freqüência do pool gênico existente.

Se, por exemplo, muitos indivíduos aa emigrarem da população, a freqüência do gene A se eleva.

Oscilação genética

Compreende o processo em que ocorrem cruzamentos mais freqüentes entre indivíduos portadores de um determinado genótipo, porém ao acaso.

Embora a oscilação genética não seja expressiva como fator evolutivo em grandes populações, pode ser significativa em pequenas populações, onde pode promover alterações consideráveis do pool gênico das futuras gerações.

Variação genética e Mutação genética

A mutação gênica é a fonte primária da variação genética, pois a mutação introduz inovação que leva a diferenças genéticas.

A ocorrência de mutação não garante que ela vai se manter na população ou prevalecer sobre outros genes.

Os geneticistas pioneiros trabalharam com mutações que eram expressas como mudanças visíveis na morfologia do organismo, por exemplo, cor de olhos em Drosófilas.

A maioria da mutações é expressa como recessiva, o fato de que o gen normal era dominante sobre a forma mutante do mesmo gen sugere que a maioria das mutações envolveu mudanças na estrutura gênica, não podendo mais funcionar normalmente.

Referências

Biologia Hoje – Sérgio Linhares,  Fernando Gewandsznajder

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Como referenciar este conteúdo

Bernardes, Luana. Neodarwinismo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/neodarwinismo. Acesso em: 29 de March de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [UFC]: Um problema para a teoria da evolução proposta por Charles Darwin no século XIX dizia respeito ao surgimento da variabilidade sobre a qual a seleção poderia atuar. Segundo a Teoria Sintética da Evolução, proposta no século XX, dois fatores que contribuem para o surgimento da variabilidade genética das populações naturais são:

a) mutação e recombinação genética.

b) deriva genética e mutação.

c) seleção natural e especiação.

d) migração e frequência gênica.

e) adaptação e seleção natural.

 

02. [MACKENZIE]: 

O esquema acima apresenta os princípios básicos da teoria evolucionista. Trata-se da teoria:

a) darwinista, pois Darwin já possuía conhecimentos sobre mutação e recombinação gênica.

b) lamarckista, pois Lamarck já tinha conhecimentos sobre seleção natural.

c) neodarwinista, que acrescenta os conceitos de mutação e recombinação gênica para explicar a ocorrência de variabilidade.

d) neodarwinista, que acrescenta o conceito de seleção natural à teoria darwinista.

e) neodarwinista, que acrescenta o conceito de seleção natural e adaptação à teoria darwinista.

01. [UFC]

Resposta: A

O neodarwinismo admite que os principais fatores evolutivos são a seleção natural, proposta por Darwin, a recombinação gênica e a mutação.

 

02. [MACKENZIE]

Resposta: C

A teoria neodarwinista uniu os conhecimentos de Darwin aos conhecimentos obtidos em Genética.

Compartilhe

TOPO