Homozigoto e heterozigoto

Homozigoto e heterozigoto são termos utilizados para determinar as características de genes alelos. Se eles forem iguais, são chamados de homozigotos, se forem diferentes, são heterozigotos.

Homozigoto e heterozigoto são termos utilizados para se referir às características de genes alelos. O primeiro, diz respeito aos indivíduos que apresentam pares de genes alelos idênticos (AA ou aa). Enquanto o segundo, os genes diferem (Aa). A seguir, aprenda mais sobre as características e diferenças entre esses termos.

Publicidade

Genes X cromossomos

Imagem ilustrativa de um cromossomo, estrutura composta de DNA condensado que carregam as informações genéticas.

Genes são partes do DNA responsáveis por conter as informações genéticas. Didaticamente, os genes são compostos por uma “receita” específica para definir as características herdadas. Essa receita seriam as sequências de bases nitrogenadas do DNA. Já os cromossomos são estruturas de DNA condensado responsáveis por carregar os genes de um ser vivo.

Em seres diploides (2n), os cromossomos são homólogos, pois formam pares. Nessas estruturas é possível encontrar genes que ocupam a mesma região (locus). Esses genes são chamados de alelos e podem ser idênticos ou não. Ou seja, homozigotos ou heterozigotos, respectivamente.

Ilustração de cromossomos homólogos com o destaque para os genes alelos. Note que os genes estão localizados no mesmo locus dos cromossomos. Fonte: Todo Estudo

Homozigoto

Se uma característica é determinada por pares de alelos idênticos, ele recebe o nome de homozigoto. Ele pode ser um homozigoto dominante (AA) ou recessivo (aa). Dessa forma, durante a gametogênese, esse cromossomo só poderá doar gametas de um tipo (só dominantes ou só recessivos).

Heterozigoto

Aqui, uma característica é determinada por pares de alelos diferentes. Ou seja, é heterozigoto e são representados por letras maiúsculas e minúsculas (Ab). Nesse caso, a característica que irá se manifestar será sempre a dominante (A), pois ela se impõe ao alelo recessivo (a). Além disso, na gametogênese são formados gametas distintos, um A e outro a.

Saiba mais sobre homozigoto e heterozigoto

Veja os vídeos selecionados abaixo para aprofundar seus conhecimentos e revisar o conteúdo:

Publicidade

Diferenças entre homozigoto e heterozigoto

Nessa supercompleta o professor Samuel Cunha explica conceitos importantes para você compreender as diferenças entre homozigoto e heterozigoto. Assista e revise os conteúdos estudados.

O que são genes?

Publicidade

Compreender o que é um gene é importante para avançar nos estudos sobre genética. Confira esse vídeo rápido para entender o conceito de gene e como eles são responsáveis pela herança genética de determinadas características.

Genes alelos

Nesse vídeo, confira o que são e onde estão localizados os genes alelos. Além disso, aprenda também os conceitos de homozigoto e heterozigoto. Aperte o play e tira as suas possíveis dúvidas!

Em conclusão, homozigoto e heterozigoto são conceitos que determinam as características de genes alelos. Não pare de estudar por aqui! Aproveite para saber mais sobre as Leis de Mendel e entenda a transmissão de características hereditárias.

Publicidade

Referências

Fundamentos de Genética (2013) – Peter Snustad & Michael J. Simmons.

Introdução à genética (2006) – Anthony J. F. Griffiths et al.

Naomi Tanaka
Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Naomi. Homozigoto e heterozigoto. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/homozigoto-e-heterozigoto. Acesso em: 19 de May de 2022.

Exercícios resolvidos

1. [CESGRANRIO-RJ]

As células de um indivíduo, para um determinado locus, apresentam o mesmo gene em ambos os cromossomos homólogos. Esse indivíduo é denominado:

a) hemizigoto;

b) heterozigoto;

c) heterogamético;

d) homozigoto;

e) haploide.

A alternativa correta é d) homozigoto.

Homozigotos são aqueles que possuem genes alelos iguais para uma mesma característica.

2.

Assinale a alternativa que melhor define um organismo heterozigoto:

a) São aqueles que possuem apenas alelos dominantes;

b) São aqueles que possuem apenas alelos recessivos.

c) Os alelos localizados em cromossomos diferentes,

d) Apresentam dois alelos iguais para características diferentes;

e) Apresentam dois alelos diferentes para uma mesma característica.

A alternativa correta é e) Apresentam dois alelos diferentes para uma mesma característica.

Nos heterozigotos, uma determinada características é definida por pares de genes alelos diferentes. Eles podem ser representados por Aa em que o alelo dominante (A) se impõem em relação ao recessivo (a).

Compartilhe

TOPO