Genes alelos

Genes alelos estão localizados na mesma região de cromossomos homólogos. Leia mais sobre as classificações desse tipo de gene.

O DNA contém todas as informações genéticas para coordenar o desenvolvimento e funcionamento dos organismos. Um trecho de DNA capaz de produzir um RNA funcional é chamado de gene. Em específico, neste texto, vamos entender o que são genes alelos e quais suas características.

O que são genes alelos

Todo Estudo

De maneira geral, os genes armazenam e transmitem informações. Os genes alelos são uma variação de genes. Eles estão localizados nos cromossomos em uma região chamada de lócus gênicos, onde cada lócus contém um gene. Dessa maneira, os genes alelos são genes que estão na mesma região de cromossomos homólogos, ou seja, estão localizados no mesmo lócus.

Cromossomos homólogos

Todo Estudo

Esses cromossomos são característicos de células somáticas de espécies diploides (2n), eles apresentam os mesmos genes e são formados em pares. Por exemplo, para a espécie humana, temos 23 pares de cromossomos, sendo 22 pares cromossomos autossomos e 1 par de cromossomos sexuais. Portanto, temos ao total 46 cromossomos que foram doados pelo pai e pela mãe (23 cromossomos cada).

Classificação dos genes alelos

Os genes alelos podem ser de 2 tipos: dominantes ou recessivos. Veja a seguir as características de cada um.

Genes dominantes

Os genes dominantes são aqueles que impõem suas características, ou seja, são os que determinam a característica. Eles são representados pela letra maiúscula como AA ou A_. Por exemplo, a calvície é uma característica dominante. Ou seja, basta o indivíduo apresentar um gene dominante, seja do pai ou da mãe, para ser calvo.

Genes recessivos

Os genes recessivos são representados pelas letras minúsculas (aa) e possuem menor expressividade nos alelos. Então a característica só se manifesta quando o indivíduo apresentar 2 genes recessivos. Por exemplo, a cor dos olhos azuis é uma característica recessiva. Então aqueles que possuem olhos azuis, são necessariamente homozigotos recessivos.

Características dos genes alelos

Os genes alelos de uma determinada característica podem ser classificados de duas formas: homozigoto e heterozigoto.

Todo Estudo
  • Homozigoto: são aqueles que apresentam genes alelos idênticos e são representados por apenas letras maiúsculas ou apenas letras minúsculas. Assim podemos ter homozigotos dominantes (AA) ou recessivos (aa)
  • Heterozigoto: são aqueles que apresentam genes alelos diferentes e são representados por letras maiúsculas e minúsculas como Aa ou Bb. Nesse caso, a característica que vai se manifestar sempre será a dominante (A) pois ela se impõe em relação ao recessivo (a)

Saiba mais sobre genes alelos

Selecionamos alguns vídeos para te auxiliar no entendimento da matéria. Então, não deixe de assistir às aulas para não ficar com nenhuma dúvida.

Revisando conceitos

Aqui, você verá um vídeo muito didático e explicativo para você revisar os conceitos estudados.

Genes x alelos

Selecionamos este vídeo rápido para você entender a diferença entre o que são genes e o que são genes alelos. Não deixe de conferir!

Genes dominantes e recessivos

Nesta aula, você revisará todo o conteúdo com ilustrações que facilitarão a absorção do conteúdo. Confira!

Portanto, genes alelos são aqueles que estão localizados no mesmo lócus e apresentam características iguais (homozigotos) ou diferentes (heterozigotos). Continue seus estudos de biologia e entenda o processo de divisão celular.

Referências

SNUSTAD, P.; SIMMONS, M. J. Fundamentos de Genética. 6º Edição, Editora Guanabara, 2013.

Gabriela Naomi
Por Gabriela Naomi

Acadêmica de último ano de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do grupo de pesquisa na área de limnologia, com ênfase em ecologia de zooplâncton na mesma universidade.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka Santos, Gabriela Naomi. Genes alelos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/genes-alelos. Acesso em: 22 de September de 2020.

Exercícios resolvidos

1.

O albinismo é uma característica recessiva em que o indivíduo afetado não é capaz de sintetizar melanina. Ao estudar genética, um aluno concluiu que todos os albinos são homozigotos. Ele está correto?
a) Não, pois existem albinos heterozigotos e homozigotos.
b) Não, pois todos os albinos são heterozigotos recessivos.
c) Sim, pois para se ter albinismo o gene deve estar aos pares.
d) Sim, pois para ser albino o indivíduo deve ser homozigoto dominante ou homozigoto recessivo.

A alternativa correta é c) Sim, pois para se ter albinismo o gene deve estar aos pares.

Isso porque o albinismo é uma característica recessiva e portanto, para ser expressa precisa ser homozigoto.

2.

Se um organismo apresenta dois alelos diferentes em cromossomos homólogos, podemos afirmar que, para um determinado caráter, ele é:

a) dominante.
b) recessivo.
c) homozigoto.
d) heterozigoto

A alternativa correta é d) Heterozigoto.

Compartilhe

TOPO