Mitose e meiose

Mitose e meiose são tipos de divisão celular. Nesse texto, vamos abordar as principais diferenças entre esses dois processos.

As células eucarióticas dos seres vivos estão constantemente em diferenciação. Esse processo é chamado de divisão celular e existem dois tipos principais: a mitose e a meiose. Neste texto, vamos entender as diferenças de cada tipo de divisão e quando cada uma delas é realizada. Acompanhe:

Todo Estudo

O que é mitose

A mitose é um tipo de divisão celular que dá origem a duas células iguais à inicial. Ou seja, as células-filhas têm o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe. Esse tipo de divisão é rápido, dura cerca de 50 a 80 minutos e é dividido em quatro fases principais.

O processo de divisão mitótica é muito comum em células somáticas, ou seja, qualquer tipo celular que não seja uma célula sexual. A mitose é necessária para a produção de novas células, seja para substituir células mortas, danificadas ou as com curtos períodos de vida.

Fases da mitose

As fases da mitose são prófase, metáfase, anáfase e telófase. A seguir, vamos ver detalhadamente cada fase, mas é importante ressaltar que essas fases são classificações didáticas, já que a mitose é um processo contínuo.

Todo Estudo
  • Prófase: cada cromossomo possui um centrômero, que une dois filamentos denominados cromátides. A carioteca é fragmentada, o nucléolo desaparece e os cromossomos se tornam mais curtos e espessos, com o processo de espiralização. Ainda, há a formação das fibras do fuso, que facilitam o deslocamento no citoplasma.
  • Metáfase : o fuso nuclear se torna mais desenvolvido. O fuso é uma estrutura em rede, que consiste em uma série de fibras paralelas que se dirigem para cada um dos dois polos nucleares. Assim, os cromossomos se movem para o plano equatorial da célula, onde os centrômeros se ligam às fibras do fuso de cada polo.
  • Anáfase: as cromátides-irmãs são separadas com a divisão do centrômero, tornando-se independentes. Assim, se deslocam para um polo da célula pelo encurtamento das fibras do fuso.
  • Telófase : a membrana nuclear se reestrutura ao redor de cada núcleo-filho, os cromossomos descondensam-se e os microtúbulos desaparecem. Por fim, ocorre a divisão do citoplasma, chamada citocinese, resultando em duas células-filhas diploides – ou seja, que apresentam o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe.

O que é meiose

A meiose é a divisão celular em duas etapas (meiose I e meiose II), em que ocorre a transformação de uma célula diploide em quatro células haploides. A principal função da meiose é reduzir o número de cromossomos das células diploides e, dessa forma, garantir que haja um conjunto completo de cromossomos nos produtos haploides gerados. É muito comum em células sexuais e garante a diversidade genética dos indivíduos.

Fases da meiose

A meiose é dividida em meiose I e meiose II. A meiose I é a etapa reducional, em que há a redução do número de cromossomos pela metade. Já a meiose II é a etapa equacional, que consiste na divisão das células. Vamos entender o que acontece em cada uma dessas etapas:

Meiose I

Todo Estudo
  • Prófase I: a prófase é dividida em quatro fases, mas, de maneira geral, os centríolos se movem para os polos da célula e os cromossomos se encontram condensados. Ainda há a formação dos cromômeros, que são pequenas áreas de espessamento dos cromossomos. Por fim, há a troca de fragmentos entre cromátides-homólogas durante o crossing-over.
  • Metáfase I: ocorre o desaparecimento da membrana celular. Os cromossomos se encontram muito condensados, se ligam às fibras do fuso e se alinham aos pares na região equatorial da célula.
  • Anáfase I: há a separação dos cromossomos homólogos, devido ao encurtamento das fibras do áster, e os cromossomos duplicados de cada par migram para um dos polos da célula. Ainda, começa a descondensação.
  • Telófase I: a carioteca e o nucléolo se reorganizam em cada polo celular. Ocorre a divisão do citoplasma e a formação de duas células haploides – ou seja, que possuem metade do número de cromossomos da célula-mãe.

Meiose II

Todo Estudo
  • Prófase II: a carioteca é rompida e os núcleos desaparecem, os cromossomos se encontram condensados e há a formação das fibras de áster. As células são haploides e cada uma possui um tipo de cromossomo.
  • Metáfase II: os cromossomos estão muito condensados, são orientados pelas fibras do áster e se alinham na região equatorial da célula.
  • Anáfase II: as cromátides-irmãs se separam e são direcionadas pelas fibras do áster para os lados opostos. Começa a descondensação.
  • Telófase II: cromossomos descondensados, a carioteca se reorganiza e o nucléolo reaparece. Ocorre a citocinese, separando as células. Dessa maneira, resulta em quatro células haploides formadas.

Diferenças entre a mitose e a meiose

Elaboramos um quadro para te ajudar a entender as principais diferenças entre mitose e meiose. Confira a seguir:

Todo Estudo

Saiba mais sobre a mitose e a meiose

Selecionamos videoaulas para te ajudar na compreensão do conteúdo. Veja a nossa seleção abaixo e tire suas últimas dúvidas:

As diferenças entre mitose e meiose

Nessa aula, há a explicação das principais diferenças entre os dois tipos de divisão celular. Vale a pena conferir!

Batalha da divisão celular

Aqui, há uma aula comparativa sobre a mitose e a meiose. Acompanhe no vídeo!

Mitose e meiose

Selecionamos esse vídeo rápido e ilustrativo pra você compreender de vez as diferenças entre a mitose e meiose. Confira!

Em conclusão, aprendemos que mitose e meiose são tipos de divisão celular que ocorrem nas células eucarióticas. A principal diferença entre elas está no produto final de cada uma das divisões. Continue seus estudos de biologia e leia mais sobre como a célula animal está organizada.

Referências

SNUSTAD, P., SIMMONS, M. J. Fundamentos de Genética. 6º Edição, Editora Guanabara, 2013.

Gabriela Naomi
Por Gabriela Naomi

Acadêmica de último ano de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do grupo de pesquisa na área de limnologia, com ênfase em ecologia de zooplâncton na mesma universidade.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka Santos, Gabriela Naomi. Mitose e meiose. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/mitose-e-meiose. Acesso em: 15 de August de 2020.

Exercícios resolvidos

1.

A mitose e a meiose são dois processos importantes que garantem a divisão das células. Sobre a meiose, marque a alternativa incorreta:

a) Na meiose, são formadas quatro células-filhas.
b) A meiose ocorre em células somáticas de animais.
c) Na meiose, observa-se a formação de células-filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe.
d) Duas divisões celulares são observadas na meiose.

A alternativa correta é b) A meiose ocorre em células somáticas de animais.

2.

Ao final dos processos de divisão celular, verifica-se uma etapa conhecida como citocinese. Nela, ocorre:

a) a duplicação do material genético.
b) a reorganização do envoltório nuclear.
c) a divisão do citoplasma.
d) pareamento dos cromossomos na placa metafásica.

A alternativa correta é c) a divisão do citoplasma.

Compartilhe

TOPO