Células do Corpo Humano

O corpo humano, não diferente de todos os outros seres vivos, é composto por células, cujas formas e funções são bastante definidas, podendo estas serem eucariontes ou procariontes.

Quando falamos em células, estamos nos referindo à menor unidade dos seres vivos, que possuem formas e funções definidas. Alguns organismos são unicelulares, casos em que as células formam todo o ser vivo, e outros são pluricelulares, casos em que, junto com outras, as células formam o conjunto do ser vivo. É justamente por serem as menores unidades dos seres vivos que dizemos que as células são unidades estruturais dos indivíduos.

O corpo humano, não diferente de todos os outros seres vivos, é composto por células, cujas formas e funções são bastante definidas. Todas elas, entretanto, desempenham atividades comunitárias, trabalhando, portanto, de forma integrada com o restante das células do corpo. Elas cooperam entre si objetivando dividir o trabalho e garantir a execução das tarefas que mantêm o corpo humano vivo.

Estrutura das Células

Ilustração: Todo Estudo

As células típicas são compostas por núcleo celular, citoplasma, membrana plasmática e organelas celulares. O núcleo celular é envolvido pela membrana nuclear e contém o material genético das células, denominado DNA; o citoplasma, por sua vez, é o componente da célula que carrega o conteúdo celular. Cada uma das organelas possui uma função vital. Este é composto pelo citosol, que é uma substância viscosa e fluida, além de um tipo de esqueleto, que sustenta e dá forma às organelas, denominado citoesqueleto; a membrana plasmática envolve as células, é fina e flexível, e apresenta permeabilidade seletiva, tendo como função regular a passagem e a troca de substâncias; organelas celulares possuem funções específicas, podendo ser respiração, nutrição e excreção das células.

Quais são as células do Corpo Humano?

São diversos os tipos de células do corpo humano, envolvendo aproximadamente 130 tipos com funções e formas diferentes e específicas. O agrupamento das células do corpo acaba por formar os tecidos, e as células mais comuns e presentes em maior quantidade no corpo são as células epiteliais, que envolvem o corpo e os órgãos.
As células do corpo humano podem ser procariontes ou eucariontes. As procariontes têm como principal característica a ausência da membrana carioteca, além da ausência de alguns organelos e do tamanho, que é pequeno por não conter compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. São desprovidas de cariomembrana, de forma que o ADN fique disperso no citoplasma, além de estarem ausentes também o retículo endoplasmático, o complexo de Golgi, os plastídeos e as mitocôndrias.

As eucariontes, por sua vez, têm o seu material genético envolto por uma membrana específica que forma o núcleo. Todas as células são envolvidas por membrana plasmática, mas há diferenças no aspecto e na função delas.

Referências

Biologia – Volume Único – Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder

Por Natália Petrin
Teste seu conhecimento

01. [UFPR] As células são as menores unidades vivas de um organismo e estão presentes em todos os seres, com exceção dos vírus. Elas podem ser classificadas em procarióticas e eucarióticas se levarmos em consideração a ausência ou presença:

a) de parede celular.

b) de organelas celulares.

c) de carioteca.

d) de membrana plasmática.

e) de citoplasma.

 

02. [Vunesp] Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras características:

a) não possuem material genético.

b) possuem material genético como os eucariontes, mas são anucleados.

c) possuem núcleo, mas o material genético encontra-se disperso no citoplasma.

d) possuem material genético disperso no núcleo, mas não em estruturas organizadas denominadas cromossomos.

e) possuem núcleo e material genético organizado nos cromossomos.

01. [C]

02. [B]

Compartilhe nas redes sociais

TOPO