Embriologia

Embriologia abrange o estudo das ciências biológicas acerca do desenvolvimento embrionário dos organismos vivos

Embriologia trata da área de pesquisa das ciências biológicas que busca estudar o desenvolvimento embrionário em todos os organismos vivos. Sendo assim, os estudos compreendem observar desde a formação do embrião até a origem do novo ser vivo.

Da pequena e única célula, o zigoto, um novo ser vivo será originado. É observando cada passo desse desenvolvimento que se pautarão os estudos quanto ao desenvolvimento embrionário.

embriologia
(Imagem: Reprodução)

A embriologia e seus estudos

A embriologia pesquisa tudo o que envolve a embriogênese (desenvolvimento embrionário dos seres vivos). Abrangendo, assim, observações que irão desde o zigoto até o desenvolvimento de órgãos mais complexos do sistema.

Neste campo de pesquisa e estudo, também serão consideradas importantes análises de etapas anteriores à gestação do embrião. Isso porque elas serão igualmente imprescindíveis como influência no processo.

Nos dias atuais, a embriologia faz parte dos estudos das ciências biológicas no que tange a pesquisa quanto ao desenvolvimento. Relacionada, sobretudo, a diferentes áreas da biologia, tais como histologia, genética e citologia, por exemplo.

Os principais campos de especialidades envolvendo a embriologia seriam:

  • Embriologia Comparada: área em que há dedicação maior no estudo da embriogênese em diferentes tipos de animais, a fim de elencar seus pontos. É fundamental visando estudos futuros a fim de comparar a evolução observada;
  • Embriologia Humana: dedica-se a conhecer de forma aprofundada as fases do desenvolvimento embrionário humano. Pesquisa, em destaque, as malformações dos fetos, doenças de caráter congênito e etc;
  • Embriologia Vegetal: pesquisas acerca dos estágios envolvendo a formação do desenvolvimento embrionário das plantas;

Dúvidas frequentes acerca da embriogênese

Existem algumas dúvidas quanto a embriogênese que valem a pena serem destacadas. Afinal, o que é clivagem? O que é a mórula? Quais as diferenças entre o pólo vegetal e animal? E, por fim, qual a importância do vitelo?

A clivagem

A clivagem é, basicamente, o início da embriogênese. Ela ocorre quando um zigoto começa o processo de segmentação (a este dado o nome de clivagem).

Sendo assim, esse processo nada mais é do que uma mitose sequencial, a qual realiza multiplicação constante das células. As células originadas dessa clivagem são as chamadas blastômeros. Ao conjunto de blastômeros dá-se o nome de mórula.

Entendendo a função da mórula

A mórula abrangerá o primeiro estágio da embriogênese em animais. Esta fase apresenta esta nominação por se assemelhar muito a fruta amora.

No interior da mórula, as células ainda não são diferenciadas. Dessa forma, poderão se transformar em diferentes tipos de célula no organismo.

Polo animal e polo vegetal

  • Polo Animal: o polo animal de uma célula é a região em que o núcleo da célula se encontra, sendo a parte majoritária do citoplasma. Em alguns óvulos com bastante vitelo, o polo animal é visível;
  • Polo Vegetal: o polo vegetal é a parte do óvulo em que há maior concentração de vitelo. Em alguns, o polo vegetal estará em região oposta ao polo animal;

A importância do Vitelo

O vitelo trata de uma reserva de nutrientes percebida nos óvulos, que irá suprir o embrião durante a embriogênese. Na embriologia, o vitelo é fundamental como forma de ser uma nova fonte de alimento.

Nos mamíferos placentários, a quantidade de vitelo será pequena. Nos ovíparos, por outro lado, a quantidade de vitelo será imensa, uma vez que o embrião permanece isolado durante todo o desenvolvimento.

Referências

JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

Por Mateus Bunde
Teste seu conhecimento
01. [MACK] Durante o desenvolvimento embrionário de vários vertebrados, observamos nitidamente algumas fases, caracterizadas pelo aparecimento de determinadas estruturas. A sequência correta dessas fases está representada na alternativa:
a) mórula – blástula – gástrula – nêurula.
b) mórula – blástula – nêurula – gástrula.
c) blástula – mórula – gástrula – nêurula.
d) mórula – gástrula – blástula – nêurula.
e) blástula – mórula – nêurula – gástrula.
02. [ASCES] Considerando aspectos do desenvolvimento embrionário animal, podemos afirmar que:

a) Tem início com a divisão mitótica do zigoto, ou seja, a gastrulação.
b) A mórula representa um aglomerado de células com uma cavidade central.
c) A fase de segmentação culminará com a formação da blástula.
d) A gástrula se caracteriza pela presença de um único folheto germinativo, o ectoderma.
e) A diferenciação de tecidos e órgãos antecede a etapa de gastrulação.

01. [A]

02. [C]

Compartilhe nas redes sociais
Discussão

TOPO