Macrófagos

Os macrófagos são células de defesa do organismo. Eles são responsáveis pela limpeza do citoplasma, pois fagocitam corpos estranhos e restos celulares.

O sistema imunológico é formado por diversas células responsáveis por atuar na defesa no organismo. Dentre elas, os macrófagos são responsáveis pela limpeza celular, pois fagocitam partículas e agentes invasores. Neste texto, confira mais informações sobre esse tipo celular e entenda a sua importância e função.

Publicidade

O que são macrófagos?

Os macrófagos são uma das células de defesa do sistema imunológico. Eles são considerados grandes, com cerca de 25 a 50μm, possuem formato irregular, citoplasma abundante, complexo de golgi bem desenvolvido e núcleo localizado centralmente.

Além disso, também apresentam muitas vesículas pinocíticas, lisossomos, vacúolos e pseudópodes, projeção temporária do citoplasma que permite a captação de partículas e restos celulares. Essas células de defesa podem ser encontradas no tecido conjuntivo e se concentram em órgãos que atuam na defesa do organismo, como o fígado, os linfonodos e o baço.

Macrófagos e monócitos

Os macrófagos são derivados dos monócitos, células sanguíneas originadas na medula óssea que sofrem uma diferenciação para atuar na defesa do organismo. Dessa forma, os monócitos são macrófagos imaturos. Essas células percorrem a circulação até chegar os locais destinos para sofrer a diferenciação. A principal diferença entre esses dois tipos celulares é a quantidade de lisossomos. Nos macrófagos, essas organelas são mais abundantes, já que estão relacionadas com a capacidade de realizar a fagocitose.

Funções dos macrófagos

A principal função desse tipo celular é realizar a fagocitose para atuar na defesa do organismo. Dessa forma, eles conseguem remover células envelhecidas ou danificadas, restos celulares, partículas e agentes estranhos. Dependendo do local em que são encontrados, os macrófagos possuem funções diferentes e até recebem outros nomes. A seguir, veja uma tabela com as funções:

[tabela]

Publicidade

É importante ressaltar independente da função e nome recebido, todos esses tipos celulares realizam a fagocitose. Além disso, eles também auxiliam na resposta imune do organismo, ajudando a atrair mais células de defesa para determinado local.

Macrófagos e neutrófilos

Os neutrófilos são um tipo de linfócitos que também possuem a capacidade de fagocitose. Eles são abundantes e possuem vida curta, por isso atuam na defesa primária contra infecções fúngicas e bacterianas. Os neutrófilos são importantes para o início da resposta inflamatória.

Macrófagos e linfócitos

Ambos são componentes do sistema imunológico. Enquanto os macrófagos agem na detecção de agentes estranhos e fagocitam células e outro tipo de partículas, os linfócitos são as células responsáveis por comandar a resposta imunológica.

Publicidade

Vídeos sobre macrófagos

Abaixo, confira algumas videoaulas para você aprofundar seus conhecimentos e revisar o conteúdo:

Macrófago e suas funções

Confira uma aula completa sobre o conteúdo estudado. Nela, o professor Patrick Gosme explica as funções dos macrófagos no organismo. Aproveite a aula para sanar as suas dúvidas.

Células de defesa em ação

Nesse vídeo, você consegue assistir como as células de defesa atuam no nosso organismo. As imagens de microscopia mostram um agrupamento de bactérias que é rapidamente envolvido pelos macrófagos. Assista e confira como ocorre o processo de fagocitose.

Publicidade

Sistema imunológico

Aqui, o professor Mateus explica os principais tópicos sobre o sistema imunológico. Aperte o play e conheça os tipos celulares que compõem esse sistema, como ele atua na defesa do organismo e como ocorre as respostas imunológicas.

Os macrófagos são células de defesa que atuam fagocitando agentes invasores e restos celulares para manter o bom funcionamento do organismo. Não pare de estudar por aqui! Aproveite e saiba mais sobre os anticorpos.

Referências

Biologia molecular da célula (2010) – Bruce Alberts
Histologia Básica: texto e atlas (2017) – Luiz Carlos Uchoa Junqueira; José Carneiro & Paulo Abrahamsohn
Imunologia celular e molecular (2012) – Abul K. Abbas, Andrew H. Lichtman & Shiv Pillai
Tratado de Fisiologia Médica (2017) – Arthur Clifton Guyton & John E. Hall

Naomi Tanaka
Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Naomi. Macrófagos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/macrofagos. Acesso em: 19 de May de 2022.

Exercícios resolvidos

1. [PUC-RIO 2010]

A reação do corpo humano a doenças infectocontagiosas é influenciada pelo sistema imunológico. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE elementos relacionados a esse sistema.

A) linfócitos e hemácias

B) plaquetas e leucócitos

C) plaquetas e hemácias

D) macrófagos e linfócitos

E) macrófagos e hemácias

A alternativa correta é D) macrófagos e linfócitos.

Ambos são células que compõem o sistema imunológico. Dessa forma, são responsáveis por atuar na defesa do corpo, sendo importantes para a identificação de agentes infecciosos e desenvolvimento da resposta imunológicas.

2.

Os macrófagos são derivados a partir de:

A) Linfócitos;
B) Células T;
C) Monócitos;
D) Monócitos e linfócitos;
E) Basófilos.

A alternativa correta é C) Monócitos.

Os monócitos são macrófagos imaturos, eles possuem menor tamanho e quantidade de lisossomos. Após chegar ao local de atuação, os monócitos sofrem a diferenciação e se transformam em macrófagos.

Compartilhe

TOPO