Anticorpos

Anticorpos ou imunoglobulinas são moléculas proteicas essenciais para combater determinadas infecções causada por patógenos.

Anticorpos, também chamados de imunoglobulinas (Ig), são proteínas que atuam na defesa do nosso organismo. Podem ser encontrados no plasma, na membrana celular de algumas células, no líquido intersticial e no leite materno. Além disso, são moléculas altamente específicas que são classificados de acordo com a sua função. Então, confira neste texto quais são suas funções e características.

Função

Os anticorpos atuam na defesa do organismo, impedindo que agentes invasores (antígeno) causem algum tipo de dano. Veja a seguir as suas diferentes formas de atuação:

Anexos embrionários
Responsáveis por proteger e garantir o desenvolvimento do embrião, os anexos embrionários foram fundamentais para a conquista do ambiente terrestre.
Classificação dos seres vivos
A classificação dos seres vivos é uma maneira simples de organizar seres semelhantes em categorias. Entretanto, é necessário atender alguns critérios. Vamos conhecer mais sobre a classificação.
Corpo humano
O corpo humano pode ser comparado à uma maquina complexa. Entenda o porquê dessa comparação neste texto.
  • Inativam substâncias tóxicas;
  • Atacam diretamente qualquer tipo de patógeno;
  • Ajudam os fagócitos a ingerirem os antígenos;
  • Ativam o sistema de complemento, garantindo que os antígenos serão reconhecidos pelos linfócitos;
  • Auxiliam as células natural killer a matar células infectadas.

Como se formam

Os anticorpos são produzidos pelos plasmócitos, um tipo de linfócito B. A produção de anticorpo só ocorre após o contato com um determinado tipo de antígeno. Isso estimula a diferenciação dos linfócitos B em 2 tipos de células: as células efetoras e as células de memória. Ambas serão capazes de secretar anticorpos para que eles possam interagir com o antígeno.

Porém, as efetoras possuem vida curta e são degradadas depois de secretar os anticorpos, enquanto as células de memória possuem vida mais longa e caso ocorra um novo contato com o mesmo antígeno, elas se transformam em efetoras, secretam o anticorpo e morrem.

Tipos de anticorpos

Existem diversos tipos de anticorpos que são classificados em 5 classes, são eles: IgM, IgG, IgA, IgE e IgD. Cada categoria é chamada de isotipo e pode apresentar subclasses. Então confira abaixo as funções de casa isotipo e onde são encontrados.

• IgM: funciona como um receptor de antígeno e é encontrado no meio intravascular. Quando o corpo apresenta altos níveis de IgM indica uma infecção recente.
  • IgG: tem a função de neutralizar as toxinas lançadas pelos agentes invasores, por isso é muito importante durante o processo inflamatório. É encontrado na corrente sanguínea e nos tecidos. É a única classe que passa da mãe para o feto através da placenta.
  • IgA: está presente nas secreções corporais como, por exemplo, saliva, suor, lágrimas, etc. Possui a função de proteger o organismo através das mucosas, ou seja, evita que o patógeno penetre no epitélio.
  • IgE: atua em processos alérgicos, mas também pode defender contra a ação de parasitas. Ele é encontrado em pequenas quantidades na corrente sanguínea e na mucosa do sistema digestivo.
  • IgD: está presente na superfície de células B imaturas e auxiliam essas células a amadurecerem. Também está presente no sangue, porém a sua função na corrente sanguínea ainda não está definida.

Todos os isotipos compartilham das mesmas características estruturais básicas e só diferem em relação às regiões em que os antígenos se ligam.

Estrutura

Os anticorpos são formados por uma combinação de 2 cadeias de peptídeos leves e 2 pesadas em que elas estão dispostas em formato semelhante à letra Y. As cadeias estão ligadas entre si por pontes dissulfeto.

Cada uma das cadeias (leves e pesadas) possuem uma região variável, responsável por ser a região em que o antígeno irá se ligar, e uma região constante, que apresenta uma sequência de aminoácidos que varia pouco entre os isotipos.

Saiba mais sobre anticorpos

Selecionamos alguns vídeos para te ajudar na compreensão do conteúdo estudado. Então confira nossa lista para não ficar com nenhuma dúvida.

Ação dos anticorpos

Nessa aula, você encontra uma explicação completa sobre a ação dos anticorpos. Entenda como essas proteínas agem no nosso organismo para a construir a resposta imunológica de maneira rápida e efetiva.

Função dos anticorpos

Aqui temos um resumo das características e propriedades de cada anticorpo. Além disso, veja quais são as suas funções gerais e como cada um atua em respostas imunológicas diferentes.

Teste rápido de anticorpos contra o coronavírus

Selecionamos esse vídeo que explica o funcionamento do teste rápido contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) realizados em farmácias. Esse teste é chamado de teste imunocromatográfico e detectam a presença de anticorpos da classe IgM e IgG. Não deixe de conferir o vídeo!

Anticorpos são proteínas que agem na defesa do corpo humano, prevenindo que antígenos consigam destruir as células saudáveis. Continue seus estudos de biologia e conheça o mecanismo de funcionamento das enzimas.

ABBAS, A. K.; LICHTMAN, A. H.; PILLAI, S. H. I. V. Imunologia celular e molecular. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

Naomi Tanaka
Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Tanaka, Naomi. Anticorpos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/anticorpos. Acesso em: 26 de April de 2024.

1. [Mackenzie - 2006]

A busca por recursos que sejam eficientes na prevenção de doenças tem sido alvo de grandes investimentos, tanto científicos como industriais. A esse respeito, são feitas as seguintes afirmações:

I. A eficiência das vacinas deve-se à produção de células de memória que permanecem no organismo, podendo combater o agente causador de uma doença imediatamente.

II. Existem diferentes tipos de células no sistema imunitário, sendo que os macrófagos são capazes de fagocitar partículas estranhas e os linfócitos podem produzir anticorpos.

III. Anticorpos são células cuja função é identificar e destruir partículas estranhas.

Assinale:

a) Se somente a afirmativa I for correta.

b) Se somente as afirmativas I e III forem corretas.

c) Se todas as afirmativas forem corretas.

d) Se somente as afirmativas I e II forem corretas.

e) Se somente as afirmativas II e III forem corretas.

A alternativa correta é d) Se somente as afirmativas I e II forem corretas.

A afirmativa III está incorreta porque anticorpos proteínas formados por aminoácidos.

2. [Enem - 2011]

Os sintomas mais sérios da Gripe A, causada pelo vírus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes. O motivo aparente é a menor imunidade desses grupos contra o vírus. Para aumentar a imunidade populacional relativa ao vírus da gripe A, o governo brasileiro distribuiu vacinas para os grupos mais suscetíveis.

A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque:

a) possui anticorpos contra o agente causador da doença

b) possui proteínas que eliminam o agente causador da doença.

c) estimula a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea

d) possui linfócitos B e T que neutralizam o agente causador da doença.

e) estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença.

A alternativa correta é e) estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença.

As vacinas são métodos de imunização ativa, ou seja, são responsáveis por estimular a produção de anticorpos contra determinado antígeno. Isso ocorre por meio da geração de células de memórias que conseguem conter rapidamente os antígenos em contatos futuros.