Corpo humano

O corpo humano pode ser comparado à uma maquina complexa. Entenda o porquê dessa comparação neste texto.

O corpo humano é formado por um conjunto de estruturas que, de maneira integrada, desempenham diversas funções no organismo. Assim, é possível comparar o nosso corpo a um maquinário complexo onde cada estrutura funciona em perfeita sincronia. Neste texto, vamos compreender a organização do corpo
humano e suas características.

Fonte: iStock

Anatomia humana

Anatomia humana é o campo da biologia que estuda as grandes estruturas e sistemas do corpo humano. No estudo da anatomia, é utilizado uma técnica conhecida como dissecação que se baseia em cortes para melhor visualização de diferentes estruturas corporais. Considera-se que as primeiras dissecações em humanos ocorreram por volta do século II a. C, mas que teriam ganhado maior destaque durante o Renascimento.

O corpo humano é igual para todos os seres humanos. Entretanto, corpos masculinos e femininos apresentam diferenças no sistema reprodutor que definem o sexo biológico de cada um.

Organização do corpo humano

O corpo humano pode ser estudado a partir de diferentes níveis de organização. Um conjunto de células semelhantes formam um determinado tipo de tecido. Assim, vários tecidos reunidos dão origem aos órgãos. O conjunto de diferentes órgãos constituem um sistema, onde cada órgão desempenha uma função e juntos, são responsáveis por uma função maior. Por fim, caracteriza-se o organismo em que diferentes sistemas funcionam de maneira integrada.

Todo Estudo

Vamos entender as peculiaridades de cada nível de organização do corpo humano.

Tipos de células do corpo humano

Todo Estudo

As células do corpo humano são do tipo eucariontes, ou seja, tem o núcleo definido. Também podem ser consideradas como unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Então, vamos conhecer os principais tipos de células presente no organismo humano.

  • Adipócitos: armazenam gordura.
  • Espermatozóides: gametas masculinos.
  • Hemácias ou eritrócitos: células anucleados que atuam no transporte de oxigênio pelo corpo.
  • Leucócitos: células relacionadas à proteção do organismos contra corpos estranhos. Existem diferentes tipos de leucócitos como neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos.
  • Neurônios: são responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos.
  • Ovócito: gameta feminino.

Os seres humanos são considerados organismos pluricelulares, pois apresentam diversos tipos celulares com as mais variadas funções. Aqui, abordamos apenas os principais tipos celulares.

Tecidos do corpo humano

Fonte: Ck-12

Os tecidos são constituídos por um grupo de células semelhantes que em conjunto para desempenhar uma função. No corpo humano, temos 4 tipos básicos de tecidos. Veja a seguir os principais tipos de tecido.

  • Tecido epitelial: tem como principal característica as células justapostas com pouca matriz extracelular. Esse tipo de tecido é responsável por revestimento de superfícies e por secretar substâncias.
  • Tecido conjuntivo: apresentam grande quantidade de matriz extracelular. Existem 4 tipos de tecido conjuntivo, são eles: tecido conjuntivo propriamente dito, tecido adiposo, tecido sanguíneo, tecido ósseo e tecido cartilaginoso.
  • Tecido muscular: caracterizado por células alongadas com capacidade de contração. Podem ser classificados em 3 tipos: muscular não estriado ou liso, muscular estriado esquelético e muscular estriado cardíaco.
  • Tecido nervoso: possuem células capazes de gerar, receber e transmitir os impulsos nervosos.

Órgãos do corpo humano

Fonte: iStock

Diversos tecidos do nosso organismos se unem para formar os órgãos. Todavia, todos os órgãos do corpo humano são importantes para o bom funcionamento do organismo. Veja alguns exemplos a seguir.

  • Coração: composto por tecido muscular, é responsável por bombear o sangue para todo o organismo. Sendo assim, garante a distribuição de oxigênio e nutrientes por todo o corpo.
  • Hipófise: importante glândula do sistema endócrino, é responsável pela produção e controle de diversos hormônios, como por exemplo o hormônio do crescimento.
  • Cérebro: principal órgão do sistema nervoso, controla a visão, audição, olfato, movimento e bem como outros sentidos. É compostos por bilhões de neurônios.
  • Pulmão: órgão respiratório formado por milhões de alvéolos. É nos alvéolos que ocorrem as trocas gasosas.
  • Estômago: porção do trato digestório que atua na transformação do bolo alimentar para queima por meio da ação do suco gástrico.
  • Intestinos: possuímos 2 tipos de intestinos, o delgado e o grosso. O intestino delgado é o local final do processo de digestão e da absorção de nutrientes, enquanto no intestino grosso ocorre apenas a absorção de água e a formação das fezes.
  • Fígado: responsável pelo processamento de substancias absorvidas no trato digestivo. Além disso, atua na regulação sanguínea e na metabolização de proteínas e gorduras.
  • Rins: é encontrado em par no organismo, tem como principal função a filtração do sangue e a produção de urina.
  • Pele: é o maior órgão do nosso corpo, sua função é proteger todo o organismo. Além disso, também controla a temperatura corporal.

Cada órgão apresenta diferentes funções e está agrupados em um sistemas. Entretanto, é possível que um mesmo órgão possa apresentar mais de tipos de tecido em sua composição. Além disso, pode estar presente em mais de um sistema.

Sistema do corpo humano

Sistemas: Circulatório, Nervoso, Respiratório, Digestório, Esquelético e Muscular. Fonte: iStock.

Cada um dos sistemas do corpo humano apresenta uma função específica resultante da ação de alguns órgãos. Dessa forma, existem vários sistemas. Vamos conhecer os principais a seguir.

  • Sistema cardiovascular: responsável pela distribuição de oxigênio e nutrientes por todo o corpo por meio do bombeamento de sangue. É formado pelo coração e vasos sanguíneos.
  • Sistema digestório: a principal função é processar o alimento em partículas menores, retirando os nutrientes necessários. É composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos e glândulas anexas.
  • Sistema endócrino: é formado por todas as glândulas endócrinas do organismo. Tem como principal função o controle hormonal e a regulação química de diversas atividades do corpo humano.
  • Sistema esquelético: constituídos pelos ossos, tem como função a locomoção e sustentação do corpo. Além disso, protege os órgãos internos e atua no armazenamento de cálcio e outras substâncias.
  • Sistema excretor: também chamado de sistema urinário, é responsável pela produção e eliminação da urina. É formado pelos rins, ureteres, bexiga e uretra.
  • Sistema muscular: formado pelos músculos, está relacionado à movimentação do corpo e contração dos órgãos.
  • Sistema nervoso: é responsável pela percepção dos estímulos internos e externo e pela geração de respostas a esses estímulos. Pode ser classificado em sistema nervoso central e periférico e é composto pelo encéfalo e medula espinhal.
  • Sistema respiratório: permite a realização das troca gasosas, é formado pelo nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos.
  • Sistema reprodutor: também chamado de sistema genital, garante a produção de hormônios sexuais e a produção de gametas. O sistema reprodutor masculino e feminino são formados por órgãos internos e externos, mas cada um tem sua especificidade.
  • Fonte: iStock

O conjunto de todos os sistemas é chamado de organismo, ou seja, constitui o nível mais alto de organização.

Em conclusão, o corpo humano é formado por diversas estruturas que trabalham em conjunto para desempenhar diferentes funções. Neste texto, aprendemos um pouco mais sobre a anatomia humana e seus componentes. Continue estudando mais sobre os vasos sanguíneos.

Referências

TORTORA, G. J. Corpo Humano – Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 4ª Edição. Editora: Artmed, 2000.

Gabriela Naomi
Por Gabriela Naomi

Acadêmica de último ano de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do grupo de pesquisa na área de limnologia, com ênfase em ecologia de zooplâncton na mesma universidade.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka Santos, Gabriela Naomi. Corpo humano. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/corpo-humano. Acesso em: 15 de August de 2020.

Exercícios resolvidos

1.

O estudo do corpo humano possibilita sua análise em diferentes níveis. Quando estudamos um conjunto de vários tecidos que desempenham a mesma função estamos analisando um

a) tecido.
b) sistema.
c) órgão.
d) organismo.
e) átomo.

A alternativa correta é c) órgão.

2.

O corpo humano pode ser comparado à uma máquina extremamente complexa onde é possível dividi-la em diferentes níveis de organização. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente a sequência dos níveis de organização do corpo humano:

a) célula → sistemas → tecidos → órgãos → organismo
b) célula → tecidos → órgãos → sistemas → organismo
c) célula → órgãos → tecidos → sistemas → organismo
d) tecidos → órgãos → sistemas → célula → organismo
e) tecidos → órgãos → célula → sistemas → organismo

A alternativa correta é b) célula → tecidos → órgãos → sistemas → organismo.

Compartilhe

TOPO