Unicelulares e multicelulares

Os seres vivos podem ser diferenciados conforme a quantidade de células que os compõem. Dessa forma, são divididos em unicelulares e multicelulares.

Os seres vivos são compostos por células e podem ser classificados em organismos unicelulares e multicelulares. Esse tipo de classificação é um conceito básico, mas é muito importante saber as diferenças entre os grupos para compreender conteúdos posteriores. A seguir, confira as características desses organismos.

Publicidade

Organismos unicelulares

Organismos unicelulares são aqueles formados por apenas uma única célula. Eles não necessitam de outro tipo celular para manter todas as suas atividades essenciais, como locomoção e alimentação. Esses organismos podem ser procariontes ou eucariontes. Isto é, possuem, respectivamente, o material genético disperso no citoplasma ou envolto pela membrana nuclear. Já a reprodução, é, em sua maioria, do tipo assexuada, mas alguns organismos também realizam a reprodução.

Os unicelulares também podem ser diferenciados de acordo com a forma que obtêm a sua energia. Assim, os autotróficos são aqueles que conseguem produzir o próprio alimento, enquanto os heterotróficos necessitam de outro ser vivo para sobreviver.

Exemplos de organismos unicelulares

  • Bactérias;
  • Protozoários;
  • Algumas algas (ex.: diatomáceas);
  • Alguns fungos (ex.: levedura).

Por serem considerados seres vivos mais simples, acreditam-se os unicelulares seriam as primeiras formas de vida que surgiram na Terra. Devido às suas características, esses seres conseguiram se desenvolver rapidamente.

Organismos multicelulares

Também chamados pluricelulares, os organismos multicelulares são compostos por diversas células, que atuam em conjunto para manter a sobrevivência de um ser. Essas células são eucariontes e também podem ser diferenciadas de acordo com a reprodução (assexuada ou sexuada) e a forma de obter energia (autótrofos ou heterótrofos).

Exemplos de organismos multicelulares

  • Algumas algas (ex.: algas vermelhas);
  • Alguns fungos;
  • Plantas;
  • Animais.

Nos organismos multicelulares, as diversas células podem estar organizadas e agrupadas conforme as suas funções e outras características. Isso permite a formação de tecidos, órgãos e sistemas.

Publicidade

Vídeos sobre seres unicelulares e multicelulares

Apesar de ser um conteúdo simples, é muito importante entender as características dos organismos unicelulares e multicelulares. Então, confira os vídeos selecionadas abaixo e aproveite o momento para sanar as suas dúvidas e revisar o conteúdo:

Aulão sobre unicelulares e multicelulares

Nessa aula, o professor Samuel explica as características e diferenças entre os organismos unicelulares e multicelulares. Além disso, ele também comenta sobre as vantagens que a organização multicelular confere aos organismos. Confira!

Publicidade

Teoria celular

Os seres vivos são compostos por células. Mas você como isso foi descoberto? Então assista a esse vídeo para saber mais! Nele, você vai compreender a teoria celular, uma ideia de alguns pesquisadores que estabelece a constituição celular dos organismos.

Resumo sobre o conceito de unicelular e multicelular

Aqui, você encontra um vídeo rápido e ilustrado sobre o conteúdo. Essa é uma ótima alternativa para revisar as principais características entre os unicelulares e multicelulares sempre que precisar!

Entender o que são seres unicelulares e multicelulares é fundamental para avançar nos conteúdos de biologia. Agora, aproveite e saiba mais sobre as organelas celulares.

Publicidade

Referências

Biologia celular e molecular (2012) – Luiz Carlos Junqueira & José Carneiro
Biologia molecular da célula (2010) – Bruce Alberts

Naomi Tanaka
Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Naomi. Unicelulares e multicelulares. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/unicelulares-e-multicelulares. Acesso em: 19 de May de 2022.

Exercícios resolvidos

1.

Alguns seres vivos são compostos por números células, já outros são formados por apenas uma. Conforme a quantidade de células, é possível dizer que as bactérias são:

a) Unicelulares;
b) Unicelulares, em sua maioria;
c) Multicelulares;
d) Unicelulares e multicelulares;
e) As bactérias possuem um tipo de classificação a parte.

A alternativa correta é a) Unicelulares.

As bactéricas são seres unicelulares, ou seja, são compostas por uma única célula e não dependem de outro tipo celular para manter as suas atividades essenciais.

2.

Assinale a alternativa que contém as características dos organismos multicelulares:

a) procariontes, heterotróficos e com reprodução sexuada;
b) procariontes, autotróficos e com reprodução assexuada;
c) eucariontes, heterotróficos e com reprodução assexuada e sexuada;
d) eucariontes, autotróficos e heterotróficos, e com reprodução assexuada e sexuada;
e) procariontes e eucariontes, autotróficos e heterotróficos, e com reprodução assexuada e sexuada.

A alternativa correta é d) eucariontes, autotróficos e heterotróficos, e com reprodução assexuada e sexuada.

Assim como os unicelulares, os multicelulares também podem ser diferenciados de acordo com a forma que obtêm energia (autotróficos e heterotróficos) e o tipo de reprodução (assexuada e sexuada). Entretanto, esses organismos são todos eucariontes, ou seja, possuem o material genético envolvido pela membrana nuclear.

Compartilhe

TOPO