Crossing over

O crossing over promove a troca de DNA entre dois cromossomos homólogos. Ele é um dos processos genéticos responsáveis pela variabilidade entre os seres vivos.

O crossing over é um dos mecanismos genéticos responsáveis pela variabilidade genética durante a reprodução sexuada. Esse processo ocorre durante a meiose e garante a diversidade entre os seres vivos. Continue a leitura e aprenda mais sobre esse fenômeno genético.

O que é o crossing over

Crossing over ou permutação cromossômica é um processo que envolve a troca de fragmentos entre cromátides homólogas. Essa troca é natural, recíproca e provoca o surgimento de novas sequências de genes nos cromossomos. Dessa forma, cada organismo apresenta as suas peculiaridades genéticas e cada espécie se diferencia entre si.

Bases nitrogenadas
As bases nitrogenadas carregam as informações genéticas do DNA e RNA. Neste texto, entenda a composição e os tipos de base nitrogenadas.
Classificação dos seres vivos
A classificação dos seres vivos é uma maneira simples de organizar seres semelhantes em categorias. Entretanto, é necessário atender alguns critérios. Vamos conhecer mais sobre a classificação.
Anexos embrionários
Responsáveis por proteger e garantir o desenvolvimento do embrião, os anexos embrionários foram fundamentais para a conquista do ambiente terrestre.

As recombinações gênicas resultantes do crossing over ajudam a aumentar a variabilidade entre indivíduos. Assim, é um processo importante durante a evolução dos seres vivos. Esse fenômeno foi proposto por Thomas Hunt Morgan com base nos estudos de Frans Alfons Janssens.

Quando ocorre

Ilustração do processo de crossing over entre cromossomos homólogos. Na imagem, as cromátides homólogas estão entrelaçadas (quiasma) e conseguem trocar fragmentos de DNA. Dessa forma, cada cromossomos possui uma cromátide recombinante (imagem: IStock)

O crossing over ocorre durante a prófase I da meiose I. Nesse momento, ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos em que as cromátides homólogas conseguem se entrelaçar. Esse ponto de encontro entre as cromátides é chamado de quiasma e é nele que ocorre a troca de material genético. Isso acontece porque as cromátides conseguem se romper e se ligar ao outro cromossomo.

Esse processo ocorre apenas em uma das cromátides de cada cromossomo. Assim, ao final da permutação, cada cromossomo terá uma cromátide conservada e uma recombinante.

Pode ocorrer na mitose?

A mitose é um tipo de divisão celular em que as células filhas serão idênticas à célula mãe. Já a meiose, as células filhas possuem metade dos cromossomos da célula mãe e podem gerar indivíduos geneticamente diferentes. O processo de crossing over ocorre durante a meiose. Entretanto, também há recombinação genética na mitose. Nela esse processo pode ser ocorrer pela ação da mutação, transformação, conjugação e transdução.

Vídeos sobre crossing over

Que tal tirar as possíveis dúvidas e revisar o conteúdo estudado? Então veja os vídeos selecionados abaixo:

Aulão sobre crossing over

Nessa aula, o professor Andrey Freire explica em detalhes como ocorre o processo de permutação cromossômica. Além disso, compreenda também a importância desse evento para a variabilidade das espécies.

Prófase I e recombinação genética

A permutação cromossômica ocorre na prófase I da meiose I. Essa é a etapa inicial da divisão celular e pode ser dividia em 5 subetapas. Confira a aula do professor Bruno sobre o assunto para entender como ocorre a prófase I e o processo de crossing over.

Importância da variabilidade genética para a evolução

A recombinação de genes é um dos fatores responsáveis por garantir a diversidade entre as espécies. Mas você sabe a importância disso para o processo evolutivo? Assista a essa aula da professora Maíra Sarraf e compreenda como a variabilidade genética e a seleção natural estão relacionadas.

O crossing over é uma etapa importante da divisão meiótica, pois ele é responsável pela recombinação dos genes. Assim, ele ajuda a aumentar a variabilidade entre as espécies e contribui para o processo evolutivo. Continue seus estudos de biologia e saiba mais sobre codominância.

Fundamentos de Genética (2013) – Peter Snustad & Michael J. Simmons

Introdução à genética (2006) – Anthony J. F. Griffiths et al.

Naomi Tanaka
Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Tanaka, Naomi. Crossing over. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/crossing-over. Acesso em: 18 de April de 2024.

1. [FAGOC - 2018]

O crossing-over é um fenômeno na divisão celular em que as cromátides de um cromossomo homólogo podem trocar fragmentos, provocando o surgimento de novas sequências de genes ao longo dos cromossomos. É uma das fases finais da recombinação genética, no processo designado por sinapse. Esse fenômeno ocorre em qual fase da meiose I?
A) Prófase I.
B) Anáfase I.
C) Telófase I.
D) Metáfase I.

A alternativa correta é A) Prófase I.

O crossing over ocorre na prófase I da meiose I. Esse evento é importante para aumentar a variabilidade genética entre as espécies.

Assinale a alternativa que corresponde ao crossing over:

a) Ocorre durante a mitose e é o único responsável por garantir a variabilidade genética entre indivíduos;
b) Garante a variabilidade genética apenas entre indivíduos homozigotos recessivos;
c) É um processo que envolve a troca de fragmentos genéticos entre cromátides homólogas;
d) É um processo que envolve a troca de DNA entre cromátides de um mesmo cromossomo;
e) Recombinação de genes que ocorre tanto na meiose quanto na mitose.

A alternativa correta é c) É um processo que envolve a troca de fragmentos genéticos entre cromátides homólogas.

Durante o crossing over as cromátides de cromossomos homólogos se entrelaçam e trocam de material genético. Esse processo ocorre na prófase I da meiose I.