Reprodução Sexuada

Os seres vivos podem reproduzir-se a partir de reprodução sexuada ou assexuada.

Chamamos de reprodução sexuada aquela onde há a troca de gametas femininos e masculinos para que seja gerado um ou mais indivíduos de uma determinada espécie. São vários os seres vivos cuja reprodução é sexuada, como é o caso, inclusive, dos seres humanos, gerando portanto filhos semelhantes aos pais, porém não idênticos.

Vantagens e desvantagens da reprodução sexuada

Dentre as vantagens, podemos citar principalmente a diversidade genética, pois esse modo de reprodução garante mais genes segregados em gerações futuras. Dentre as desvantagens, entretanto, podemos mencionar, além do gasto energético ser bem maior, há um período mais longo para que haja o processo de fecundação e desenvolvimento do indivíduo. Durante a reprodução sexuada, ainda, os organismos ficam mais expostos aos predadores.

Reprodução sexuada nos animais

Imagem: Reprodução

Em animais, a reprodução sexuada envolve gametas masculinos, que são os espermatozoides, e os gametas femininos, que são os óvulos. Os espermatozoides são células produzidas pelos indivíduos do sexo masculino cujo tamanho é bastante inferior ao tamanho dos óvulos, e sua eficiência para encontrar o óvulo deslocando-se se dá por meio de uma cauda longa. Algumas espécies de animais, entretanto, apresentam o espermatozoide sem esse flagelo, como é o caso dos vermes.

O óvulo, por sua vez, é bem maior do que o espermatozoide, sendo uma célula imóvel, produzida por indivíduos do sexo feminino. Há, dentro dos óvulos, o vitelo, que é uma reserva de nutrientes usada para o desenvolvimento do embrião quando houver a fecundação.

Fecundação

São eliminados durante a ejaculação, aproximadamente 300 milhões de espermatozoides, mas somente 200 deles, em média, alcançam a tuba uterina, e somente um destes que fecundará o óvulo. São diversos os fatores que prejudicam o processo, como pílulas anticoncepcionais, ou ainda a própria acidez natural da vagina, que acaba por destruir grande parte dos espermatozoides.

Referências

Bio – Volume único – Sonia Lopes, Sérgio Rosso

Por Natália Petrin
Teste seu conhecimento

01. [Fuvest] Qual dos seguintes eventos ocorre no ciclo de vida de toda espécie com reprodução sexuada?

a) Diferenciação celular durante o desenvolvimento embrionário.

b) Formação de células reprodutivas dotadas de flagelos.

c) Formação de testículos e de ovários.

d) Fusão de núcleos celulares haploides.

e) Cópula entre macho e fêmea.

 

02. Ao analisar alguns anfíbios em seu momento de reprodução, percebeu-se que alguns realizam fecundação externa. Um aluno, então, concluiu que se tratava de uma reprodução assexuada. O aluno está correto?

a) Sim, pois na reprodução sexuada obrigatoriamente devem ocorrer relações sexuais.

b) Sim, pois o contato com os gametas ocorreu fora do corpo do animal.

c) Não, pois a reprodução assexuada é exclusiva das bactérias.

d) Não, pois, em uma reprodução sexuada, é necessária apenas a combinação do material genético.

e) Não, pois mesmo que não ocorra transferência de material genético, para haver reprodução sexuada, basta apenas que exista um macho e uma fêmea.

01. [D]

02. [D]

Compartilhe nas redes sociais

TOPO