Alvéolos pulmonares

Os alvéolos pulmonares estão localizados nas terminações dos ductos alveolares e possuem a função de ser o local onde ocorrem as trocas gasosas.

O sistema respiratório é responsável por transportar oxigênio até as células do organismo. Dentre os órgãos que compõem esse sistema, os pulmões são os locais onde ocorre as trocas gasosas. Em específico, a troca de gases ocorre nos alvéolos pulmonares, locais altamente vascularizados e de textura esponjosa. Confira, a seguir, o que são, como é a histologia e as funções dos alvéolos pulmonares.

O que são alvéolos pulmonares?

Os alvéolos pulmonares são locais onde ocorrem as trocas gasosas. Eles são pequenas bolsas semelhantes aos favos de uma colmeia, estão localizados nas terminações dos ductos alveolares. Cada ducto pode terminar em um único alvéolo ou em sacos alveolares, que são um conjunto de vários alvéolos. Juntos, essas estruturas compõem as partes finais da árvore brônquica, ocupando a maior parte do volume dos pulmões e conferindo a característica esponjosa ao órgão.

Histologia dos alvéolos pulmonares

Geralmente, a parede de um alvéolo é comum a dois ou a mais alvéolos pulmonares adjacentes, por isso recebe o nome de parede alveolar ou septo interalveolar. Essa parede é composta por duas camadas de células epiteliais separadas por uma fina camada de tecido conjuntivo. Nesse tecido conjuntivo são encontradas extensas redes de capilares sanguíneos.

Nas paredes alveolares são encontradas dois tipos de células, são elas: pneumócitos do tipo I e pneumócitos do tipo II. Veja, abaixo, as características e funções de cada uma:

  • Pneumócitos do tipo I: são células pavimentosas delgadas, ou seja, são finas e possuem citoplasma e núcleo achatados. A sua função é impedir a passagem de fluido extracelular para o interior dos alvéolos, ao mesmo tempo constituem uma barreira fina que permitem as trocas gasosas;
  • Pneumócitos do tipo II: são células arredondadas localizadas entres os pneumócitos do tipo I. Esse tipo celular secreta o surfactante pulmonar, uma substância que diminui a tensão superficial da célula e facilita a respiração, pois reduz a força na inspiração. A camada surfactante mantém os alvéolos pulmonares abertos para ocorrer as trocas gasosas, por isso é sempre renovada.

Apesar de não ser um tipo celular dos alvéolos, os macrófagos também são encontrados nesse local. Eles podem ser localizados entre os pneumócitos do tipo I e a luz alveolar e atuam fagocitando partículas estranhas presente nos alvéolos. Ou seja, os macrófagos fazem a limpeza dos alvéolos pulmonares, garantindo a sua defesa.

Funções dos alvéolos pulmonares

Basicamente os alvéolos pulmonares possuem a função de ser o local onde ocorrem as trocas gasosas, ou seja, é onde ocorre a hematose. Nesse processo, o oxigênio chega ao interior dos alvéolos e passa para o sangue, difundido-se para o interior dos capilares. De maneira oposta, o dióxido de carbono presente no sangue vai para o interior dos alvéolos. Essa troca ocorre simultaneamente durante a respiração e ocorre por conta da diferença de tensão entre os gases e o capilar.

No sangue, a molécula de oxigênio se liga à hemoglobina da hemácia e, posteriormente, será distribuído para todas as células do corpo por meio do sistema circulatório. Já o dióxido de carbono é expirado pelas vias respiratórias.

Enfisema pulmonar

O enfisema pulmonar é uma doença respiratória em que a superfície de trocas gasosas é reduzida, comprometendo a oxigenação do organismo. Isso acontece por conta da destruição dos alvéolos pulmonares, consequência da perda de elasticidade pulmonar. A principal causa do enfisema é o tabagismo, mas a poluição do ar também pode comprometer a saúde dos alvéolos.

Por conta da destruição dos alvéolos pulmonares, ocorre a falta de ar em que há a sensação de que o ar não foi totalmente inspirado. O enfisema não tem cura e, ao longo do tempo, provoca a tosse crônica e favorece o desenvolvimento de infecções pulmonares, por isso o tratamento visa melhorar a qualidade de vida do paciente.

Vídeos sobre alvéolos pulmonares

Para você sanar todas as suas dúvidas e revisar o conteúdo, confira, abaixo, alguns vídeos sobre o assunto estudado:

Trocas gasosas nos alvéolos pulmonares

Nos alvéolos pulmonares ocorrem as trocas gasosas no corpo humano. No vídeo, o professor Guilherme explica como ocorre o processo de hematose e como os gases CO2 e O2 são transportados no organismo. Aproveite a aula para fazer uma revisão do conteúdo.

Sistema respiratório

A principal função dos alvéolos pulmonares é fazer as trocas gasosas de CO2 por O2, mas quem são os componentes do sistema respiratório? Assista ao vídeo para relembrar todas as estruturas envolvidas durante a respiração e quais as funções de cada uma delas. Esse é um assunto muito cobrado no ENEM e vestibulares, então não deixe de conferir!

Anatomia dos pulmões

Os pulmões são órgãos importantes no sistema respiratório, pois é no seu interior que ocorrem o processo de hematose pulmonar, ou seja, a troca de gases. Assista ao vídeo para conhecer mais sobre a anatomia desse órgão e como cada estrutura participa do mecanismo da respiração.

Em síntese, os alvéolos pulmonares são os locais onde ocorrem as trocas gasosas. Essa estrutura possui características como paredes finas, células especializadas e milhões de capilares sanguíneos que favorecem as trocas de oxigênio e dióxido de carbono. Não pare de estudar por aqui, aproveite e estude sobre outra estrutura do sistema respiratório, os brônquios.

Referências

Anatomia humana: aprendizagem humana – Marcílio Hubner de Minaranda Neto et al. (2016)

Corpo Humano: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia – Gerard J. Tortora & Bryan Derrickson (2017)

Histologia Básica: texto e atlas – Luiz Carlos Uchoa Junqueira; José Carneiro & Paulo Abrahamsohn (2017)

Tratado de Fisiologia Médica – Arthur Clifton Guyton & John E. Hall (2017)

Naomi Tanaka
Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Naomi. Alvéolos pulmonares. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/alveolos-pulmonares. Acesso em: 21 de September de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [PUC-MG]

A troca gasosa de oxigênio e gás carbônico nos alvéolos se faz:
a) através de pinocitose do fluido bronquiolar pelo capilar.
b) por diferença de tensão desses gases entre o alvéolo e o capilar.
c) através da associação desses gases com a proteína transportadora no bronquíolo.
d) pela ação de enzimas que aumentam o poder de penetração dos gases nos capilares.
e) por transporte ativo, que envolve a ação de permeaes.

A alternativa correta é b) por diferença de tensão desses gases entre o alvéolo e o capilar.

As trocas gasosas ocorrem por difusão em que o gradiente de concentração dos gases no alvéolo e no capilar impulsionam a movimentação dos gases.

2. [URCA]

Nos alvéolos pulmonares, o sangue elimina:

a) monóxido de carbono e absorve oxigênio.

b) dióxido de carbono e nitrogênio e absorve oxigênio.

c) oxigênio e absorve dióxido de carbono.

d) dióxido de carbono e absorve oxigênio.

e) monóxido de carbono e absorve hidrogênio.

A alternativa correta é d) dióxido de carbono e absorve oxigênio.

O dióxido de carbono sai do sangue e passa para o interior dos alvéolos. Depois, pelas vias respiratórias, ele será levado ao meio externo pelo processo de expiração. Já o oxigênio entra nos capilares e logo é distribuído para as células do organismo.

Compartilhe

TOPO