Tecido sanguíneo

Hemácias, leucócitos e plaquetas são alguns dos componentes do tecido sanguíneo. Vamos entender a diferença entre cada um deles.

O corpo humano é estruturado em diversos níveis de organização. Entre esses níveis, temos os tecidos, que são conjuntos de células semelhantes que desempenham determinada função. Neste texto, vamos abordar em específico o tecido sanguíneo e suas características e funções. Acompanhe:

O que é tecido sanguíneo

O tecido sanguíneo pode ser popularmente chamado de sangue, sendo um tecido altamente especializado composto basicamente por um conjunto de células dispersas em um meio líquido, o plasma. A origem do tecido sanguíneo é a medula óssea vermelha, que pode ser encontrada no interior de alguns ossos.

Qual é a função do tecido sanguíneo?

Sua principal função é o transporte de substâncias no organismo. Então, atua no transporte de hormônios, oxigênio e nutrientes. Além disso, também faz a defesa contra agentes estranhos, por meio dos leucócitos, e recolhe resíduos produzidos durante o metabolismo (excretas).

Composição do tecido sanguíneo

  • Plasma: é a parte líquida do sangue. É formado por diversos componentes (proteínas, por exemplo) e possui a função de transportar substâncias dissolvidas, como medicamentos e nutrientes.
  • Hemácias: também chamadas de glóbulos vermelhos, são células compostas por hemoglobina, e sua função é transportar o gás oxigênio pelo corpo.
  • Leucócitos: também denominados glóbulos brancos, é o tipo celular responsável por defender o organismo contra agentes invasores, garantindo a imunidade.
  • Plaquetas: são fragmentos celulares que atuam na coagulação do sangue.

Na composição sanguínea humana, o plasma compõe cerca de 55% do sangue, sendo os outros 45% destinados às células. Então, vamos conhecer abaixo os tipos celulares do sangue.

Células do tecido sanguíneo

Vamos entender um pouco sobre as características de cada tipo celular que compõe o tecido sanguíneo. Vale lembrar que os leucócitos são divididos em 5 tipos celulares (neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos). Veja mais detalhes a seguir:

Todo Estudo

Hemácias

As hemácias são células em formato discoide e levemente achatadas no centro. No seu interior, apresentam a proteína hemoglobina, que é a responsável pela cor vermelha do sangue. Além disso, faz a captura de oxigênio para fazer seu transporte pelo corpo.

Neutrófilos

Os neutrófilos apresentam núcleos com três ou mais lóbulos. São o tipo de leucócito mais abundante e atuam ativamente na fagocitose de microrganismos invasores. Dessa forma, constituem a primeira linha de defesa do sangue.

Eosinófilos

Os eosinófilos possuem núcleos com dois lóbulos. Atuam principalmente contra parasitas de maior tamanho e evitam a manifestação de processos alérgicos.

Basófilos

Os basófilos possuem núcleo disforme e volumoso. Além da sua atuação contra alergias, são responsáveis pela liberação de heparina, um anticoagulante, e de histamina, responsável pela maior eficiência na resposta de anticorpos e neutrófilos às infecções.

Linfócitos

Os linfócitos são células com núcleo muito grande e podem ser de dois tipos: linfócitos T ou B. Ambos são responsáveis pela defesa imunitário do organismo. Ou seja, produzem os anticorpos capazes de reconhecer e combater substâncias estranhas e agentes invasores.

Monócitos

Os monócitos possuem tamanho maior que os demais tipos de leucócitos. São células que ficam por pouco tempo na corrente sanguínea, porque migram rapidamente para tecidos específicos. Nesses tecidos, os monócitos se transformam em macrófagos e fagocitam agentes invasores.

Agora que você já sabe sobre a composição do tecido sanguíneo e as características de cada tipo celular, revise o conteúdo com as videoaulas e exercícios que separamos abaixo!

Vídeos sobre tecido sanguíneo para continuar estudando

A seguir, selecionamos vídeos sobre o assunto para que você aprofunde seus estudos e não fique com nenhuma dúvida. Não deixe de conferir nossa seleção!

Histologia do tecido sanguíneo

Nesse vídeo, o professor Samuel Cunha dá uma aula bem completa sobre o sangue. Então, não deixe de acompanhar as explicações!

Entenda a composição do plasma

Aqui, selecionamos uma aula sobre a composição do sangue – mais especificamente sobre o plasma e as hemácias. Confira!

Coagulação sanguínea

Nessa outra aula, o professor Guilherme fala sobre as plaquetas e como elas atuam na coagulação do sangue. Acompanhe!

Em conclusão, o tecido sanguíneo é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Além disso, é composto por diversos tipos celulares que desempenham funções específicas, fazendo com que esse tipo de tecido seja altamente especializado. Continue seus estudos de biologia entendendo mais sobre o corpo humano e seus níveis de organização.

Referências

Corpo Humano – Fundamentos de Anatomia e Fisiologia (2000) – Gerard J. Tortora

Gabriela Naomi
Por Gabriela Naomi

Acadêmica de último ano de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do grupo de pesquisa na área de limnologia, com ênfase em ecologia de zooplâncton na mesma universidade.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka Santos, Gabriela Naomi. Tecido sanguíneo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/tecido-sanguineo. Acesso em: 22 de September de 2020.

Exercícios resolvidos

1. [UNIFOR - CE adaptado]

O sangue é constituído por plasma e três tipos de elementos celulares. As hemácias realizam ____________, os __________ são especializados na defesa do organismo e as plaquetas atuam no processo de __________. Para completar corretamente a frase acima, as lacunas devem ser substituídas, respectivamente, por:

a) Osmose, dendritos e fagocitose.
b) Transporte de nutrientes, monócitos e fagocitose.
c) Coagulação, amebócitos e transporte de gás carbônico.
d) Transporte de oxigênio, leucócitos e coagulação.

A resposta correta é a alternativa d) Transporte de oxigênio, leucócitos e coagulação.

2. [UFC - CE adaptado]

Sobre os elementos figurados do sangue dos mamíferos, são feitas as afirmativas abaixo:

I – Os leucócitos são os elementos figurados mais numerosos na corrente sanguínea e desempenham importante papel na defesa do organismo.
II – As hemácias são elementos figurados anucleados, presentes na circulação e desempenham importante papel no transporte de gases.
III – As plaquetas são elementos celulares menos numerosos, presentes na circulação, atuando nos processos de coagulação sanguínea.

Qual é a opção correta?
a) I, II e III são verdadeiras.
b) Somente I e II são verdadeiras.
c) Somente II e III são verdadeiras.
d) Somente III é verdadeira.

A resposta correta é a alternativa c) Somente II e III são verdadeiras..

A alternativa I é incorreta, pois afirma que os leucócitos são as células mais numerosas, entretanto as hemácias apresentam-se em maior quantidade no sangue.

Compartilhe

TOPO