Deslocamento

O deslocamento é a variação das posições de um determinado corpo. Ele é medido pela diferença entre as posições inicial e final. Contudo, esse conceito é diferente de distância.

O deslocamento é uma grandeza física vetorial. Ele representa a diferença entre as posições inicial e final de um determinado móvel. Esse conceito é muito utilizado na cinemática e outras áreas da Física. Contudo, ele não deve ser confundido com o espaço percorrido. Neste post você verá a definição, como calcular e muito mais. Confira!

O que é o deslocamento

O deslocamento, por definição, é uma grandeza vetorial e representa a variação da posição de um determinado corpo ao longo de um intervalo de tempo. Por isso, essa grandeza possui módulo, direção e sentido. Portanto, uma das formas de calcular o deslocamento de um determinado corpo é a partir da diferença entre as posições final e inicial.

Como calcular o deslocamento

Esta grandeza física é uma variação. Dessa maneira, ela pode ser calculada a partir da diferença entre a sua posição inicial e a posição final. Dessa forma, supondo que um determinado móvel se desloca entre as posições s0 até a posição s1, o deslocamento é:

Em que:

  • s0: posição inicial (m)
  • s1: posição final (m)
  • Δs: deslocamento (m)

Note que os deslocamentos são medidos em metro. Isso acontece porque a unidade de medida para esta grandeza no Sistema Internacional de Unidades (SI), é o metro. Demais unidades de medida devem ser convertidas.

Deslocamento negativo

Em certos casos, a posição inicial pode ter um valor menor do que a posição final. Ao realizar o cálculo das variações, o resultado será negativo. Isso significa que o corpo se move no sentido contrário da trajetória. Por exemplo, quando um carro se move por uma estrada e vê as placas indicativas da rodovia e de quilometragem diminuírem o valor.

Deslocamento X distância

A distância percorrida é a soma de todo o espaço percorrido por um determinado móvel. Já o deslocamento é a variação na posição de um corpo. Por exemplo, uma pessoa que participa de uma competição de 50 metros de natação, em uma piscina de 25 metros de comprimento. A distância percorrida será 50 metros, mas o deslocamento será nulo porque o ponto inicial e final são os mesmos.

Videoaulas sobre deslocamento

Ao estudar Física, é preciso conhecer bem as bases dos conceitos. Assim, quando se avança no conteúdo, o entendimento fica mais fácil. Dessa maneira, como o conceito aprendido até aqui é fundamental para o avanço nos estudos de cinemática, ele deve ser dominado o quanto antes. Veja mais sobre ele:

Deslocamento e distância percorrida

Compreender a diferença entre esses dois conceitos pode te salvar de várias confusões na Física. Principalmente porque, no cotidiano, eles são usados como sinônimos. Para entender a diferença entre eles, veja o vídeo do canal Física com Ueslei Reis. Confira.

Conceitos fundamentais da cinemática

Ao estudar qualquer conteúdo de Física, pode parecer que as definições são complicadas. Para facilitar a vida de quem está começando a estudar este conteúdo agora, o professor Marcelo Boaro explica os conceitos básicos da cinemática. Ao fim da aula, o docente resolve um exercício de aplicação.

Deslocamento vetorial

O deslocamento é uma grandeza vetorial. Contudo, por várias vezes, ele recebe um tratamento escalar. Dessa forma, o professor Marcelo Boaro explica como dar um tratamento vetorial para este conceito físico. Para isso, o docente relembra a sua definição e fórmula. Além disso, ao fim do vídeo, Boaro resolve um exercício de aplicação.

As bases de uma determinada área da Física são fundamentais para o seu entendimento. Por isso, compreendê-las é tão importante quando dominar o tópico mais avançado de determinado conteúdo. No caso do deslocamento, ele é um dos conceitos iniciais da termologia e aumente seu conhecimento!

Referências

Física I: Mecânica (2016) – Hugh D. Young et al.
Física: Volume 1 (2008) – David Halliday et al.
Curso de Física Básica: Volume 1 (2014) – Herch Moysés Nussenzveig.

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Deslocamento. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/deslocamento. Acesso em: 12 de May de 2022.

Exercícios resolvidos

1. [IFPR]

Um veículo trafega a 108 km/h em uma autoestrada, na qual a velocidade máxima permitida é 110 km/h. Ao tocar o telefone celular do condutor, imprudentemente ele desvia sua atenção para o aparelho ao longo de 4s. A distância percorrida pelo veículo durante os 4 s em que se movimentou sem a atenção do condutor, em m, foi igual a:

a) 132.
b) 146.
c) 168.
d) 120.

Alternativa correta: D
Considerando que a velocidade do veículo permaneceu constante durante os 4s, usaremos a equação da velocidade média escalar:

vm = Δ s/Δ t

Antes de substituir os valores, precisamos transformar a unidade da velocidade de km/h para m/s. Para isso, basta dividir por 3,6:

v = 108 : 3,6 = 30 m/s

Substituindo os valores, encontramos:

Δ S = 30 . 4 = 120 m

2. [UEL]

Em 1984, o navegador Amyr Klink atravessou o Oceano Atlântico em um barco a remo, percorrendo a distância de, aproximadamente, 7000 km em 100 dias. Nessa tarefa, sua velocidade média foi, em km/h, igual a:

a) 1,4

b) 2,9

c) 6,0

d) 7,0

e) 70

Alternativa correta: B
Temos que 1 dia = 24 h, logo 100 dias = 2400h

Como vm = Δ s/Δ t, podemos dizer que vm = 7000 km/ 2400h, então: vm = 2,9 km/h

Compartilhe

TOPO