Sistema Internacional de Unidades

O Sistema Internacional de Unidades é uma padronização das grandezas físicas e serve para igualar as medidas ao redor do mundo.

O Sistema Internacional de Unidades é um modo de padronizar as unidades de medida ao redor do mundo. Além disso, ele é uma forma moderna do sistema métrico, sendo usado em quase todos os países. A seguir, acompanhe as principais unidades de medida, seus tipos e veja videoaulas sobre o assunto:

Índice do conteúdo:

O que é o Sistema Internacional de Unidades

O Sistema Internacional de Unidades (SI) é a maneira moderna de representar o sistema métrico. Além disso, é o único sistema de medida oficial de quase todos os países. Compreende um conjunto de sete unidades de medida para grandezas físicas, sendo elas tempo, comprimento, massa, corrente elétrica, temperatura, quantidade de matéria e intensidade luminosa.

No ano de 2019, as magnitudes do SI foram definidas a partir de constantes físicas expressas em termos do SI. Essas constantes são a velocidade da luz no vácuo, a constante de Planck, a carga elementar do elétron, a constante de Boltzmann, o número de Avogadro, a eficácia luminosa e a frequência fundamental do césio.

Para que serve o Sistema Internacional de Unidades

O Sistema Internacional de Unidades tem como função padronizar as unidades de medida em todo o mundo. Antes da existência de um sistema padronizado, todas as unidades de medida eram definidas de maneira aleatória. Além disso, elas variavam conforme os países, e algumas delas dependiam até de medidas corporais do rei de cada país. Essa falta de padronização dificultava as transações comerciais e o avanço da ciência.

Unidades do Sistema Internacional de Unidades

O Sistema Internacional de Unidades é composto por sete grandezas físicas básicas, sendo elas metro, quilograma, segundo, ampère, kelvin, mol e candela. Saiba mais sobre cada uma delas abaixo:

  • Metro (m): é a unidade de medida de comprimento.
  • Quilograma (kg): é a unidade de medida de massa.
  • Segundo (s): é a unidade de medida de tempo.
  • Ampère (A) : é a unidade de medida de corrente elétrica.
  • Kelvin (K): é a unidade de medida de temperatura.
  • Mol (mol): é a unidade de medida de quantidade de substância.
  • Candela (cd): é a unidade de medida de intensidade luminosa.

Todas as outras unidades que conhecemos e utilizamos são derivadas dessas sete unidades citadas. Por exemplo: 1 newton (1 N) equivale a 1 kg ∙ 1 m ∙ 1 s-2.

Tipos de unidades

As unidades de medida que usamos atualmente são derivadas das sete unidades básicas do SI. Veja algumas derivações comuns:

  • Farad (F): é a unidade de medida de capacitância, equivalente a A² ∙ s² ∙ s²/(kg ∙ m²)
  • Coulomb (C): é a unidade de medida de carga elétrica, que equivale a A ∙ s
  • Newton (F): é a unidade de medida de força e equivale a kg ∙ (m/s²)
  • Joule (J): é a unidade de medida de energia, equivalendo a kg ∙ (s²/m²)

Essas são apenas algumas grandezas derivadas do SI. Você pode obter qualquer outra grandeza física a partir das unidades básicas do SI. Isso pode ser um ótimo exercício e também te auxiliará caso esqueça qual é a unidade de medida da grandeza.

Vídeos sobre o Sistema Internacional de Unidades

Agora, vejamos videoaulas sobre o Sistema Internacional de Unidades para ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre o assunto. Acompanhe:

Sistema Internacional de Unidades e notações científicas

Com esse vídeo, você aprende como relacionar as unidades do SI com prefixos de potências de 10.

Medidas de Massa

Nesse vídeo, você acompanha como a padronização de medidas de massa pode ser representada na prática. Confira!

Análise dimensional

Aqui, veja a resolução comentada de exercícios sobre Análise Dimensional aplicando as grandezas do SI.

O Sistema Internacional é muito importante para o avanço científico contemporâneo e, além disso, também possibilita uma maior igualdade no comércio. Uma das unidades de medida fundamentais do SI leva o nome em homenagem a André-Marie Ampère, um importante cientista que estudou a corrente elétrica. Aprenda mais sobre esse assunto também!

Referências

Física I (2016) – Hugh D. Young et al.

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Sistema Internacional de Unidades. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/unidades-de-medida. Acesso em: 22 de September de 2020.

Exercícios resolvidos

1.

Assinale a alternativa que apresente APENAS unidades básicas do Sistema Internacional de Unidades (SI).
a) newton, candela, ampère.
b) coulomb, metro, segundo.
c) candela, mol, quilograma.
d) metro, grama, segundo.

As unidades básicas do SI são metro, quilograma, segundo, ampère, kelvin, mol e candela. Assim, a alternativa que possui apenas unidades do SI é c) candela, mol, quilograma.

2.

Escreva a velocidade de 216 km/h em unidades do Sistema Internacional
de Unidades (SI).

Para transformarmos as velocidades de quilômetros por hora (km/h) em unidades do SI, devemos passá-las para metros por segundo (m/s). Para isso, dividimos o valor por 3,6. Dessa forma, 216 km/h equivalem a 60 m/s.

Compartilhe

TOPO