Força

A força está presente em nosso cotidiano, e é estudada pela física, podendo ser de quatro tipos: força nuclear forte e fraca, força eletromagnética e força da gravidade.

Quando falamos em força, muitas coisas nos vêm ao pensamento. Porém é a força relatada e objeto de estudo da física que nos é interessante para o momento. Trata-se, nesse segmento, de um agente que é capaz de modificar o estado de repouso ou de movimento de um determinado corpo. Ao analisarmos as nossas atividades do cotidiano, podemos notar que a força está constantemente presente em nossas ações. Quando estamos empurrando um determinado objeto, por exemplo, estamos fazendo força sobre ele. Segundo as leis de Newton, força é uma grandeza que possui a capacidade de vencer a inércia de um determinado corpo, que acaba por modificar a sua velocidade.

Imagem: Reprodução

É importante frisar, entretanto, que existem alguns tipos variados de força, como a força elétrica, a força normal, a força de atrito, a força gravitacional, a força magnética, entre outras. A força é uma grandeza vetorial, possuindo, portanto, algumas características bastante peculiares.

Para entendermos a força, precisamos ter consciência de alguns conceitos: módulo refere-se à intensidade da força aplicada; direção é a reta ao longo da qual essa força atua; e por fim o sentido refere-se ao lado da reta para o qual a força foi feita.

As leis de Newton

Primeira Lei de Newton

Segundo a Primeira Lei de Newton, os objetos permanecem em movimento em um estado de velocidade constante desde que não haja uma força externa. Newton propões ainda que todos os objetos possuem uma propriedade que recebe o nome de inércia. Essa propriedade determina a tendência que os objetos têm de permanecer em movimento.

Segunda Lei de Newton

A Segunda Lei de Newton afirma que há uma proporcionalidade direta de aceleração à força quando a massa é constante, e também uma proporcionalidade inversa da aceleração à massa, quando a força for constante.

Terceira Lei de Newton

A Terceira Lei de Newton, por fim, também conhecida como Lei de Ação e Reação, trata da aplicação simétrica de forças em diferentes objetos, explicando que por mais que as forças sejam iguais, terão interações diferentes entre os corpos. Sempre que um primeiro exercer uma força F em um segundo corpo, o segundo exercerá também uma força no primeiro com magnitude igual, porém com sentidos diferentes.
.

Lei da Gravitação Universal

A lei da gravidade ou da gravitação universal, de Newton, descreve a atração gravitacional. É justamente em sua homenagem que a força é representada no Sistema Internacional de Unidades por Newton, representada pela letra N. 1 N equivale a 1 kg m/s². A aceleração da gravidade na Terra, próxima à superfície, é de, aproximadamente, 9,8 m/s²

Forças fundamentais

Existem, na natureza, reconhecidas pela física, quatro tipos de forças fundamentais, que são enumeradas em sua ordem de grandeza. São elas a força nuclear forte e fraca, que estão presentes no núcleo atômico, não podendo ser observadas no cotidiano; a força eletromagnética, que é responsável por todas as interações que podem ser observadas em nossa rotina; e a força da gravidade, que foi onde Newton se focou ao questionar-se a respeito dos motivos pelos quais os objetos caem no solo.

Referências

Física Básica – Nicolau Gilberto Ferraro, Paulo Toledo Soares

Por Natália Petrin
Teste seu conhecimento

01. [PUC] De acordo com a terceira lei de Newton, a toda força corresponde outra igual e oposta, chamada de reação. A razão por que essas forças não se cancelam é:

a) elas agem em objetos diferentes.

b) elas não estão sempre na mesma direção.

c) elas atuam por um longo período de tempo.

d) elas não estão sempre em sentidos opostos.

e) N.D.A.

02. [UFPel] Considere que um caminhão-tanque, ao abastecer um posto de gasolina, se encontra em repouso, apoiado sobre um piso plano e horizontal, sem atrito. É correto afirmar que a menor força capaz de deslocar esse caminhão é

a) uma força que depende da natureza das superfícies de contato.

b) uma força que está relacionada com a área de contato entre as suas superfícies.

c) igual à força de atrito estático máxima.

d) uma força proporcional à reação normal de apoio.

e) qualquer força, por menor que seja, desde que haja uma componente horizontal.

01. [A]

02. [E]

 

Compartilhe nas redes sociais

TOPO