Campo Magnético

Campo magnético é toda a concentração de magnetismo criado ao redor de uma carga magnética em um dado espaço.

O campo magnético é definido como a concentração de magnetismo criado em meio a uma carga magnética em dado espaço. O ímã é o criador do campo magnético e do estabelecimento desta carga num específico espaço.

Da mesma forma que a carga elétrica e a massa criam o campo elétrico e gravitacional, respectivamente, o ímã será o responsável pela criação do campo magnético.

Em uma imagem vetorial é possível observar o ímã, representado em figura por um dado vetor B. Linhas de indução, assim, passarão a partir dos vetores com característica magnética, e serão dirigidas do polo norte para o sul.

T, de Tesla, confere a representação da unidade de medida internacional representativa do campo magnético.

campo magnético terra
(Imagem: Reprodução)

Campo magnético observado na Terra

O campo magnético da Terra é também denominado como campo geomagnético, ou ainda magnetosfera. O campo magnético da Terra surge a partir do núcleo externo do planeta, e é notado em todo o globo.

A descoberta do campo geomagnético se deu, provavelmente, no século XVI, e é atribuída à William Gilbert (1544-1603). Segundo relato, o físico teria reparado que bússolas sempre apontam para o norte do planeta.

Conflui, assim que, tal como o ímã, a terra teria o lado norte e o sul. Dessa forma, o planeta, nada mais era, do que um ímã imenso dotado dos polos norte e sul.

Dessa forma, concluiu-se, posteriormente, que a função do campo magnético fugia de qualquer tipo de atração e/ou estabelecimento do campo. A função seria de proteger o planeta da radiação solar, tal como um escudo.

Por esse motivo, é graças ao campo magnético (com função de escudo e proteção) que a vida pode prosperar na Terra.

Campo eletromagnético

O campo eletromagnético se dá pela concentração de cargas magnéticas e elétricas. O fenômeno foi estudado por físicos, quando a ligação direta entre o estudo do campo magnético e elétrico foi compreendido por James Clark Maxwell (1831-1879).

Neste campo de combinação, há uma movimentação de cargas, tal como ondas, chamadas, assim, de ondas eletromagnéticas. Um exemplo disso é a luz.

Linhas do campo magnético

As linhas observadas tanto no campo eletromagnético, tal como no próprio campo magnético são tangentes. Dessa forma, elas não podem ser cortadas ou obstruídas.

campo magnético
(Imagem: Reprodução)

São, portanto, curvas, e os polos norte e sul não podem, jamais, ser separados.

Referências

Física Básica – Volume Único, por Nicolau Gilberto Ferraro, Paulo de Toledo Soares e Ronaldo Fogo

Mateus Bunde
Prof. Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Teste seu conhecimento

01. [UFB] Pares de imãs em forma de barra são dispostos conforme indicam as figuras a seguir:

A letra N indica o polo Norte e o S o polo Sul de cada uma das barras. Entre os imãs de cada um dos pares anteriores (a), (b) e (c) ocorrerão, respectivamente, forças de:

a) atração, repulsão, repulsão;
b) atração, atração, repulsão;
c) atração, repulsão, atração;
d) repulsão, repulsão, atração;
e) repulsão, atração, atração.

 

02. [UDESC] Analise as proposições relacionadas às linhas de campo elétrico e às de campo magnético.

I. As linhas de força do campo elétrico se estendem apontando para fora de uma carga pontual positiva e para dentro de uma carga pontual negativa.

II. As linhas de campo magnético não nascem nem morrem nos ímãs, apenas os atravessam, ao contrário do que ocorre com os corpos condutores eletrizados que originam os campos elétricos.

III. A concentração das linhas de força do campo elétrico ou das linhas de campo magnético indica, qualitativamente, onde a intensidade do respectivo campo é maior.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

b) Somente a afirmativa II é verdadeira.

c) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

01. [B]
02. [E]

Compartilhe nas redes sociais

TOPO