Raios gama

Os raios gama têm muita energia e penetram em qualquer material. Eles são capazes de ionizar as moléculas. Isso torna a radiação gama nociva.

Os raios gama são um dos tipos de radiação eletromagnética. Ela possui uma alta frequência e pequeno comprimento de onda. Por isso, sua energia é elevada e tem alto poder de penetração na matéria. A seguir, entenda o que são, suas propriedades, seus efeitos e muito mais!

O que são raios gamas

Os raios gama, também conhecidos como radiação gama, são representados pelo símbolo γ, que é a letra grega gama. Eles são uma radiação eletromagnética de alta frequência e alta energia, com grande capacidade de penetrar na matéria.

Por possuir altas frequências e energias, esse tipo de radiação tem um comprimento de onda muito pequeno. Esses possuem por volta de 10-12 m, ou seja, o comprimento de onda é da ordem de grandeza de picometros.

Fontes de raios gama

A produção dos raios gama acontece em alguns fenômenos físicos específicos. Por conta disso, veja as principais fontes desse tipo de radiação.

  • Elementos químicos: são a principal fonte de produção desse tipo de radiação.
  • Processos subatômicos: a aniquilação de um par pósitron e elétron é capaz de liberar a radiação gama.
  • Fenômenos astronômicos: os raios cósmicos, provenientes do Sol e demais astros com luz própria, são compostos por raios gamas e outros tipos de radiação de alta energia.

Apesar de parte dos raios gama ser gerada no Espaço, devido à atmosfera, eles não chegam à superfície terrestre. Contudo, esses raios possuem várias propriedades. Veja quais são.

Propriedades do raio gama

Todas as radiações eletromagnéticas possuem propriedades. Algumas delas são específicas para uma faixa de frequências, outras são gerais para todo o espectro eletromagnético. A seguir, confira quais são as propriedades da radiação gama.

  • Não possuem carga elétrica. Por isso, não interagem com campos elétricos e magnéticos.
  • Por serem um tipo de radiação eletromagnética, sua velocidade no vácuo é 3 x 108 m/s.
  • É a radiação eletromagnética com mais energia conhecida pelo ser humano.
  • Por serem ondas eletromagnéticas, os raios gamas possuem todos os fenômenos ondulatórios.
  • Essa é uma radiação ionizante, ou seja, é capaz de alterar a estrutura da matéria. Por isso, é altamente nociva ao ser humano.

O estudo das radiações de alta energia faz parte do campo da Física Moderna. Conhecer essas propriedades é importante para compreender como tais ondas se comportam.

Efeitos do raio gama

As radiações de alta energia podem causar vários efeitos tanto no ser humano quanto em outros objetos. Conheça os principais deles:

  • Ionização: dependendo do tipo do tecido e do tempo de exposição, a radiação gama é capaz de tirar elétrons das moléculas e ionizá-las.
  • Tumores: as mudanças de estrutura molecular, em seres vivos, pode causar tumores.
  • Divisão celular: o rompimento das ligações químicas é capaz de danificar o organismo e afetar diretamente o processo de divisão celular.

Apesar dos efeitos nocivos, a radiação ionizante pode ser usada para favorecer a humanidade. Dessa forma, que tal ver os seus principais usos?

Usos do raio gama

Com o avanço da tecnologia, foi possível descobrir vários benefícios das radiações de alta energia. Isso acontece desde a medicina até a pesquisa científica. Dessa maneira, veja os principais usos da radiação gama.

Medicina

Ela é amplamente utilizada na radioterapia, principalmente para tratar câncer e tumores. O paciente é exposto a uma fonte de radiação gama por um tempo calculado especificamente para o seu caso.

Esterilização

Por ser ionizante, a radiação gama é capaz de dizimar vários microorganismos. Dessa forma, ela é ideal para a esterilização de alguns equipamentos específicos.

Pesquisa científica

A pesquisa científica também usa a radiação gama, por exemplo, para determinar as características físicas de diversos materiais. Além disso, outro uso desse tipo de radiação está na astronomia para compreender os comportamentos de galáxias distantes.

Como é possível ver, as radiações de altas energias estão presentes no cotidiano, porém, em situações específicas. Dessa forma, é preciso cautela quando o assunto é a exposição a este tipo de radiação.

Vídeos sobre raios gama

Por ser uma radiação muito específica e de alta periculosidade, poucas pessoas no mundo têm acesso seguro a ela. Dessa maneira, veja nos vídeos selecionados um pouco mais sobre essa faixa de frequência eletromagnética.

O que são ondas eletromagnéticas

Compreender as bases de um conceito físico é ideal para seu estudo. Por isso, antes de estudar uma parte específica do espectro eletromagnético, é importante entender do que ele é formado. Sendo assim, assista ao vídeo do professor Marcelo Boaro.

O que é radiação gama

A radiação gama é o tipo mais energético de ondas eletromagnéticas conhecido pelo ser humano. Dessa forma, para aprender mais sobre suas especificidades, assista ao vídeo do professor Alexandre Oliveria, do canal Aprendendo Química.

Como fazer um detector de radiação caseiro

Em escala industrial, o detector de radiação é um contador Geiger. Contudo, é possível construir um aparelho capaz de visualizar a radiação que chega à superfície terrestre. Dessa forma, o canal Manual do Mundo explica como fazer esse experimento, ideal para aulas demonstrativas e feiras de Ciências.

As radiações eletromagnéticas são várias. Cada uma precisa ser estudada separadamente. Contudo, antes, é preciso compreender a organização física desse tipo de radiação. Você aprenderá mais sobre esse assunto na matéria espectro eletromagnético. Confira!

Referências

Física IV: Óptica e física moderna (2016) – Hugh D. Young et al. [sem link]
Física: Volume 4 (2008) – David Halliday et al.[sem link]
Curso de Física Básica: Volume 4 (2014) – Herch Moysés Nussenzveig. [sem link]

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Raios gama. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/raios-gama. Acesso em: 12 de May de 2022.

Exercícios resolvidos

1. [Enem]

Alguns sistemas de segurança incluem detectores de movimento. Nesses sensores, existe uma substância que se polariza na presença de radiação eletromagnética de certa região de frequência, gerando uma tensão que pode ser amplificada e empregada para efeito de controle. Quando uma pessoa se aproxima do sistema, a radiação emitida por seu corpo é detectada por esse tipo de sensor.

WENDLING, M. Sensores. Disponível em: www2.feg.unesp.br. Acesso em: 7 maio 2014 (adaptado).

A radiação captada por esse detector encontra-se na região de frequência:

A) da luz visível.
B) do ultravioleta.
C) do infravermelho.
D) das micro-ondas.
E) das ondas longas de rádio.

Resposta: C

O corpo humano emite radiação eletromagnética majoritariamente na região do infravermelho. Portanto, a alternativa correta é a letra C.

2.

Assinale, entre as alternativas seguintes, aquela em que há, exclusivamente, ondas de natureza eletromagnética:

a) raios x, raios gama, ultravioleta
b) ondas de rádio, infravermelho, ultrassom
c) luz visível, ultravioleta, som
d) infravermelho, ondas de rádio, sonar
e) ultravioleta, raios gama, infrassom

Resposta: A

Ondas eletromagnéticas são formadas pela oscilação dos campos elétrico e magnético, são transversais, tridimensionais e propagam-se pelo vácuo. São tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e radiação gama. Portanto, a alternativa correta é a letra A.

Compartilhe

TOPO