Tipos de predicado

Confira quais são os tipos de predicação do sujeito, como identifica-los e como usar. Por fim, treine os seus conhecimentos fazendo os exercícios propostos.

Sujeito e predicado são termos essenciais da oração. O predicado é o responsável por tudo aquilo que se diz do sujeito. Mas você sabia que existem 3 tipos de predicação do sujeito? Neste tópico, você poderá aprender quais são estes tipos de predicado.

Publicidade

Sujeito e predicado

O sujeito e o predicado são termos essenciais da oração. O sujeito é o ser sobre o qual se faz uma declaração; o predicado é tudo aquilo que se diz do sujeito.

Tipos de predicado

Tabela "Tipos de Predicado"

O predicado pode ser classificado como predicado nominal, verbal ou verbo-nominal. Nesta seção, você entenderá o funcionamento de cada um desses tipos de predicação.

Predicado Nominal

O predicado nominal é formado por um verbo de ligação + predicativo.

O verbo de ligação pode indicar: a. um estado permanente (ex.: Heitor é feliz); b. um estado transitório (ex.: Heitor esteve entre a vida e a morte); c. mudança de estado (ex.: Heitor ficou muito perturbado); d. continuidade de estado (ex.: Heitor continuava sorridente); e. aparência de estado (ex.: Heitor parecia triste).

Publicidade

O predicativo pode ser representado por a. substantivo ou expressão substantivada (ex.: O boato é um vício); b. adjetivo ou locução adjetiva (ex.: A praia está deserta); c. pronome (ex.: Eu sou eu); d. numeral (ex.: Nós éramos cinco); e. oração substantiva predicativa (ex.: Uma tarefa fundamental é preservar a natureza).

Nós somos felizes.

Nesta oração, tem-se o seguinte: SUJEITO (nós) + VERBO DE LIGAÇÃO (somos: indica estado permanente) + PREDICADO NOMINAL (felizes: adjetivo)

Publicidade

Predicado Verbal

O predicado verbal tem como núcleo, isto é, como elemento principal da declaração que se faz do sujeito, um verbo significativo.

Verbos significativos são aqueles que trazem uma ideia nova ao sujeito. Podem ser intransitivos e transitivos.

Como se sabe, os verbos intransitivos são aqueles nos quais a ação está integralmente contida nas formas verbais, por exemplo: subir; descer.

Os verbos transitivos, por sua vez, exigem termos para completar-lhes o sentido. Esses verbos podem ser transitivos diretos, indiretos ou diretos e indiretos ao mesmo tempo. Para aprender mais sobre a transitividade verbal, veja o tópico “Transitividade Verbal“.

Mariana chegou.

Publicidade

Nesta oração, tem-se o seguinte: SUJEITO (Mariana) + PREDICADO VERBAL (chegou: verbo intransitivo).

Ela invejava a irmã.

Nesta oração, tem-se: SUJEITO (Ela: pronome) + PREDICADO VERBAL (invejava a irmã). Sendo o verbo “invejar” o núcleo do predicado e “a irmã” o complemento que não exige preposição (atenção: o “a” marcado antes de “irmã” é o artigo definido e não a preposição “a”).

Predicado Verbo-nominal

Não são apenas os verbos de ligação que se constroem com predicativo do sujeito. Também verbos significativos podem ser empregados com ele.

Paulo riu despreocupado.

Nesta oração, tem-se o seguinte: SUJEITO (Paulo) + PREDICATIVO VERBO-NOMINAL (riu – verbo; despreocupado – adjetivo que qualifica Paulo).

Nos casos em que ocorre predicado verbo-nominal, o predicativo anexo ao sujeito pode vir antecedido de preposição, ou do conectivo como. Por exemplo: O ato foi acusado de ilegal; Carlos saiu estudante e voltou como doutor.

Neste tópico, você pôde aprender que a predicação do sujeito pode ser nominal, verbal ou verbo-nominal e agora está preparado (a) para fazer os exercícios e treinar para as provas e concursos.

Vídeos sobre “Tipos de predicado”

Assista agora mesmo aos vídeos selecionados para entender melhor a questão da predicação do sujeito.

O que é predicado? Quais os tipos de predicado?

Nesta aula, o professor Noslen explica o que é predicado e quais tipos de predicado existem em língua portuguesa. As explicações contam com exemplos para facilitar o entendimento. Conteúdo excelente e didático!

Tipos de predicado

Nesta aula, a professora Pamba explica quais são os tipos de predicado: verbal, nominal, verbo-nominal. A professora apresenta todo o conteúdo a partir de exemplos, para facilitar a compreensão do conteúdo.

Predicado + Tipos de predicado

A professora Letícia ensina, nesta aula, o que é predicado e quais são os tipos de predicado em uma aula bastante completa, com conteúdo detalhado e de forma didática.

Agora que você sabe tudo sobre “os tipos de predicado”, você pode querer retomar o conteúdo que trata da Classificação dos Verbos. Que tal? Bons estudos!

Referências

Nova gramática do português contemporâneo (2017). Celso Cunha, Lindley Cintra.

Por Beatriz Yoshida Protazio
Como referenciar este conteúdo

Yoshida Protazio, Beatriz. Tipos de predicado. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/tipos-de-predicado. Acesso em: 18 de May de 2022.

Exercícios resolvidos

1. [FMU]

Leia o seguinte texto:

Cheguei, chegaste, Vinhas fatigada

E triste, e triste e fatigado eu vinha.

(Olavo Bilac)

Na passagem acima, os termos “fatigada” e “triste”, e “triste e fatigado” exercem a função sintática de:

a) Predicativo do sujeito acompanhado de um predicado verbo-nominal.

b) Predicado do sujeito acompanhado de um predicado verbal.

c) Predicativo do sujeito acompanhado de um predicado nominal.

d) Sujeito do verbo da oração principal.

e) Adjunto adnominal do sujeito eu.

A resposta correta é a letra a) predicativo do sujeito acompanhado de um predicado verbo-nominal, pois por caracterizarem o sujeito da oração, os termos destacados exercem função de predicativo do sujeito. O predicado verbo-nominal é garantido pelo verbo “vir”, intransitivo.

2. [MACKENZIE]

Leia o seguinte texto para responder à questão:

CONFRONTO

(I) Bateu Amor à porta da Loucura.

(II) “Deixa-me entrar – pediu – sou teu irmão.

Só tu me limparás da lama escura

a que me conduziu minha paixão”.

A Loucura desdenha recebê-lo,

sabendo quanto Amor vive de engano,

mas estarrece de surpresa ao vê-lo,

(III) de humano que era, assim tão inumano.

E exclama: “Entra correndo, o pouso é teu.

Mais que ninguém mereces habitar

minha casa infernal, feita de breu,

enquanto me retiro, sem destino,

pois não sei de mais triste desatino

que este mal sem perdão, o mal de amar.”

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a correta análise sintática dos termos numerados:

a) I = objeto direto/ II = predicativo do sujeito/ III = aposto

b) I = sujeito/ II = objeto direto/ III = adjunto adnominal

c) I = objeto direto/ II = complemento nominal/ III = adjunto adverbial

d) I = sujeito/ II = predicativo do sujeito/ III = predicativo do objeto

e) I = sujeito/ II = complemento nominal/ III = adjunto adnominal

A resposta correta é a letra d) I = sujeito/ II = predicativo do sujeito/ III = predicativo do objeto, pois, em I, “Amor” faz o papel de sujeito do verbo “bateu”; em II, tem-se predicativo do sujeito, visto que “teu irmão” é uma classificação dada ao sujeito desinencial “eu”, expresso pelo verbo de ligação “sou”; e, por fim, tem-se que III é predicativo do objeto, pois apresenta uma característica relaciona ao objeto da oração.

Compartilhe

TOPO