Aglutinação

Neste tópico, você aprenderá o que é aglutinação, como funciona este processo de formação de palavras compostas da língua portuguesa e também vai ver exemplos.

Em língua portuguesa, as palavras são formadas por dois processos: a derivação e a composição. O processo de derivação acontece quando uma palavra recebe um afixo e torna-se uma nova palavra. Já o processo de composição ocorre quando duas ou mais palavras dão origem a uma nova. As palavras compostas, resultantes da composição, são formadas a partir de justaposição ou de aglutinação. Esse último caso de formação de palavras é o tema deste tópico.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é aglutinação?

De acordo com o dicionário Michaelis (on-line), aglutinação é um “processo de formação de palavras compostas, no qual ocorre a perda de fonemas em pelo menos um dos elementos. Em alguns casos, os elementos componentes só são perceptíveis por meio de análise etimológica.

Nesse sentido, entende-se que “aglutinação” é o nome dado ao processo de formar palavras compostas pela fusão ou maior integração de dois radicais. Esta maior integração traduz-se pela perda da delimitação vocabular decorrente de três processos: 1) da existência de um único acento tônico; 2) da troca ou perda de fonema; 3) da modificação da ordem mórfica.

A adaptação da primeira palavra pode ser de quatro espécies: (a) mudança da parte final em relação à mesma palavra quando isolada, ex.: lobis – (comparar – lobo, em lobisomem); (b) redução da palavra ao seu elemento radical, ex.: planalto, onde plan- é o radical de plano (o composto indica um solo plano e alto numa montanha); (c) elemento radical alterado em relação à palavra quando isolada, ex.: vinicultura (vin-, mas vinh- em vinha ‘árvore da uva’); (d) elemento radical que não aparece em português em palavra isolada, ex.: agricultura (a agr corresponde, em palavra isolada, campo).

A segunda palavra pode ocorrer com as seguintes alterações: a. com mudança na parte final, ex.: monocórdio (instrumento de uma só corda); b. com o elemento radical alterado, ex.: vinagre (um vinho que é acre); c. com um elemento radical diverso do que a correspondente palavra isolada, ex.: agrícola (ao elemento de composição cola corresponde a ideia de habitar ou cultivar).

Um processo diferente acontece com as palavras compostas com radicais livres, por exemplo, em guarda-chuva. Nesses casos, persiste a individualidade de seus componentes. Esses processos são chamados de justaposição.

Publicidade

Exemplos de aglutinação

A seguir você pode conferir 7 exemplos de palavras que foram formadas a partir do processo de aglutinação.

  • Silvicultura [do latim silva + i + cultura]: vocábulo composto por dois radicais latinos silv[com a perda de –a] [floresta] e cultura [cultura];
  • Aguardente: vocábulo composto de água + ardente;
  • Monóculos [do grego mónos + latim ocŭlus]: vocábulo composto do grego mónos + do latim ocŭlus;
  • Outrora: vocábulo composto outro + hora;
  • Pernilongo: vocábulo composto pern[com a perda de -a] + i + longo;
  • Petróleo [do latim petra + óleo]: vocábulo composto por radical latino petr[com a perda de -a] [rocha] + óleo;
  • Vinícola [do latim vinum + i + -cola]: vocábulo composto por radical latino vinum + i + -cola.

O processo de formação de vocábulos por composição via aglutinação na língua portuguesa é muito interessante, não é mesmo? Dele, lembre-se sempre que é necessário que haja alteração, geralmente, a perda da delimitação vocabular, ou seja, quando a gente dificilmente perceber – sem consultar um dicionário – quando começa uma palavra e quando termina outra. Para fixar os seus conhecimentos, assista às aulas dos vídeos a seguir! Bons estudos!

Vídeos sobre Aglutinação

As aulas apresentadas nos vídeos a seguir lhe ajudarão a fixar o conteúdo deste tópico. Aproveite!

Publicidade

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS

Neste vídeo, a professora Letícia explica os vários tipos de processos de formação de palavras que existem. Aprenda quais são esses processos e como eles operam na língua portuguesa! Atenção para o trecho que começa em 10 minutos e 35 seg., pois nele a professora passa a tratar do tema deste tópico, o processo de aglutinação.

Processo de aglutinação

Se você quer aprender mais sobre aglutinação de forma rápida e de modo didático, assista agora mesmo a este vídeo da professora Alda. 5 minutos de teoria + EXEMPLOS!

Justaposição x Aglutinação

Publicidade

Nesta aula, o professor Fábio Alves explica tim-tim por tim-tim tudo o que você precisa saber sobre os processos de composição para a formação de palavras em língua portuguesa. Ele trata da composição por justaposição e da composição por aglutinação, apresentando exemplos e explicações.

Se você gostou deste tópico, com certeza vai gostar de estudar um pouco sobre palavras monossílabas. Não perca tempo!

Referências

Moderna gramática portuguesa (2009). Evanildo Bechara.

Por Beatriz Yoshida Protazio
Como referenciar este conteúdo

Yoshida Protazio, Beatriz. Aglutinação. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/aglutinacao. Acesso em: 18 de May de 2022.

Exercícios resolvidos

1. [IFMT, 2019 adaptada]

“E pra que essa pauta-bomba tão grande?”

No texto, a palavra “pauta-bomba” é composta a partir do processo de composição por justaposição. Assinale a alternativa em que esse processo não ocorre:

a) Paraquedas; segunda-feira
b) Guarda-roupa; passatempo
c) Amor-perfeito; girassol
d) Planalto; fidalgo
e) Beija-flor; passatempo

A resposta correta é a alternativa d), pois planalto e fidalgo são palavras compostas por aglutinação.

2. [Unievangélica GO, 2017]

Leia a notícia a seguir.

Paralimpíada alcança marca de 1,5 milhão de ingressos vendidos

Ás vésperas da cerimônia de abertura, Comitê Organizador acredita que todos os bilhetes serão comercializados. Ainda há cerca de 1 milhão de entradas disponíveis.

Disponível em: . Acesso em: 05 set. 2016.

O termo “Paralimpíada”, adotado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, resulta do seguinte processo de formação de palavras:

a) composição por justaposição
b) composição por aglutinação
c) derivação sufixal
d) derivação prefixal

A alternativa correta é a letra b), pois há perda vocabular.

3. [UFMG]

Em “O girassol da vida e o passatempo do tempo que passa não brincam nos lagos da lua”, há, respectivamente:

a – ( ) um elemento formado por aglutinação e outro por justaposição.

b – ( ) um elemento formado por justaposição e outro por aglutinação.

c – ( ) dois elementos formados por justaposição.

d – ( ) dois elementos formados por aglutinação.

A alternativa correta é a letra c), pois os dois processos são de justaposição, uma vez que não há perda vocabular.

Compartilhe

TOPO