Prosódia

Neste tópico, você aprenderá o que é a prosódia e quais são os erros mais comuns na língua portuguesa. Depois disso, resolva os exercícios e reforce seus conhecimentos!

Na língua portuguesa, a prosódia trata da pronúncia correta das palavras de acordo com a sílaba tônica. Mas sabia que erros de prosódia são muito mais comuns do que você imagina? Entenda mais sobre o assunto neste post.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é prosódia?

Prosódia é a parte da fonética que trata da acentuação correta e entonação dos fonemas. A preocupação maior é o conhecimento da sílaba predominante, que é chamada sílaba tônica.

Para entender a prosódia, é importante saber que a sílaba é um fonema ou grupo de fonemas emitido num só impulso expiratório. Na língua portuguesa, o elemento essencial da sílaba é a vogal.

Quanto ao número de sílabas, dividem-se os vocábulos em:

  • monossílabos (com uma sílaba): é, há, mar, de, dê;
  • dissílabos (com duas sílabas): casa, amor, darás, você;
  • trissílabos (com três sílabas): cadeira, átomo, rápido, cômodo;
  • polissílabos (com mais de três sílabas): fonética, satisfeito, camaradagem, inconvenientemente.

Além disso, para compreender a prosódia, é necessário conhecer como funciona a acentuação na língua portuguesa. A acentuação é o modo de proferir um som ou grupo de sons com mais relevo do que outros. Este relevo se denomina acento.

O português e as demais línguas românicas, como o inglês e o alemão, são línguas de acento de intensidade. Este acento se manifesta no vocábulo considerado isoladamente (acento vocabular) ou ligado na enunciação da frase (acento frásico).

Publicidade

Para compreender o tema em relação ao acento, importa saber em que lugar da palavra a sílaba tônica é marcada. Assim, diz-se que:

  • oxítonos: o acento tônico recai na última sílaba: material, principal, café;
  • paroxítonos: o acento recai na penúltima sílaba: barro, poderoso, Pedro;
  • proparoxítonos: o acento tônico recai na antepenúltima sílaba: sólida, felicíssimo.

Para saber mais sobre acentuação, veja o tópico sobre acentos tônicos e acentos gráficos e reforce seus conhecimentos.

Exemplos de erros comuns no uso da prosódia

Quando um erro de prosódia ocorre, pode-se transformar palavras oxítonas em paroxítonas, ou palavras proparoxítonas em paroxítona, por exemplo. Esses erros são chamados de silabadas. A seguir, confira alguns dos mais comuns:

Publicidade

  • Ínterim: muitas vezes, o vocábulo “ínterim” (proparoxítona) é pronunciado como “interim” (como se fosse oxítona);
  • Nobel: este vocábulo muitas vezes é pronunciado como “nó-bel” (paroxítona), mas o correto é “no-bél” (óxitona);
  • Austero: algumas pessoas pronunciam essa palavra como “Áustero” (como se fosse uma proparoxítona), mas o correto é “Austero” (paroxítona);
  • Aerólito: esse vocábulo é pronunciado como “Aerolito” (paroxítona) em algumas ocasiões, entretanto ele é uma proparoxítona, como se pode ver “Aelito”;
  • Protótipo: muitas vezes pronunciado como “Prototipo” (paroxítona), mas na verdade é uma proparoxítona, pronunciada em “Protipo”.

Agora que você já sabe o que é prosódia e como funcionam as sílabas tônicas, aprofunde seus conhecimentos assistindo às aulas selecionadas e treinando com os exercícios propostos. Bons estudos!

Vídeos sobre Prosódia

As aulas a seguir tratam da prosódia em língua portuguesa. São vídeos com aulas didáticas e de curta duração para você aprender ainda mais e se sair bem em suas provas e concursos. Veja:

Você sabe o que é prosódia?

Nesta aula, o professor Noslen ensina que a prosódia trata da pronúncia correta das palavras de acordo com a sílaba tônica em língua portuguesa. Para não errar, ele trabalha com exemplos nessa aula didática e detalhada.

É prosódia? Ou é ortoépia?

Publicidade

Neste vídeo, a professora Luana Helena explica o que é e o quais são os erros de prosódia. Para não confundir, ela explica as diferenças entre este tema e a ortoépia. As explicações são feitas a partir de exemplos. Conteúdo excelente.

Ortoépia e prosódia: explicação em menos de 8 minutos

Nesta aula, a professora Letícia ensina o que são prosódia e ortoépia e como elas funcionam na língua portuguesa. A aula tem menos de 8 minutos e é muito completa!

Agora que você já tem conhecimento sobre prosódia, talvez você queira estudar um pouco sobre palavras monossílabas.

Referências

Moderna gramática portuguesa (2009). Evanildo Bechara.

Por Beatriz Yoshida Protazio
Como referenciar este conteúdo

Yoshida Protazio, Beatriz. Prosódia. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/prosodia. Acesso em: 18 de May de 2022.

Exercícios resolvidos

1. [UEPG]

(UEPG) Nesta relação, as sílabas tônicas estão destacadas. Uma delas, porém, está destacada incorretamente. Assinale-a:

a) interim
b) pudico
c)rubrica
d) gratuito
e) inaudito

A alternativa correta é a letra a), haja vista que, em se tratando do padrão formal da linguagem, a sílaba que deve ser pronunciada de forma mais evidente é a primeira, ou seja, ínterim, e não da forma como aponta a sugestão.

2. [IFMT, 2018, adaptada]

A ortoepia consiste na pronúncia correta dos grupos fônicos e a prosódia relaciona-se com a correta acentuação das palavras, em conformidade com a norma culta da Língua Portuguesa. Considerando essas noções, leia as orações abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

a) Antes de ir para a sala de aula, Mariano fez o cabeçário da prova que realizaria naquele mesmo dia.

b) Tenho uma letra bonita, mas não consigo fazer minha rubrica.

c) Precisamos reivindicar respeito à nossa cidadânia.

d) Benevolência é sinônimo de beneficiência.

e) “Quando voa o côndor / Com o céu por detrás / Traz na asa um sonho […]”

A alternativa correta é a letra b) rubrica (paroxítona não acentuada). Todas as outras alternativas estão acentuadas incorretamente.

3. [ITA]

Para a presente questão, observe que:

1 – a acentuação gráfica foi eliminada;

2 – as sílabas tônicas propostas são representadas por letras maiúsculas destacadas.

Ex: caTAStrofe (a sílaba tônica proposta é TAS)

Ao escutar , então:

ruBRIca, aVAro, proTOtipo, gratuIto, verifica-se que:

a) apenas uma palavra foi pronunciada corretamente.
b) apenas duas palavras foram pronunciadas corretamente.
c) três palavras foram pronunciadas corretamente.
d) todas foram pronunciadas corretamente.
e) nenhuma foi pronunciada corretamente.

A alternativa correta é a letra c), pois apenas a palavra gratuito foi pronunciada de maneira inadequada, visto que a sílaba pronunciada com mais intensidade se define por –TUI- (GRA – TUI – TO), justamente por se tratar de um ditongo, não de um hiato (GRA – TU – Í – TO).

Compartilhe

TOPO