Sílaba tônica

As palavras possuem uma sílaba tônica, por meio da qual é possível classificá-las como oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Quando falamos em sílaba tônica, não estamos falando de nada complexo demais e apesar de parecer, ao começarmos a discussão sobre o assunto, será possível entender o quão simples essa parte da língua portuguesa pode ser. A primeira dica a respeito das sílabas tônicas é prestar muita atenção na forma como as palavras são pronunciadas por nós. Com isso, poderemos notar que algumas das sílabas que pronunciamos em uma determinada palavra, têm uma entonação mais forte do que as demais, ou seja, são pronunciadas com mais força. Essas sílabas pronunciadas com mais força recebem o nome de sílaba tônica.

Publicidade

Por exemplo, quando pronunciamos a palavra “casa”, podemos notar que a sílaba “ca” é pronunciada de forma mais forte, correto? Diante disso, portanto, podemos dizer que “ca” é a sílaba tônica da palavra “casa”.

Classificação das palavras a partir da sílaba tônica

Agora que aprendemos a identificar a sílaba tônica, vamos aprender a classificar as palavras de acordo com a posição em que se encontram essas sílabas.

Oxítonas, são as palavras que têm a última sílaba como sílaba tônica. Como exemplo, podemos citar bebê, café, boné, entre outras.

Paroxítonas, por sua vez, são as palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Como exemplo, podemos citar útil, táxi e tórax, além de várias outras.

Por fim, as proparoxítonas, são as palavras em que a antepenúltima sílaba é a sílaba tônica. Ao contrário dos outros casos, todas as proparoxítonas são acentuadas. Como exemplo, podemos citar número, árvore e lâmpada, entre outras.

As palavras podem ser classificadas ainda como átonos e tônicos, quando são monossílabas, ou seja, palavras com apenas uma sílaba. Os monossílabos átonos são pronunciados de forma fraca, uma vez que não possuem acentuação própria. São exemplos de, me, se, lhe, entre outros. Já os monossílabos tônicos, são aqueles que possuem força em sua pronúncia, e apresentam acentuação própria. Como exemplo podemos citar pó, pé, já, dê, entre outras.

Publicidade

Referências

Gramática Completa – Diélen Borges

Por Natália Petrin
Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Sílaba tônica. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/silaba-tonica. Acesso em: 18 de May de 2022.

Teste seu conhecimento

01. Assinale a alternative correta para as questões abaixo relacionadas:
a) Não são paroxítonas as palavras:
( ) todas – florestas – homens
( ) espaço – natureza – contrário
( ) poluídas – feia – suja
( ) lugar – atrapalhar – aliás

b)
( ) Todas as proparoxítonas são acentuadas
( ) a palavra “árvore”é uma oxítona
( ) Todas as oxítonas são acentuadas

02. Assinale as palavras proparoxítonas:

( ) óculos
( ) biblioteca
( ) patins
( ) elétrico
( ) pêssego
( ) próximo
( ) maneira
( ) último
( ) jabuti
( ) romântico
( ) está
( ) difícil
( )mínimo
( ) relâmpago

01. Assinale a alternative correta para as questões abaixo relacionadas:

  1. Não são paroxítonas as palavras:
    ( ) todas – florestas – homens
    ( ) espaço – natureza – contrário
    ( ) poluídas – feia – suja
    (x) lugar – atrapalhar – aliásb)
    (x) Todas as proparoxítonas são acentuadas
    ( ) a palavra “árvore”é uma oxítona
    ( ) Todas as oxítonas são acentuadas

02. Assinale as palavras proparoxítonas:

(x) óculos
( ) biblioteca
( ) patins
(x) elétrico
(x) pêssego
(x) próximo
( ) maneira
(x) último
( ) jabuti
(x) romântico
( ) está
( ) difícil
(x)mínimo
(x) relâmpago

Compartilhe

TOPO