Squash

Squash é um esporte de raquete praticado em quadra fechada e que pode ser disputado individualmente ou em duplas.

Esta matéria apresenta características fundamentais do squash, comentando sobre suas regras, sistema de pontuação, equipamentos e curiosidades. Entretanto, antes de adentrar nesse conteúdo, saiba como esse esporte se originou conferindo um pouco a respeito de sua história. Acompanhe.

História do squash

O squash é um esporte instituído no século XIX, cujas origens remontam a práticas recreativas carcerárias. Nesse sentido, o hábito de jogar bola contra a parede e rebater com um pedaço de madeira, desenvolvido de modo recreativo por prisioneiros da prisão de Fleet Debtors, na Inglaterra, teria sido aprimorado em uma prática esportiva. Isso se deve à apropriação do jogo por escolas britânicas, entre as quais, a Harrow School.

Embora não haja consenso em relação a como o jogo chegou a essa escola, sabe-se que nessa instituição algumas características foram alteradas, dando origem ao squash. Por exemplo, alunos passaram a utilizar bolas furadas do jogo de Rackets, pois esta produzia uma variedade maior de trajetórias em relação à bola utilizada até então. Com isso, o esforço requerido no jogo aumentava, tornando-o mais atrativo.

Assim, nascia o squash (squósh na pronúncia britânica), cujo nome deriva do barulho feito pela bola ao ser rebatida pela raquete. Desse modo, em 1864, foi construída a primeira quadra do esporte, na Harrow School. A quadra possuía demarcações específicas e que melhor sistematizaram a prática do jogo. Assim, portanto, o squash foi fundado oficialmente como um esporte, possuindo espaço de jogo e regras estruturadas para a prática.

Como se joga

O squash é um esporte de raquete jogado individualmente (entre dois jogadores) ou em duplas (entre quatro jogadores) em quadra fechada. A quadra pode ser coberta ou descoberta, mas deve, obrigatoriamente, ser fechada em suas quatro paredes laterais. Dito isso, veja a seguir características dos equipamentos e das regras desse esporte. Acompanhe.

Equipamentos

  • Raquete: feitas de grafite e fibra de carbono, esse é o principal equipamento desse esporte.
  • Bola: produzidas em borracha e ocas, as bolas de squash possuem diâmetro máximo de 40 milímetros.
  • Sapatilhas: o calçado adaptado para a prática deve possuir sola de borracha branca e a parte calcânea firme e flexível.
  • Óculos: esse EPI é essencial para a proteção dos olhos durante a partida, embora seu uso seja obrigatório apenas para as categorias juniores e em duplas.
  • Vestimentas: não há restrições quanto à vestimenta para a prática do esporte, embora seja exigida que as peças sejam leves e flexíveis, a fim de não limitar ou impedir a realização de movimentos.

Regras básicas

Devido à peculiaridade da dinâmica do jogo, as regras do squash acabam não se tornando tão claras. Desse modo, veja a seguir algumas regras básicas desse esporte, apresentadas com o intuito de facilitar o entendimento acerca de como se pratica essa modalidade.

  • A quadra possui dimensões de 6,40 m de largura por 9,75 m de profundidade. A linha superior da quadra possui 4,57 m de altura, embora se instituía que a altura da parede deva ser de no mínimo 6 m de altura.
  • Nenhuma bola pode ser rebatida abaixo da linha inferior da parede de fundo. Além disso, a bola rebatida não pode sair da marcação da linha superior, sendo que esta contorna todas as paredes da quadra.
  • As marcações do chão, bem como a linha do meio da parede frontal, possuem finalidades restritas aos momentos de saque e recepção.
  • No momento do saque, a bola deve acertar o espaço entre a linha superior e a média da parede frontal. Também nesse momento, ao menos um pé do jogador deve estar integralmente posicionado dento de um dos dois quadrados pequenos sinalizados no chão da quadra, o qual corresponde ao lado em que o jogador realiza o saque.
  • Ao realizar o saque, o jogador deve fazer com que a bola atinja a área do quadrante maior do lado oposto ao qual o saque é realizado.
  • Durante a partida, o jogador tem que, obrigatoriamente, rebater a bola na parede da frente. Entretanto, a bola pode atingir as paredes laterais e do fundo após ser rebatida na parede da frente.
  • A bola só pode atingir uma vez o chão antes de ser rebatida, e cada jogador tem direito a apenas uma rebatida por vez, na disputa individual.

Sistema de pontuação

Além dessas regras fundamentais, é importante entender como são contabilizados os pontos no squash. Assim, destaca-se que há duas possibilidades/dois sistemas de pontuação para o esporte: o sistema standard e o sistema pars.

O sistema standard contabiliza o número máximo de nove pontos, sendo considerado vencedor o jogador que ganhar a jogada que ele iniciou. Caso o jogo empate em oito pontos, o jogador que recebe a bola sacada pode escolher o término do jogo em nove pontos (set one) ou em dez pontos (set two).

O sistema pars, semelhante ao do tênis de quadra, contabiliza onze pontos. Nesse sistema, um jogador contabiliza um ponto a cada jogada ganha. Em caso de empate a dez pontos, ganha o primeiro jogador a abrir uma vantagem de dois pontos.

Essas são as principais características e regras do squash, sendo elas elementos fundamentais para a compreensão tanto quanto para a prática do esporte. A seguir, veja também algumas curiosidades.

Curiosidades do esporte

Agora que você já conhece o squash e suas características, conheça algumas curiosidades para se inteirar mais a respeito dessa prática corporal.

  1. Os jogadores e adeptos do squash são denominados de squashistas.
  2. Apesar das peculiaridades do squash, bem como de diferenças fundamentais entre ele e o tênis de quadra, essas duas modalidades são comumente confundidas.
  3. Alguns movimentos básicos do esporte, como as formas de rebatida (forhand e backhand), são aspectos que distinguem o squash do tênis de quadra. Enquanto no squash as rebatias partem de cima (atrás da cabeça), no tênis de quadra elas partem de baixo (altura do tronco).
  4. O órgão responsável pela regulamentação internacional desse esporte é a Professional Squash Association–PSA, entidade que governa o circuito profissional da modalidade, nas categorias masculina e feminina.
  5. No squash, diferente de outros esportes, linha é fora. Ou seja, se a bola bater na linha, especificamente na linha superior de demarcação da quadra, contabiliza-se uma bola fora de jogo.

Essas são algumas curiosidades que compõem as características do squash e que, assim, constituem essa prática corporal. Saiba mais sobre ela conferindo os vídeos apresentados a seguir.

Saiba mais sobre o squash

Na sequência, você encontra vídeos complementares ao conteúdo apresentado nesta matéria. Confira-os para entender melhor e obter imagens dos elementos abordados até aqui.

Como jogar squash?

Esse vídeo explica detalhadamente as regras básicas para jogar o squash. Assista e complemente o conteúdo apresentado nesta matéria com imagens da quadra, das rebatidas e dos momentos de jogo apresentados.

Tipos de batida

Esse vídeo apresenta e explica os tipos de batida utilizadas durante o jogo de squash. Assista para entender como elas são realizadas e observar aspectos estratégicos do esporte.

Squash em cadeira de rodas

Esse vídeo explica sobre o squash em cadeira de rodas, uma modalidade ainda pouco difundida, tanto no Brasil como no mundo. Assista e entenda como essa prática vem se organizando e constituindo como esporte.

Esta matéria comentou a respeito da história do squash, apresentando também características, regras e curiosidades desse esporte de parede e de raquetes. Continue estudando a respeito dessa categoria de esportes conferindo a matéria sobre Badminton.

Referências

Guia Prático do Squash (1991) – Dick Hawkey.

João Paulo Marques
Por João Paulo Marques

Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq). Pesquisas focalizando corpo, subjetividade, discurso e cultura física.

Como referenciar este conteúdo

Marques, João Paulo. Squash. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/squash. Acesso em: 25 de November de 2020.

Exercícios resolvidos

1. [FUNCAB - 2014]

Um aluno que dedica o seu tempo livre à prática do tênis de mesa e do squash, demonstra preferência por qual dos campos de interesse do lazer?

A. Físico-esportivo.

B. Intelectual.

C. Manual.

D. Psicomotor.

E. Artístico.

A alternativa correta é a letra A.

Um aluno que demonstra preferência pela prática dessas modalidades evidencia, também, preferência pelo caráter físico-esportivo das práticas corporais relacionadas com o campo do lazer, uma vez que esta a uma característica latente das práticas de tênis de mesa e squash.

2. [UEPG - 2019]

Sobre os esportes de raquete, assinale o que for correto.

01) O squash é praticado por dois jogadores ou quatro jogadores, em uma quadra ou campo fechado por quatro paredes.

02) No tênis de mesa, para se vencer um set é preciso somar 11 pontos ou, em caso de empate em 10 pontos, somar dois pontos de vantagem em relação ao adversário.

04) No badminton, se houver empate em 14 pontos, o set será ganho pelo jogador ou dupla que conquistar o ponto seguinte.

08) O jogo de tênis é subdividido em quatro partes denominadas quartos, cada uma com duração de 60 minutos. Em caso de empate, há a adição de um quarto adicional denominado tie-break.

A resposta correta é 03: 01 + 02.

A alternativa 04 está incorreta, pois o jogo de badminton contabiliza até 21 pontos.

A alternativa 08 está incorreta, pois uma partida de tênis é dividida e disputada em melhor de três ou cinco sets.

Compartilhe

TOPO