Handebol

O handebol é um esporte do século XX de origem europeia e que inicialmente era praticado apenas por mulheres ao ar livre.

Atualmente, esse esporte de movimentos rápidos que se tornou olímpico em 1936, é jogado ao ar livre, em quadras e até na praia por mais de 39 milhões de pessoas ao redor do mundo.

História do handebol

No início do século XX, durante a Primeira Guerra, o professor de educação física de Berlin, Karl Schelenz, inventou um esporte para ser jogado entre as mulheres das fábricas locais no qual uma bola seria arremessada com as mãos chamado “torball”.

Pouco tempo depois, em 1919, Shelenz incluiu no esporte a participação masculina e as medidas de uma quadra de futebol passaram a ser adotadas.

Em pouco tempo, o esporte se popularizou entre os estudantes universitários alemães e estrangeiros da faculdade de educação física onde Karl Schelenz lecionava. Esse era o início do handebol.

Handebol no Brasil

Confederação Brasileira de Handebol

O handebol chegou ao Brasil pelas mãos dos imigrantes alemães durante a década de 1930. Inicialmente, o esporte se manteve conhecido apenas no estado de São Paulo, e se popularizou para o resto do país a partir da década de 1960 quando foi apresentado em congressos de educação física fora do estado.

Uma década mais tarde, em 1971, o MEC, Ministério da Educação, incluiu o esporte entre as categorias presentes nos Jogos Estudantis e nos Jogos Universitários Brasileiros. Essa medida contribuiu para a maior disseminação do esporte que passou a contar com vários estados disputando os títulos em questão.

Nas Olimpíadas, o handebol do Brasil está presente desde 1992 quando a seleção masculina terminou em 12º lugar.

Desde então, as equipes masculina e feminina têm marcado participação nos jogos olímpicos alcançando posições cada vez melhores. Um exemplo disso foi a Olimpíada de Pequim, em 2008, na qual a seleção feminina terminou em sexto lugar.

Fundamentos do handebol

Os fundamentos do handebol são compostos por técnicas e movimentos utilizados para o jogo. Assim, os principais são: empunhadura, recepção, passe, arremesso, drible e finta.

  • Empunhadura: modo correto de segura a bola;
  • Recepção: recepção correta da bola;
  • Passe: lançamento da bola entre os jogadores de uma mesma equipe;
  • Arremesso: lançamento da bola em direção ao gol da equipe adversária;
  • Drible: ato de quicar a bola sem perder seu domínio;
  • Finta: ato de enganar o adversário sinalizando o movimento para um lado mas fazer para o outro.

Como jogar handebol

O objetivo geral do jogo é arremessar com as mãos a bola ao gol no adversário marcando ponto (gol). Em um jogo de handebol, cada equipe é colocada em uma metade da quadra. Os jogadores são colocados de acordo com seu planejamento para defender, atacar, marcar ou salvar gols. Dessa forma, a formação de uma equipe pode ser ofensiva ou defensiva.

Cada equipe de handebol pode ter até 16 jogadores, no entanto, somente sete entram em quadra e os demais são colocados na reserva.

Vence a equipe com maior número de gols ao final da partida que deverá possuir duração mínima de dois tempos de 30 minutos com um intervalo de 10.

Uma prorrogação (chamada também de tempo extra) consiste em dois tempos de 5 minutos cada com um intervalo de 1 minuto e deve ser jogada quando após o final da partida, o placar se encontrar empatado e houver a necessidade de se estabelecer um vencedor. Entretanto, se a partida continuar empatada depois do primeiro tempo extra, um segundo tempo extra de duração igual ao primeiro deverá ser jogado.

Se ainda permanecer o empate, o vencedor da partida será determinado conforme as regras da competição.

Quanto ao equipamento necessário para se praticar o esporte, o essencial é o uniforme de cada jogador (camiseta, calção, meia e calçado esportivo) e a bola, que deve ser feita de couro ou material sintético (nunca de materiais deslizantes pois pode afetar o rendimento do jogo). O tamanho e o peso da bola de handebol são diferentes em cada categoria.

Na categoria feminina, a circunferência da bola deve ter entre 54 e 56 centímetros e o peso entre 325 e 375 gramas. Na categoria masculina, deve ter entre 58 e 60 centímetros e pesar de 425g a 475 gramas.

A quadra de jogo deve ser um retângulo possuindo 40 metros de comprimento e 20 metros de largura, devendo estar dividida em duas áreas de gol e uma área de jogo. A linha de tiro livre deve ser uma marcação tracejada a 3 metros de distância da linha da área de gol.

Já a linha de 7 metros, por sua vez, é uma marcação que fica a 7 metros da linha de gol e indicará de onde devem ser cobradas as penalidades máximas (o tiro de 7 metros é equivalente ao pênalti no futebol).

Em partidas oficiais, o jogo deve ser monitorado por dois árbitros, assistidos por um secretário, encarregado de marcar os gols e as faltas da partida e também de um cronometrista encarregado de marcar o tempo do jogo.

Regras do handebol

  • Posse da bola: um jogador pode correr com a bola, mas deve parar a cada três passos e não se mover por três segundos antes de poder dar outros três passos;
  • Tomada da bola: não é permitido tomar a bola de outro jogador, muito menos tentado bater, puxar ou dar socos com essa intenção. Também não é permitido arremessar a bola abaixo dos joelhos do adversário. Estas são consideradas faltas passíveis de cartão amarelo ou vermelho dependendo da sua gravidade;
  • Penalidade por cometer uma falta: quando um jogador comete uma falta, o outro time recebe um lance livre;
  • Lance (ou tiro) livre: o lance livre é normalmente executado sem o sinal do apito do árbitro e do lugar onde a infração ocorreu;
  • Cronometragem: o relógio pode ser parado se um jogador estiver lesionado, uma equipe perder tempo ou o árbitro decidir fazê-lo por outra razão;
  • Mantendo a bola: os jogadores podem usar o corpo para impedir que a bola não seja pega pelo time adversário;
  • Área do goleiro: os jogadores não podem permanecer na área do gol, só é permitido que deem um salto e lancem a bola no ar em sua direção;
  • Uso dos pés: o único que pode utilizar os pés é o goleiro e somente se estiver na sua área.

Marcação de falta

A falta deve ser marcada sempre que um jogador segura, empurra ou atinge o adversário de forma violenta. É possível também, dependendo do caso, que o jogador receba cartão amarelo ou até mesmo cartão vermelho.

Cartão amarelo

O cartão amarelo sinaliza a advertência. Geralmente é dado quando há reclamações em campo ou conduta inapropriada entre jogadores de menor gravidade. Porém, além dos jogadores em campo, a comissão técnica da equipe também pode receber essa advertência.

Dois minutos

Esta punição é restrita apenas aos jogadores e indica que o jogador punido deve permanecer fora da partida por dois minutos deixando seu time com um jogador a menos. Essa punição é geralmente aplicada em caso de faltas.

Cartão vermelho

O cartão vermelho desqualifica o jogador em campo, isto é, o jogador deve se retirar da quadra deixando seu time com um jogador a menos (desfalcado).

Vale lembrar também que o jogador que receber mais que 3 penalidades de dois minutos durante a partida é automaticamente desqualificado. Esse cartão é aplicado em caso de faltas mais graves e indisciplina maiores, e a comissão técnica também poderá recebê-lo.

Exclusão

A exclusão é um recurso extremo da arbitragem no handebol, esse cartão é utilizado apenas em casos de agressões física e/ou verbal.

Além de deixar o seu time com um a menos, o jogador que sofreu a exclusão não deve voltar à quadra e também não poderá nem se sentar no banco de reservas.

Referências

História do Handebol – Brasil Handebol
Regras do Handebol – Regras dos Esportes
Handebol – Dicionário Olímpico

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Como referenciar este conteúdo

Bernardes, Luana. Handebol. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/handebol. Acesso em: 28 de November de 2020.

Exercícios resolvidos

1. [CETRO]

Sobre as regras oficiais do Handebol, é correto afirmar que

a) a linha de tiro livre (linha de 9m) é uma linha tracejada a 3m de distância da linha da área do gol.

b) a linha de limitação do goleiro é paralela à linha do gol, a uma distância de 6m da baliza.

c) a duração normal da partida para todas as equipes com jogadores de idade igual ou acima de 16 anos, é de 2 tempos de 20 minutos.

d) havendo prorrogação do jogo por empate e necessidade de se estabelecer um vencedor, esta consiste de 2 períodos de 10 minutos, com um intervalo de 1 minuto.

e) uma equipe consiste de 14 jogadores. Não mais do que 5 jogadores podem estar presentes na quadra do jogo ao mesmo tempo.

Resposta: A
A linha de tiro livre deve ser uma marcação tracejada a 3 metros de distância da linha da área de gol.

2. [UFRJ]

O Handebol, como todos os desportos, possui regras básicas e características técnicas e táticas. Este jogo coletivo tem como característica:

a) uma prorrogação de dois períodos de 5 min deve ser jogada se houver empate e no caso de necessidade de se conhecer um vencedor.

b) uma equipe de 16 jogadores, oito em quadra, sendo um goleiro, mais oito substitutos.

c) a proibição de toque na bola com os pés, mesmo sendo atirada por um adversário.

d) possuir, em sua quadra, uma área de tiros livres de 7 m (pontilhada).

e) possuir duas medidas de bola a serem usadas pelas diferentes categorias.

Resposta: A
No handebol, a prorrogação consiste em dois tempos de 5 minutos cada com um intervalo de 1 minuto e deve ser jogada quando após o final da partida, o placar se encontrar empatado e houver a necessidade de se estabelecer um vencedor.

Compartilhe

TOPO