Hóquei

Hóquei é um esporte de taco e bola disputado por duas equipes que buscam se superar marcando a maior quantidade de gols em uma partida.

O hóquei é um esporte de taco e bola disputado nas Olimpíadas e Paralimpíadas. Desse modo, a matéria comenta a respeito de aspectos históricos e constituintes das modalidades competitivas, como suas regras e equipamentos. Acompanhe e saiba mais sobre essa prática!

História do hóquei

Apesar de não ser possível precisar as origens do hóquei, registros históricos evidenciam que práticas similares ao jogo já existiam há aproximadamente 4000 anos. Exemplos desses registros são gravuras descobertas em túmulos antigos em Beni Haçane, Etiópia e Atenas. Essas gravuras representam práticas de stick (bastão, taco) e bola realizadas com caráter de lúdico. Práticas similares povoaram diferentes regiões, manifestando-se de formas peculiares, embora com traços familiares.

Em período mais recente, já no século XII, era bastante conhecido na França um jogo referido como crosse ou hoquet – termos desdobrados na palavra inglesa hockey, que significa “conduzir com um bastão”. Desse modo, fazia-se menção a um jogo cujo objetivo era conduzir a bola até uma zona adversária, demarcada por dois postes, um buraco no chão ou apenas uma linha reta. Tratava-se de um jogo com poucas regras definidas.

As origens do esporte

Na segunda metade do século XIX, o jogo de hockey sobre a grama começou a adquirir seu formato moderno na Inglaterra, recebendo regras mais precisas e popularizando-se nas colônias britânicas. A modalidade de campo/grama, portanto, foi a primeira a surgir, sendo disputada por duas equipes de 11 jogadores e caracterizando-se pela condução da bola com um taco (stick) visando marcar gols.

Posteriormente, surgiria a modalidade de gelo, no Canadá, a partir da prática adaptada do jogo de campo por soldados britânicos em rios e lagos congelados. Dessa adaptação, decorreria a primeira disputa em local fechado, em 1875, na cidade de Montreal. Essa disputa culminou na adaptação e na elaboração de regras que favoreceram a transposição da prática da grama para o gelo.

Envolvimento olímpico

O hóquei (em português) fez sua estreia nos Jogos Olímpicos com a modalidade sobre grama na edição de Londres 1908. Foi disputado apenas por homens até a edição de Moscou 1980, quando a modalidade feminina passou a integrar o quadro olímpico esportivo.

Por outro lado, o hóquei no gelo passou a ser disputado nas Olimpíadas nos Jogos de Verão de Antuérpia 1920. Em 1924, passou a compor os Jogos de Inverno, criados nesse mesmo ano. A modalidade foi disputada somente por homens até a edição de Nagano 1998, quando a participação das mulheres nas disputas foi admitida.

Hóquei Paralímpico

A modalidade paralímpica do hóquei foi inventada em Estocolmo, na Suécia, no começo da década de 1960. O jogo fazia parte das atividades propostas em um centro de reabilitação. Desse modo, ao adquirir regras mais precisas e caráter esportivo, foi admitido pelo programa dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Lillehammer 1994.

Chamado de hóquei de trenó, a modalidade paralímpica segue as regras da Federação Internacional de Hóquei no Gelo (IIHF), com alteração para a prática por atletas com deficiência física nos membros inferiores. Assim, são usados trenós com duas lâminas, em vez de patins, e duas varas: uma para locomoção e outra para tiros. As disputas ocorrem entre duas equipes de 15 jogadores, incluindo dois goleiros.

Hóquei sobre grama

O objetivo do hóquei sobre grama é marcar gols na equipe adversária e, assim, ganhar a disputa. Para isso, os jogadores precisam seguir algumas determinações estabelecidas pela Confederação Brasileira de Hóquei sobre Grama e Indoor. Veja, a seguir, as principais regras e os equipamentos dessa modalidade.

Regras

  • A área de jogo corresponde a um campo retangular com medidas de 91,4 metros de comprimento por 55 metros de largura.
  • O time é composto por, no máximo, dezesseis jogadores, sendo onze titulares e até cinco reservas. Desse modo, as equipes podem optar por jogarem com um goleiro ou somente com jogadores de linha.
  • Cada partida consiste em quatro períodos de 15 minutos, com intervalos de 2 minutos entre os períodos 1 e 2 e 3 e 4 e intervalo de 5 minutos entre os períodos 2 e 3.
  • Um gol é marcado toda vez que a bola passa integralmente a linha de gol abaixo do travessão, contudo o atacante deve estar na área de arremesso ao realizar o tiro para que o gol seja validado.
  • Uma penalidade é marcada sempre que um jogador ou sua equipe for prejudicada em função de infrações às regras do esporte pela equipe adversária.
  • As penalidades envolvem cobranças de tiro livre, corner curto, pênalti, avisos, advertências e suspensões (temporárias ou permanentes).

Equipamentos

A seguir, são listados os equipamentos utilizados pelos atletas para as disputas de hóquei na grama:

  • Bola
  • Taco
  • Luvas
  • Caneleiras
  • Leg guard (goleiro)
  • Kicker (goleiro)
  • Roupas acolchoadas (goleiro)
  • Capacete (goleiro)
  • Cotoveleiras (goleiro)
  • Máscaras de proteção
  • Protetor bucal

Essas são as principais regras e os equipamentos utilizados pelos jogadores do hóquei sobre grama durante as disputas.

Hóquei sobre gelo

O hóquei sobre gelo é disputado em um rinque de patinação com o objetivo de colocar o disco na baliza adversária. A seguir, veja as regras que fundamentam essa modalidade e também os equipamentos utilizados pelos atletas que a disputam.

Regras

  • A área de jogo é formada por um retângulo de 61 metros de comprimento por 30 metros de largura e cantos arredondados.
  • Cada time é formado por 21 jogadores no máximo, sendo 6 jogadores em linha, incluindo o goleiro, e 15 reservas, incluindo dois goleiros.
  • Cada partida possui duração de três tempos de 20 minutos, sendo interrompida a contagem do cronômetro sempre que o disco sai do jogo ou que o jogo é interrompido em decorrência de infrações.
  • É considero um gol sempre que uma equipe faz que o disco ultrapasse a linha de gol da equipe adversária, de modo a passar no limite das traves.
  • As infrações passíveis de punição envolvem advertência e exclusão (temporária ou permanente).

Equipamentos

  • Capacete
  • Patins
  • Luvas
  • Joelheiras
  • Camiseta
  • Calça
  • Taco
  • Disco
  • Protetor bucal e de pescoço
  • Protetores de ombros, cotovelos e pernas

Essas são as principais regras e os equipamentos usados no hóquei sobre gelo. Para saber mais sobre esse esporte, confira os vídeos do próximo tópico.

Saiba mais sobre o hóquei

Veja, a seguir, vídeos complementares ao conteúdo apresentado nesta matéria e conheça melhor o hóquei:

Regras do hóquei sobre grama

Nesse vídeo, você confere características das principais regras do hóquei sobre campo. Assista para compreender melhor como se organiza a modalidade.

Hóquei de gelo

Esse vídeo apresenta algumas noções básicas do hóquei de gelo, como as características do jogo e dos equipamentos, as faltas, suas cobranças e penalizações. Confira para saber mais!

Aprendendo hóquei

Nesse vídeo, você acompanha atividades propostas para a iniciação ao hóquei no contexto escolar. Assista e veja a possibilidade de praticar esse esporte fora do contexto competitivo.

Esta matéria apresentou características históricas do hóquei, um esporte que pode ser praticado no verão, no inverno e também em ambientes fechados. Além disso, comentou a respeito das modalidades desse esporte, bem como de suas regras e equipamentos. Para continuar estudando sobre as modalidades esportivas, confira também esta matéria sobre softball!

Referências

Clube Paulista de Desportos no Gelo [online] – Disponível em: http://www.cpdg.com.br/principal. Acesso em: em 14 jan. 2021
Comitê Paralímpico Brasileiro [online] – Disponível em: https://www.cpb.org.br/. Acesso em: 14 jan. 2021
Comitê Paralímpico Internacional [online] – Disponível em: https://www.paralympic.org/. Acesso em: 14 jan. 2021
Confederação Brasileira de Desportos no Gelo [online] – Disponível em: http://www.cbdg.org.br/. Acesso em: 14 jan. 2021
Confederação Brasileira de Hóquei sobre Grama e Indoor [online] – Disponível em: http://hoqueisobregrama.com.br/. Acesso em 14 jan. 2021
Federação Portuguesa de Hóquei [online] – Disponível em: https://www.fphoquei.pt/. Acesso em: 14 jan. 2021
National Hockey League [online] – Disponível em: https://www.nhl.com/. Acesso em: 14 jan. 2021
Rede Nacional do Esporte [online] – Disponível em: http://rededoesporte.gov.br/pt-br. Acesso em: 14 jan. 2021

João Paulo Marques
Por João Paulo Marques

Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq). Pesquisas focalizando corpo, subjetividade, discurso e cultura física.

Como referenciar este conteúdo

Marques, João Paulo. Hóquei. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/hoquei. Acesso em: 04 de March de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [FEPESE-2017]

Em 2016, os Jogos Olímpicos foram sediados pela primeira vez no Brasil, contemplando quarenta e duas modalidades esportivas, conforme divulgado pelo portal oficial do Governo Federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos (www.brasil2016.gov.br).

Assinale a alternativa que contém as cinco modalidades em que o Brasil estreou em Jogos Olímpicos na edição do Rio 2016:

A) Atletismo, Badminton, Esgrima, Ginástica de Trampolim e Rugby.
B) Basquete, Golfe, Tiro com arco, Tiro Esportivo e Rugby.
C) Badminton, Ginástica de Trampolim, Golfe, Hóquei sobre grama e Rugby.
D) Badminton, Esgrima, Golfe, Judô e Hóquei sobre grama.
E) Golfe, Esgrima, Hóquei sobre grama, Nado Sincronizado e Rugby.

A resposta correta é a alternativa C.

Juntamente ao hóquei sobre grama, as modalidades badminton, ginástica de trampolim, golfe e rugby passaram a ser representadas por atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos a partir da edição Rio 2016.

2.

De acordo com Gonzalez e Fraga, no livro Metodologia do Ensino dos esportes, os esportes podem ser organizados em categorias, estabelecendo algumas categorias para eles. Assim, analise as alternativas a seguir e assinale aquela cuja categoria corresponde à prática esportiva do hóquei.

A) Esportes de precisão.
B) Esportes técnico-combinatórios.
C) Esporte de campo e taco.
D) Esportes de combate.
E) Esporte de marca.

A resposta correta é a alternativa C.

O hóquei é uma modalidade cuja especificidade da prática é marcada pelo uso de taco e bola. Esse esporte, porém, também pode ser compreendido como uma modalidade esportiva de invasão, devido à dinâmica de ocupar o campo adversário com a finalidade de fazer o gol.

Compartilhe

TOPO