Peteca

A peteca é uma manifestação da cultura corporal de origem indígena que se apresenta como jogo recreativo e também como esporte de competição.

Esta matéria aborda aspectos históricos da peteca, um esporte de origem brasileira praticado por índios como atividade recreativa. Além disso, também serão apresentadas as regras básicas dessa modalidade. Acompanhe:

Índice do conteúdo:

Origens da peteca

De acordo com a Confederação Brasileira de Peteca (CBP), o objeto peteca tem como marco de seu surgimento o ano de 1500, tendo se originado como jogo indígena nas sociedades pré-cabralinas. Assim, o jogo ou brincadeira assumia diferentes formas e era disseminada de modos distintos, conforme as culturas dos povos da América, em locais onde hoje se localizam Brasil, Peru, Argentina e México.

A peteca esportiva, no formato atual, apresenta penas grandes e coloridas, entretanto as produzidas por esses povos eram confeccionadas a partir de fibras naturais, principalmente cascas de bananeira (embira) e palhas de milho. Essa alteração do material se deve à intensificação da prática em seu processo de difusão e esportivização, fazendo que o material original não suportasse a dinâmica e se desfizesse facilmente.

Esportivização da peteca

O início do processo de esportivização da modalidade decorre da prática do jogo em momentos de lazer de nadadores brasileiros durante a edição da Olimpíada de Antuérpia, em 1920. O interesse de estrangeiros no jogo levou José Maria Castello Branco, então chefe da delegação brasileira, a formular regras para a prática e partilhá-las com os esportistas europeus após seu retorno ao Brasil.

As primeiras regras, no entanto, não contribuíram para que a prática se sustentasse como esporte, levando a reformulações na década de 1930. Com isso, a quadra foi reduzida a um campo de 18 m x 9 m, com apenas uma (em vez de duas) rede divisória e permitindo até seis jogadores por equipe. Nessa transformação, as regras dessa modalidade se tornaram bastante similares às do voleibol, principalmente nos países europeus.

Como se joga peteca

Embora apresente semelhanças com o voleibol e com outros esportes com rede divisória, a peteca apresenta técnicas, táticas e regras próprias e características. Desse modo, o jogo ocorre com dois ou mais participantes em ambos os lados do campo rebatendo a peteca com as mãos. Portanto, a modalidade tem como objetivo rebater a peteca para mantê-la em trajetórias aéreas. Para isso, algumas regras devem ser observadas.

Regras

Veja, a seguir, as regras básicas para a prática esportiva da peteca:

  • O espaço oficial de jogo se caracteriza por uma quadra com dimensões de 15 m x 5,50 m para a categoria individual e 15 m x 7,50 m para a categoria de duplas.
  • A peteca deve apresentar peso entre 40 g e 42 g, base com diâmetro entre 5 cm e 5,2 cm e altura total de 20 cm, incluindo as penas.
  • O esporte apresenta um tempo de 20 s por equipe para a obtenção do ponto. Caso a equipe atacante não efetue o ponto no tempo oficial, ele é contabilizado para a equipe adversária. Além disso, o direito de saque alterna entre as equipes ao final de cada tempo ou com a obtenção do ponto.
  • Uma partida do esporte é organizada em três sets: para os dois primeiros, a marca é de 25 pontos. Contudo, para o terceiro set, essa marca é de 15 pontos. Diante disso, se faz obrigatória uma diferença de dois pontos entre as equipes para designar o vencedor de cada um dos três sets.
  • Nessa configuração, a peteca é lançada e rebatida pelos jogadores até que eles marquem um ponto. Assim, um ponto é marcado quando a peteca cai no chão, nos limites da quadra, quando ela é rebatida contra a rede ou fora dos limites da quadra e quando ocorrem faltas técnicas (invasão da linha central ou de campo de jogo, toque na rede ou condução da peteca, por exemplo).

As Regras Oficiais de Peteca foram atualizadas e passaram a vigorar em janeiro de 2020, conforme proposições da CBP. De acordo com elas, essas características apresentadas acima compõem as regras básicas para a prática esportiva da modalidade.

Saiba mais a respeito dessa modalidade

Na sequência, você encontra vídeos para complementar o conteúdo apresentado nesta matéria e contribuir para o aprendizado a respeito da peteca. Não deixe de assisti-los!

História do jogo e do esporte

Confira, nesse vídeo, elementos a respeito da história da peteca e compreenda aspectos que distinguem o caráter recreativo do esportivo nessa prática corporal.

Como jogar peteca?

Esse vídeo comenta a respeito das regras da modalidade, ressaltando aspectos especificamente relacionados aos toques durante a prática da peteca. Confira para entender melhor como se pratica o esporte!

Pontuação

Nesse vídeo, são apresentados aspectos referentes à atribuição de pontos e às trocas de quadra durante uma disputa de peteca. Acompanhe e compreenda melhor esses aspectos!

Como fazer uma peteca?

Esse vídeo apresenta um tutorial explicando e demonstrando como confeccionar uma peteca com materiais recicláveis. Confira e saiba como produzir o objeto para a prática recreativa da modalidade.

Esta matéria apresentou elementos que compõem a história da peteca, de suas origens como prática recreativa à sua esportivização, comentando também acerca de suas regras. Continue estudando os jogos de rede e aprenda também sobre o Badminton!

Referências

Confederação Brasileira de Peteca [on-line] – Disponível em: https://cbpeteca.org.br/. Acesso em: 07 dez. 2020

João Paulo Marques
Por João Paulo Marques

Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq). Pesquisas focalizando corpo, subjetividade, discurso e cultura física.

Como referenciar este conteúdo

Marques, João Paulo. Peteca. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/peteca. Acesso em: 26 de January de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [IMA-2015]

São exemplos de jogos recreativos:

I) Bambolê.
II) Dança das cadeiras.
III) Peteca.
IV) Corrida com saco.

É correto o que se afirma em:

A) II, III e IV
B) I e II
C) I, II, III e IV
D) I e III

A resposta correta é a alternativa C.

Todas as modalidades citadas são exemplos de jogos recreativos.

2. [UEM-2015]

Sobre esportes, assinale o que for correto.

01) O tênis de mesa é um esporte de rede que faz uso de raquetes, assim como fazem uso o tênis de campo, o badminton e a peteca.
02) No tênis de campo, top spin e slice são golpes de rede, enquanto que voleios são golpes de fundo de quadra.
04) O badminton pode ser disputado em formato individual, em duplas (femininas e masculinas) e em duplas mistas.
08) O tênis de campo, que é uma modalidade esportiva praticada na Inglaterra desde o século XIX até hoje, teve dois grandes atletas brasileiros com reconhecimento mundial: a tenista Maria Esther Bueno, que conquistou os principais torneios mundiais da modalidade, e o tenista Gustavo Kuerten, que chegou à posição de número 1 do mundo, ampliando a popularidade desse esporte no Brasil.
16) O atletismo é uma modalidade esportiva disputada desde os Jogos Olímpicos da Antiguidade e, atualmente, é composto por provas de pista, provas de campo, corridas de rua ou pedestrianismo, marcha atlética (de rua e de pista), cross country e corridas em montanhas.

A resposta correta é 28: 04-08-16.

A alternativa 01 está incorreta, pois a peteca não faz uso de raquetes, visto que as rebatidas ocorrem com as mãos.
A alternativa 02 está incorreta, pois top spin e slice são tipos de saque do tênis de campo, logo são golpes de fundo. Do mesmo modo, os voleios são golpes realizados próximos à rede divisória.

Compartilhe

TOPO