Ciclismo

Ciclismo designa uma prática esportiva realizada com bicicleta em diferentes contextos.

O ciclismo é um esporte de caráter cíclico, disputado mundialmente em diversas modalidades. Esta matéria apresenta tais modalidades, comentando a seu respeito, bem como os aspectos históricos da prática, as regras e os benefícios para os praticantes do esporte. Acompanhe:

História do ciclismo

O ciclismo surgiu como prática esportiva na Inglaterra do século XIX, quando o aperfeiçoamento das bicicletas como meios de transporte se voltou ao alcance de altas velocidades. Assim, como desdobramento, foi realizada a primeira grande prova em 1868, em Paris. O percurso dessa prova foi de 123 km, tendo como vencedor o britânico James Moore.

Posteriormente, já instituído como esporte, o ciclismo passou a compor os Jogos Olímpicos da Era Moderna já em sua primeira edição, em Atenas 1896. Contudo, o esporte ficou ausente por um período de três edições olímpicas seguintes (Paris, St. Louis e Londres), retornando em Estocolmo 1912. Desde então, o ciclismo se mantém nos Jogos, entretanto as mulheres entraram na disputa apenas em Los Angeles 1984.

Fundamentos

A disputa do ciclismo tem como objetivo que o ciclista conclua o percurso estabelecido para a prova antes dos outros competidores. Para isso, o ciclista deve possuir, obrigatoriamente, uma bicicleta apropriada para a modalidade disputada. Além disso, deve utilizar os equipamentos de proteção individual (capacete, luvas, óculos e roupas com propriedades termo regulatórias).

Esses fundamentos garantem a adequação dos competidores para disputar as modalidades do esporte.

Modalidades do esporte

Atualmente, existem cinco modalidades de ciclismo oficialmente disputadas no programa dos Jogos Olímpicos, sendo que o BMX Freestyle foi a última incluída. A seguir, conheça essas modalidades:

  • Provas em estrada: essa foi a primeira modalidade a ser disputada. Atualmente, divide-se em provas de estrada e contrarrelógio. Nos Jogos Olímpicos, as provas de estrada são individuais, sendo o vencedor aquele que chegar primeiro. Já nas provas contrarrelógio, vence quem concluir o percurso no menor tempo.
  • Provas em pista: derivada do ciclismo de estrada, essa modalidade é realizada em pistas construídas especificamente para sua disputa, chamadas velódromos. Nessa modalidade, são disputados seis estilos de provas: velocidade individual e por equipes, keirin, omnium, Madison e perseguição por equipes.
  • Mountain Bike: essa modalidade é disputada nas Olimpíadas desde a edição de Atlanta 1996. As disputas, por sua vez, ocorrem no formato cross-country. Assim, vence o primeiro ciclista que completar todas as voltas estabelecidas para a prova e cruzar a linha de chegada.
  • BMX: também conhecido como BiciCross, a sigla BMX refere-se a Bicycle MotoCross, ou seja, é uma modalidade inspirada no MotoCross. As provas são disputadas por oito atletas cada, até a final. Nos Jogos Olímpicos, é disputada desde Pequim 2008.
  • BMX Freestyle: o estilo livre é composto por seis estilos ou modalidades, diferenciados entre si conforme as manobras executadas. Os estilos são os seguintes: Street, Vertical, Park, Flatland, Dirt Jump e Mini Ramp. Essa categoria passou a compor as Olimpíadas na edição de Tóquio 2020.

Regras

As regras para as disputas oficiais de ciclismo são estabelecidas conforme a modalidade, ou seja, cada modalidade possui regras específicas. Tais regras tratam desde o local e as condições para que as provas aconteçam até obrigatoriedades dos atletas para disputá-las, como brevemente apontado quanto aos fundamentos do esporte. Entretanto, além de regras específicas para cada modalidade, o ciclismo possui também um estatuto com regras gerais, chamado Velominati Rules.

As 95 Regras Velominati foram criadas por Frank Strack e publicadas no livro The Rules: the way of the cycling discipline, em 2014. Em geral, trata-se de regras de boas maneiras e estilo no ciclismo e que, embora não sejam oficiais, são seriamente consideradas pelos praticantes, seja em termos de aderência ou de crítica. Confira, ao final da matéria, um vídeo apresentando e comentando a respeito dessas regras.

Benefícios

Para se beneficiar da prática do ciclismo, é importante que os praticantes sigam algumas recomendações, como realizar alongamento prévio – preparando o corpo para a prática da atividade -, alimentar-se bem – e, preferencialmente, com frutas – antes da atividade, evitar temperaturas extremas, utilizar equipamentos adequados e procurar acompanhamento profissional responsável. Desse modo, os benefícios do ciclismo são potencializados. Entre eles, destacam-se:

  • Melhora do sistema cardiovascular e respiratório;
  • Ganho de força e de resistência muscular, principalmente nos membros inferiores;
  • Aumento do gasto energético e da queima calórica;
  • Prevenção e combate ao sedentarismo;
  • Potencialização do emagrecimento saudável;
  • Melhora do condicionamento físico e postural.

Esses e outros benefícios decorrentes da prática regular e harmoniosa do ciclismo somam-se ao desenvolvimento de hábitos saudáveis, contribuindo para a boa qualidade de vida dos praticantes. Sendo assim, o ciclismo se apresenta como uma prática corporal com inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida dos adeptos.

Saiba mais sobre o ciclismo

A seguir, você encontra vídeos com conteúdos complementares para auxiliar no entendimento a respeito do ciclismo e de suas modalidades, além de conhecer outros aspectos que caracterizam o esporte. Veja!

História do esporte

Nesse vídeo, o professor Flávio Guimarães explica características do ciclismo, comentando acerca de seu envolvimento histórico e de suas modalidades. Assista para compreender melhor esse esporte e complementar as informações apresentadas na matéria!

Regras das modalidades

iStock

Aqui, você confere as regras específicas das modalidades do ciclismo, para complementar o conteúdo abordado, bem como as informações a respeito das Regras Velominati. Acompanhe no vídeo!

Regras Velominati

Nesse vídeo, confira as Regras Velominati, apresentadas nesta matéria. Como comentado, trata-se de regras de estilo e de etiqueta para os praticantes do ciclismo. Não deixe de conferir para compreender melhor a organização do esporte!

Esta matéria abordou características da história do ciclismo, um esporte com modalidades praticadas em contextos distintos e com inúmeros benefícios para os praticantes. Continue estudando a respeito das práticas corporais do universo esportivo e aprenda também sobre a natação!

Referências

The Rules: the way of the cycling discipline (2014) – Frank Strack

João Paulo Marques
Por João Paulo Marques

Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq). Pesquisas focalizando Cultura Física, Discurso, Corpo e Subjetividade.

Como referenciar este conteúdo

Marques, João Paulo. Ciclismo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/ciclismo. Acesso em: 21 de October de 2020.

Exercícios resolvidos

1. [CESPE-2016]

Ao terem finalizado uma competição de ciclismo, os ciclistas A e B, que participaram de modalidades diferentes de provas na competição, saíram para pedalar juntos. Durante o passeio, ambos pedalaram com a mesma velocidade escalar.

Considerando as informações apresentadas nessa situação hipotética e sabendo que o raio das rodas da bicicleta do ciclista A é 30% maior que o raio das rodas da bicicleta do ciclista B, assinale a opção correta.

A. As rodas de ambas as bicicletas giravam com o mesmo período.
B. A velocidade angular das rodas da bicicleta do ciclista B era 30% maior que a velocidade angular das rodas da bicicleta do ciclista A.
C. A energia cinética de rotação da roda da bicicleta do ciclista A era igual, em módulo, à energia cinética de rotação da roda da bicicleta do ciclista B.
D. A frequência das rodas da bicicleta do ciclista B era igual à frequência das rodas da bicicleta do ciclista A, já que eles se deslocavam com a mesma velocidade linear.
E. As rodas de ambas as bicicletas giravam com a mesma velocidade angular.

A alternativa correta é B.

2. [ESPM-2016]

A estreia do triathlon nas Olimpíadas deu–se em 2000, na cidade de Sydney, Austrália, com a distância que é conhecida como “Triathlon Olímpico”: 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Em relação à distância total percorrida pelos atletas, a corrida representa, aproximadamente:

A) 23,64%
B) 17,36%
C) 27,22%
D) 31,12%
E) 19,42%

A resposta correta é E.

Resolução:

O percurso total é de 51,5 km (1,5 km + 40 km + 10 km)

Portanto:

51,5 km —– 100%
10 km ——— x

x ≅ 19,42 km

Compartilhe

TOPO