Quadra de vôlei

A quadra de vôlei é demarcada por linhas e organizada em zonas de jogo, sendo descrita como um espaço retangular dividido ao meio por uma rede.

O vôlei é jogado em quadra com formato retangular, dividida ao meio por uma rede que demarca os dois campos de jogo. Assim, as duas equipes a disputarem uma partida, compostas por seis jogadores cada, se distribuem em posições específicas dentro de cada campo de jogo. Conheça melhor os espaços da quadra de vôlei na matéria a seguir.

Índice do conteúdo:

O tamanho da quadra de vôlei

istock

A quadra de vôlei é constituída pela área de jogo e pela zona livre. A área de jogo é demarcada por um retângulo com medidas de 18 metros x 9 metros. Já a zona livre consiste em uma área de 3 metros que circunda a área de jogo em todos os lados.

Além disso, a quadra de vôlei também é composta pelo espaço livre de jogo. Esse espaço consiste em uma área desprovida de qualquer tipo de obstáculo em uma distância de no mínimo 7 metros de altura em relação à superfície de jogo.

Por ser dividida ao meio por uma rede, a ocupação dos espaços da quadra pelos jogadores é restrito. Esse é um aspecto característico da modalidade, classificada como esporte com rede divisória, logo, sem invasão. Desse modo, cada equipe de jogadores possui como campo de jogo uma área quadrada de 9 metros x 9 metros.

As linhas da quadra de vôlei

Todas as linhas da quadra possuem 5 centímetros de largura. Além disso, elas devem possuir cor clara e distinta tanto da cor do piso quanto de qualquer outra linha. Isso facilita a identificação das linhas de marcação durante o jogo, o que se faz importante, dado que cada linha possui uma função no jogo. Portanto, veja quais são as linhas da quadra de vôlei.

  • Linha de demarcação: são as duas linhas laterais (18 metros) e as duas linhas de fundo (9 metros) que demarcam o espaço da quadra. Também referidas como linhas da quadra de jogo, algo importante a seu respeito é que elas também compõem a quadra. Portanto, caso parte da bola toque nessas linhas durante a partida, considera-se dentro e o ponto é validado.
  • Linha central: é a linha sob a qual é posicionada a rede, sendo responsável, portanto, pela divisão da quadra em duas áreas de jogo. É considerada um componente de ambas as áreas de jogo, sendo delimitada pelas linhas laterais da quadra.
  • Linhas de ataque: essa linha está presente em ambas as áreas de jogo, delimitando as zonas de ataque e de defesa de cada equipe. Essa linha é desenhada a uma distância de 3 metros da linha central, paralelamente a ela.
  • Linha de restrição do técnico: essa linha refere-se a uma linha pontilhada cuja extensão vai desde a linha de ataque até a linha de fundo da quadra. Ela é, portanto, paralela à linha lateral e delimita a área de operação do técnico.

Como sinalizado, as linhas de demarcação definem espaços e também funções no jogo. Mais precisamente, elas são responsáveis por delimitar as zonas da quadra. Que tal entender um pouquinho melhor sobre elas? Acompanhe.

As zonas da quadra de vôlei

As zonas da quadra de vôlei fazem menção a regiões correspondentes a ações específicas realizadas pelos jogadores. Veja, portanto, quais são as zonas de jogo da quadra de vôlei.

  • Zona livre: é toda a região que circunda a quadra de jogo, sendo estabelecido um limite mínimo de 3 metros de comprimento. Essa zona demarca o espaço fora da quadra em que a bola pode ser recebida pelos jogadores, desde que não tenha tocado o chão.
  • Zona de saque: corresponde a uma área de 9 metros de largura situada após cada linha de fundo. Ela é delimitada lateralmente por duas pequenas linhas de 15 centímetro e se estende em profundidade até o término da zona livre.
  • Zona de frente: também chamada de zona de ataque, esse espaço corresponde ao limite entre a linha central e a linha de ataque. Essa zona se prolonga lateralmente para além das linhas laterais até o limite final da zona livre. Nesse espaço estão os três jogadores que podem realizar ataques e bloqueios mais próximos à rede.
  • Zona de defesa: correspondente à parte final da quadra, essa também é chamada de zona de trás. Ela compreende o espaço entre a linha de ataque e a linha de fundo da quadra. Nessa zona estão os três jogadores responsáveis pela defesa do espaço de jogo da equipe e cobertura dos demais jogadores.

Além dessas zonas, a quadra de vôlei conta ainda com a zona de substituição e a zona de troca do Líbero. Ambas são dispostas na lateral da quadra, sendo demarcadas pelo limite entre a linha de ataque e a mesa do apontador e entre a linha de ataque e a linha de fundo, respectivamente.

Saiba mais sobre a quadra de vôlei

A seguir são apresentados alguns vídeos para você complementar seus estudos sobre a quadra de vôlei. Por meio deles você pode reforçar e esclarecer o conteúdo apresentado na matéria. Além disso, você pode relacionar esses conteúdos com a dinâmica e as regras gerais do esporte. Confira para saber mais.

Linhas e medidas

Nesse vídeo o professor Márcio Costa comenta a respeito do tamanho, das linhas e das medidas da quadra de vôlei. Além disso, ele também explica as medidas e a disposição da rede, assim como das antenas e dos postes que a sustentam. Assista para conferir.

Zonas e posições

Confira nesse vídeo as zonas e posições dos jogadores na área de jogo. O vídeo comenta sobre esses elementos e também sobre as funções de cada jogador da equipe em relação às zonas da área. Além disso, explica o funcionamento do rodízio e dos ataques. Não deixe de conferir.

Infrações e faltas

Nesse vídeo você confere uma breve explicação a respeito das infrações de jogo e faltas técnicas cometidas no voleibol. A partir dessa explicação é possível perceber a função e a importância das linhas e das zonas de jogo para a organização da modalidade, conforme comentado na matéria. Assista para compreender essa organização em relação ao conteúdo apresentado.

Como mencionado e descrito na matéria, as linhas e as zonas de jogo se relacionam tanto com os limites da quadra quanto com as funções e ações realizadas pelos jogadores durante as partidas. Para saber mais sobre a modalidade e aprofundar seus estudos confira a matéria a respeito do voleibol.

Referências

Federação Internacional de Voleibol [On-line] – Disponível em: https://www.fivb.com/. Acesso em: 31 de mar. de 2021.
Regras Oficiais de Voleibol [On-line] – Disponível em: https://cbv.com.br/pdf/regulamento/quadra/REGRAS-DE-QUADRA-2017-2020.pdf. Acesso em: 31 de mar. De 2021.

João Paulo Marques
Por João Paulo Marques

Professor mestrando em Educação Física formado pela Universidade Estadual de Maringá. Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq). Temáticas estudadas envolvem corpo, subjetividade, discurso, cultura e saúde.

Como referenciar este conteúdo

Marques, João Paulo. Quadra de vôlei. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/quadra-de-volei. Acesso em: 19 de June de 2021.

Exercícios resolvidos

1.

Analise a sentença a seguir e indique a resposta cujas alternativas complementem as lacunas, respectivamente:

A quadra de voleibol consiste em um retângulo com _____________ de comprimento, por ____________ de largura. Ela é dividida por uma rede em dois quadrados que compõem o campo de cada time. A rede mede 9 metros de comprimento por um metro de altura, enquanto as antenas ficam nas bordas laterais da rede e medem 1,8 metros cada, sendo usadas para delimitar o espaço aéreo da quadra, ficando _________ acima da rede.

A ( ) Nove metros – Dezoito metros – um metro
B ( ) Dezoito metros – Nove metros – um metro
C ( ) Nove metros – Dezoito metros – Oitenta Centímetro
D ( ) Dezoito metros – Nove metros – Oitenta Centímetro

A resposta correta é a alternativa D.

Como apresentado na matéria, a quadra possui medidas de 18 x 9 metros. Além disso, possui uma rede, fixada em dois postes de 2,55 m. Em cada extremidade da rede se encontram duas antenas com altura de 1,80 metros. Entretanto, como elas acompanham a altura da rede (1 m), apenas 80 cm delimitam o espaço aéreo da quadra.

2.

Quantas zonas tem na quadra de voleibol e quais são elas?
A) A quadra tem duas zonas: zona de ataque e zona de defesa.

B) A quadra tem seis zonas: zona livre, zona de ataque, zona de defesa, zona de saque, zona de substituição e zona de troca do Líbero.

C) A quadra tem três zonas: zona livre, zona de ataque e zona de defesa.

D) A quadra tem quatro zonas: zona livre, zona de saque, zona de ataque e zona de defesa.

A resposta correta é a alternativa B.

Como explicado na matéria, além da zona livre (que circunda a quadra), da zona de saque (ao fundo da quadra) e das zonas de ataque e defesa (no interior do campo de cada equipe), a quadra de voleibol tem também as zonas de substituição e de troca de Líbero (na lateral da quadra, entre a linha de ataque e a mesa do apontador e entre as linhas de ataque e de fundo, respectivamente).

Compartilhe

TOPO