Esportes de precisão

Esportes de precisão é uma categoria de esportes cujo objetivo principal é acertar um alvo a partir do lançamento de determinado objeto.

Conheça as características dos esportes de precisão, suas principais modalidades e as respectivas regras básicas que as constituem. Contudo, antes de conhecê-las, que tal entender o que são esses esportes? Acompanhe:

Publicidade

O que são esportes de precisão?

Esportes de precisão é uma nomenclatura assumida como forma de categorizar as práticas corporais esportivas. Desse modo, a expressão refere-se a modalidades distintas, mas que possuem como objetivo em comum arremessar, bater ou lançar determinado objeto (bocha, bola, flecha, bolão, projétil) de modo a acertar um alvo específico, seja ele fixo ou móvel.

Relacionadas

Esportes de rede e parede
Esportes com rede divisória e parede de rebote são categorias de classificação dos esportes.
Esportes coletivos
Esportes coletivos são jogos oficialmente disputados entre duplas ou equipes, possuindo características em comum.
Esportes individuais
Esportes individuais são práticas sistematizadas nas quais o desempenho esportivo é obtido individualmente.

Por se tratar de uma categoria conceitual, usada para classificar diferentes modalidades esportivas, não há uma história única dos esportes de precisão. Portanto, há diferentes histórias acerca da origem e dos desdobramentos assumidos pelas modalidades que constituem essa categoria. Logo, essas modalidades consistem em esportes praticados tanto individual quanto coletivamente.

Além disso, os esportes de precisão ressaltam a importância de aspectos como concentração, pontaria e apuro frente a outros, como resistência física, força e velocidade, comumente presentes em modalidades pertencentes às demais categorias esportivas. Desse modo, define-se o(a) vencedor(a), nessas modalidades, com base no menor número de tentativas em acertar o alvo e/ou na maior proximidade estabelecida entre o alvo e o objeto lançado.

Características dos esportes de precisão

Confira as principais características desses esportes:

  • Requer o controle do atleta quanto ao manejo preciso do objeto;
  • O atleta deve desenvolver uma mira e/ou pontaria precisa;
  • Há um lançador, batedor ou arremessador;
  • Acontecem arremessos, batidas e/ou lançamentos de objetos específicos;
  • Há um alvo a ser acertado ou aproximado;
  • Há uma relação proporcional entre o alvo e o objeto a ser lançado em relação ao formato e à distância;
  • Constituem modalidades cujas provas são disputadas individual e coletivamente. Entretanto, não há interação direta entre os adversários.

Essas são as principais características das modalidades categorizadas como esportes de precisão. Agora que já as conhece, confira exemplos de esportes que compõem essa categoria na sequência.

Publicidade

10 modalidades de esportes de precisão para você conhecer

Conheça, a seguir, características e regras básicas das 10 principais modalidades de esportes de precisão e fique por dentro dessa categoria esportiva.

Bocha

iStock

A bocha é uma modalidade disputada tanto em quadras abertas quanto fechadas. Para isso, usa-se as bochas: pequenas bolas feitas de madeira ou de resina sintética. O objetivo desse esporte é marcar pontos com o lançamento de bochas, posicionando-as o mais próximo possível do bolim (bola menor lançada inicialmente como alvo). Dito isso, veja as regras básicas dessa modalidade:

  • Pode ser jogada entre dois jogadores ou duas equipes, sendo estabelecido um número de lançamento de 4 bochas por partida.
  • O jogo é iniciado com o lançamento do bolim. Com isso, o local em que estiver o bolim passa a ser designado como alvo, ao qual as bolas devem ser direcionadas e aproximadas.
  • As bochas devem ser lançadas do ar e não deslizadas pelo chão.
  • Os jogadores podem tentar se eliminar usando suas bochas para distanciar as bochas do outro jogador do bolim ou impedir que a mesma ação seja realizada contra si.

Croquet

iStock

O croquet pode ser jogado entre dois, quatro ou seis jogadores. As partidas ocorrem em campo gramado, onde são fixados aros e pinos de madeira para delimitar o percurso do jogo. Desse modo, os jogadores usam tacos para golpear as bolas e fazê-las passar por dentro dos aros e chegar ao pino final, a fim de percorrer o percurso estabelecido. Diante disso, conheça as regras básicas desse esporte:

Publicidade

  • O jogo tem início com a bola posicionada entre o pino inicial e o primeiro aro.
  • A sequência dos jogadores é determinada pela ordem das cores dispostas nos pinos, as quais correspondem às cores das bolas pertencentes a cada jogador, dupla ou equipe.
  • As jogadas são realizadas em uma tacada para cada jogador. Entretanto, sempre que um jogador passa a bola entre um aro ele ganha uma tacada bônus, ou seja, tem direito a mais uma batida.
  • Vence o jogador, a dupla ou a equipe que percorrer primeiro o percurso de aros, conduzindo todas as bolas até o pino final.

Curling

iStock

O curling é um esporte coletivo jogado em uma pista de gelo. Seu objetivo é lançar pedras de granito maciço o mais próximo possível do alvo fixado ao final da pista. Para isso, as seguintes regras devem ser seguidas:

  • Apenas um jogador da equipe atua como lançador da pedra. Os outros três integrantes do quarteto atuam como varredores, ou seja, são responsáveis pelo direcionamento da pedra lançada até o alvo.
  • A pista possui formato retangular, medindo 45 m x 5 m, e possui um alvo de quatro anéis na extremidade oposta à do lançamento.
  • Cada partida é composta por 10 rodadas, sendo que, em cada rodada, é permitido o lançamento de duas pedras por equipe.
  • As pedras podem ser lançadas para alcançar o alvo, para retirar pedras adversárias de perto do centro do alvo e/ou para proteger uma pedra da própria equipe.
  • A modalidade possui um código de pontuação específico. Ao fim da partida, ganha a equipe que somar a maior pontuação relativa às 10 rodadas.

Malha

(Fonte: Achei Sudoeste)

O jogo de malha consiste no lançamento de discos metálicos (malhas) em direção a um pino de madeira, objetivando derrubá-lo ou manter os discos o mais próximos possível. Veja as regras básicas dessa modalidade:

  • A disputa ocorre em uma quadra retangular, de superfície lisa e com medidas variáveis de aproximadamente 2,5 por 34 metros.
  • Nas extremidades da quadra, encontra-se um círculo com um pino centralmente posicionado, constituindo o alvo do jogo.
  • Cada jogador tem direito a realizar o lançamento de 10 malhas, as quais pesam entre 600 e 800 gramas.
  • O jogador que conseguir derrubar o pino marca 4 pontos.
  • As malhas lançadas próximas aos pinos, dentro do círculo em que se encontram, contabilizam dois pontos cada.
  • Ao fim dos lançamentos, os jogadores contabilizam os pontos. Aquele que obtiver a maior pontuação ganha a disputa.

Golfe

iStock

O golfe é um esporte praticado em gramados de grande extensão (cerca de 4 km), sendo comumente jogado por apenas uma pessoa por equipe. Contudo, a disputa entre equipes de duas a quatro pessoas também é bastante realizada. Nesse caso, a comparação dos pontos das equipes é feita a partir das pontuações individualmente obtidas. Desse modo, confira as regras básicas desse esporte:

  • O principal objetivo do golfe é fazer com que a bola seja colocada em 18 buracos espalhados pelo campo. Para isso, busca-se utilizar o menor número possível de tacadas.
  • Em competições oficiais, a conversa entre os competidores é proibida.
  • As pontuações são atribuídas conforme o número de tacadas que o jogador utiliza para atingir uma bola no buraco, de acordo com o “par de buraco” (número ideal de tacadas para o deslocamento da bola até o buraco).
  • Vence a equipe que conseguir colocar as 18 bolas no buraco com o menor número de tacadas possível.

Shuffleboard

iStock

O shuffleboard é praticado em uma quadra retangular de 11,89 por 1,83 metros com um alvo em cada extremidade. Esse esporte pode ser jogado individualmente ou em duplas e tem como objetivo lançar discos ao alvo traçando estratégias para conseguir a maior pontuação. Dito isso, veja as regras básicas desse esporte:

  • Cada lado da quadra corresponde a uma cor de discos (amarelo ou preto), atribuída aos jogadores em sorteio realizado previamente ao início da partida.
  • Os discos devem ser lançados com o uso de um taco específico, cuja ponta é em formato de “U”, para o encaixe dos discos.
  • A zona de pontuação corresponde a um triângulo, localizado nas duas extremidades da quadra, em que constam as marcações de 10, 8, 7 e -10 pontos, conforme indica a imagem acima.
  • Para que um disco seja considerado válido, ele deve estar inteiramente dentro da zona de pontuação, não podendo tocar nenhuma das linhas que dividem as marcações dos pontos.
  • As partidas podem ter entre 8, 12 e 16 rodadas cada, devendo ocorrer a troca de lados da quadra entre os jogadores na metade da partida.
  • Em cada rodada de uma partida, há o lançamento de 8 discos, sendo realizada uma jogada por cada jogador. Além disso, em cada rodada, os jogadores somam a pontuação obtida e anotam em uma planilha (scoreboard).
  • Ao fim das rodadas, os pontos obtidos são somados para definir o vencedor, conforme a maior pontuação.

Sinuca

iStock

A sinuca é um esporte jogado individualmente ou em duplas. O objetivo é encaçapar todas as bolas antes do adversário, a partir de golpes realizados nas bolas com a ponta de um taco de madeira em uma mesa retangular com 6 caçapas (buracos). Sendo assim, confira as regras básicas desse esporte:

  • A sinuca bola 8 (tradicional) compreende o jogo realizado com 15 bolas, sendo elas lisas (de 1 a 7), preta (bola 8) e listradas (de 9 a 15).
  • Cada jogador fica responsável por um tipo de bola (lisa ou listrada). Desse modo, sua meta é encaçapar todas as suas 7 bolas antes do adversário.
  • Após a definição de qual jogador inicia o jogo, há a tacada inicial, para espalhar as bolas sobre a mesa.
  • Iniciado o jogo, a mesa é considerada aberta. Nesse sentido, o jogador da vez pode atingir qualquer uma das bolas (incluindo a preta) para organizar a jogada.
  • Cada jogador possui uma chance de jogada. Contudo, caso encaçape uma bola, pode prosseguir por mais uma jogada. Do contrário, passa-se a vez para o próximo jogador na fila.
  • A primeira bola encaçapada define quais bolas serão alvo de cada jogador e/ou dupla. Por exemplo, se o jogador da vez em mesa aberta encaçapar uma bola lisa, ele (e sua dupla, caso se aplique) fica responsável por encaçapar as outras bolas lisas, enquanto o adversário fica com as listradas.
  • Somente depois de encaçapar todas as 7 bolas é que um jogador pode encaçapar a bola 8. Assim, quando o fizer, é considerado o vencedor e a partida é encerrada.
  • Caso qualquer uma das bolas coloridas seja lançada para fora da mesa durante a partida, considera-se uma falta. A exceção se aplica à bola 8, que é reposta em jogo.

Boliche

iStock

O boliche é jogado em uma pista de madeira ou material sintético com comprimento de 18,28 metros por 1,07 metros de largura, com o objetivo de derrubar o maior número de pinos possíveis ao longo de 10 rodadas. Assim, em cada rodada, são posicionados 10 pinos ao final da pista, a serem derrubados pelos jogadores. Nesse sentido, confira as regras básicas desse esporte:

  • As disputas oficiais são realizadas em duas pistas de boliche, simultaneamente.
  • Entre a pista e a área em que ficam os jogadores, há um espaço chamado approach, designado para a aproximação do jogador da pista para que, então, realize o lançamento da bola.
  • As bolas de boliche são feitas de materiais sintéticos (poliuretano ou poliéster) e possuem três furos para o encaixe dos dedos polegar, anelar e médio.
  • Em cada uma das dez rodadas, o jogador tem direito a dois lançamentos de bola, exceto quando derruba os 10 pinos de uma única vez. Nesse caso, o jogador marca um strike, logo não possui direito a uma segunda jogada.
  • Caso um jogador não derrube todos os pinos na primeira jogada (strike), mas derrube os pinos restantes na segunda jogada, ele faz um spare.
  • Cada pino derrubado equivale a um ponto, os quais são acumulados no decorrer das rodadas.
  • Em locais com painéis eletrônicos, as pontuações obtidas são projetadas em um telão. Assim, as jogadas de strike são sinalizadas com um “X” e as jogadas de spare com um “/”. As demais jogadas são sinalizadas em equivalência com o número de pinos derrubados.
  • O jogador que somar mais pontos ao final das rodadas é considerado o vencedor da partida.

Tiro com arco

iStock

No tiro com arco, o objetivo é acertar um alvo circular com flechas e utilizando um arco. Desse modo, o jogador ou a dupla que acertar a marca mais próxima do alvo obtém a maior pontuação. Assim, ao fim de uma disputa, o jogador com a maior pontuação ganha. Dito isso, confira as regras básicas desse esporte:

  • Os atletas podem escolher os tipos de arco utilizados durante as disputas, sendo eles recurvo (com arqueamento nas extremidades) ou composto (com roldanas em vez de arqueamentos).
  • Todos os equipamentos devem passar por uma checagem, realizada pelos árbitros antes das disputas.
  • As competições podem ocorrer em ambientes fechados (indoor) ou abertos (outdoor).
  • Nas competições indoor, o alvo é posicionado a uma distância de 18 metros em relação ao arqueiro. Assim, ele realiza 10 séries de 10 tiros em cada, organizadas em duas rodadas, somando 60 tiros. Desse modo, ao final da rodada, sua pontuação é somada e usada para definir sua classificação na competição.
  • Por outro lado, nas competições outdoor, o alvo é disposto nas distâncias de 30, 50, 60 e 70 metros para a modalidade feminina e de 30, 50, 70 e 90 metros para as disputas masculinas. Nessa configuração, os arqueiros realizam três séries de 12 disparos cada, contabilizando um total de 144 tiros. Assim, do mesmo modo que as competições indoor, a pontuação é somada e a classificação é definida.
  • Ao final de cada rodada, os jogadores devem ir até seus alvos e conferir a pontuação obtida, anotando os pontos em uma planilha e ticando os locais atingidos pelas flechas nos alvos.
  • Ao final da competição, vence o arqueiro com a maior pontuação.

Tiro esportivo

iStock

O tiro esportivo é realizado tanto com armas de fogo quanto de ar comprimido. Por isso, sua prática requer o uso de equipamentos de proteção específicos, como óculos, colete e tampões de ouvido. Além disso, podem ocorrer tanto em locais fechados como ao ar livre. O objetivo da modalidade é atirar em alvos eletrônicos, buscando atingir a marca mais próxima possível do centro. Portanto, confira as regras básicas dessa modalidade:

  • As dimensões dos círculos do alvo variam conforme a distância em relação ao atirador. Entretanto, todos os alvos possuem 10 círculos que valem de 1 (o mais distante do centro) a 10 (o mais próximo do centro) pontos.
  • As provas finais são disputadas por, no mínimo, 6 e, no máximo, 8 atiradores. Assim, as notas obtidas nas eliminatórias são somadas à pontuação final para definir o vencedor da modalidade.
  • Nas provas de pistola, os competidores realizam séries distintas (pistola de 10 m, pistola livre, pistola rápida e pistola esportiva) em tempo determinado e na posição em pé.
  • Nas provas da carabina, são realizadas cinco séries distintas (carabina em pé, carabina três posições, carabina na posição deitada, tiro ao prato e fossa olímpica), também com tempo delimitado, porém nas posições em pé e deitado.
  • Ao fim das provas, as pontuações são somadas para definir a classificação dos competidores e o campeão da disputa.

Essas são as principais modalidades esportivas que constituem a categoria de esportes de precisão. Para saber mais sobre essas modalidades e sobre essa categoria esportiva, confira os vídeos disponibilizados abaixo.

Saiba mais sobre os esportes de precisão

A seguir, você encontra vídeos complementares ao conteúdo apresentado nesta matéria, de modo a contribuir para seu aprendizado acerca das modalidades de esportes de precisão. Acompanhe para saber mais:

O que são esportes de precisão?

Esse vídeo compreende uma aula básica e introdutória aos esportes de precisão. Assista para conhecer algumas modalidades e características – e também para reforçar o conteúdo apresentado nesta matéria.

Regras do tiro esportivo

Nesse vídeo, você confere as principais regras do tiro esportivo. O vídeo ilustra as provas e séries disputadas nesse esporte, apresentando detalhes sobre elas. Assista para entender melhor a modalidade.

Croquet adaptado

Esse vídeo apresenta uma possibilidade de realização de um jogo a partir da adaptação do croquet, um dos esportes de precisão apresentados nesta matéria. Assista para saber como realizar o jogo.

Esta matéria apresentou características e exemplos de modalidades que integram a categoria conceitual dos esportes de precisão. Continue estudando a respeito da categorização dos esportes conferindo também sobre esportes de campo e taco.

Referências

Comitê Olímpico do Brasil [online] – Disponível em: https://www.cob.org.br/pt/. Acesso em: 15 jan. 2021
Comitê Olímpico Internacional [online] – Disponível em: https://www.olympic.org/. Acesso em: 15 jan. 2021
Metodologia do Ensino dos Esportes Coletivos (2012) – Fernando Jaime González

João Paulo Marques
Por João Paulo Marques

Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrando em Práticas Sociais em Educação Física (PEF-UEM/UEL). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq).

Como referenciar este conteúdo

Marques, João Paulo. Esportes de precisão. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/esportes-de-precisao. Acesso em: 25 de April de 2024.

Exercícios resolvidos

1. [CEUP-2019]

Os esportes de precisão formam um conjunto de modalidades que se caracterizam por arremessar/lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento, comparando-se o número de tentativas empreendidas, a pontuação estabelecida em cada tentativa (maior ou menor do que a do adversário) ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo (mais perto ou mais longe do que o adversário conseguiu deixar).
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base nacional comum curricular. Versão final. Brasília: MEC/SEB, 2018. p. 214.

São exemplos de modalidades de precisão:

A) Salto Triplo e em Distância.
B) Handebol e Basquete.
C) Tênis e Vôlei.
D) Atletismo e Natação.
E) Malha e Suffleboard.

A resposta correta é a alternativa E.

Malha e Suffleboard são exemplos de modalidades de precisão, conforme descritas nesta matéria. Atletismo e natação compreendem conjuntos de modalidades esportivas. Basquete e handebol são modalidades coletivas. Tênis e vôlei são esportes com rede divisória. Salto triplo e em distância são modalidades de marca.

2. [AOCP-2020]

Gonzáles e Fraga (2012) classificam as modalidades esportivas. De acordo com essa classificação, assinale a alternativa correta.

A) Esportes de precisão: ginástica – acrobática, artística, rítmica, de trampolim; patinação artística; nado sincronizado; saltos ornamentais.
B) Esportes técnico-combinatórios: bocha, golfe, tiro com arco, tiro esportivo.
C) Esporte de combate: basquetebol, frisbee, futebol, futsal, futebol americano, handebol, hóquei na grama, polo aquático.
D) Esportes de invasão: voleibol, vôlei de praia, tênis, badminton, pelota, squash.
E) Esporte de marca: atletismo, remo, ciclismo, levantamento de peso.

A resposta correta é a alternativa E.

A alternativa A corresponde a esportes técnico-combinatórios.
A alternativa B corresponde a esportes de precisão.
A alternativa C corresponde a esportes de invasão.
A alternativa D corresponde a esportes com rede divisória e parede de rebote.

Compartilhe

TOPO