Golfe

Golfe é um esporte de precisão disputado em torneios, jogado em campos com diferentes terrenos, usando-se tacos e bolas.

O golfe é um esporte de precisão, de origem escocesa e vem ganhando popularidade nas últimas décadas. É uma modalidade conhecida principalmente pela precisão e pelo refinamento da percepção e dos movimentos dos jogadores. Desse modo, esta matéria apresenta características e curiosidades desse esporte, para você conhecer suas regras e modalidades. Acompanhe.

História do golfe

As origens históricas do golfe moderno remetem à Escócia do século XV, indicando as condições naturais de clima e relevo escocês como elementos fundamentais para o desenvolvimento dessa prática. Assim, o golfe nasceu de bolas jogadas em buracos feitos nos grandes campos de vegetação rasteira do país, utilizando-se de tacos de madeira para isso.

Com o tempo, a modalidade passou por várias adaptações. Entre essas adaptações podem ser citadas a criação de tacos próprios para distâncias e terrenos específicos. Além disso, os tacos utilizados deixaram de ser feitos exclusivamente de madeira, sendo utilizado também outros materiais, como ferro e carbono, por exemplo.

Embora bastante praticado pelos escoceses, o golfe não era bem-visto inicialmente, especialmente pela monarquia do país. Devido a isso, ele foi proibido no governo do rei Jaime II (1437-1460). A alegação usada na época era que o jogo distraia os soldados de treinamentos voltados a práticas militares mais relevantes para o combate.

Assim, a prática do golfe foi retomada somente no governo do rei Jaime III, a partir de 1460, apesar de suas primeiras regras serem instituídas somente no século XVIII. Dentre as regras criadas nesse período, vale ressaltar a do padrão de 18 buracos, estabelecido em 1764 e utilizado até hoje.

Com o estabelecimento de regras formais foram realizados os primeiros campeonatos internacionais, dentre eles, o Open Championship (Aberto Britânico de Golfe, em tradução livre), realizado pela primeira vez em 1860. Posteriormente, em 1893, foi formada a União Feminina de Golf (Ladies’ Golf Union) e também disputado pela primeira vez o campeonato amador na categoria, nomeado British Ladies´ Amateur Golf Championship.

O golfe no Brasil

O golfe chegou ao Brasil com executivos ingleses que foram prestar serviços em São Paulo no final do século XIX. Precisamente, são indicadas a praia de Santos e uma extensão territorial entre a Estação da Luz e o Rio Tietê como locais em que a modalidade teria sido inicialmente praticada no país. Posteriormente, em 1901 e 1915, foram fundados os primeiros clubes nacionais.

Entretanto, o esporte tem deixado de se restringir a esses ambientes e se tornado de acesso mais democratizado, especialmente a partir do início do século XXI. Com a criação de campos abertos ao público e também com campos em resorts turísticos, por exemplo, associar-se a um clube para praticar o esporte deixou de ser uma exigência. Com isso, um público maior, especialmente crianças, passou a praticar a modalidade.

Como funciona o golfe?

O golfe é praticado em campo aberto de ampla extensão, constituído por diferentes terrenos (gramado, lagos, córregos, areia, terra), embora possua variações para ambientes sintéticos e/ou reduzidos. Além disso, pode ser jogado individualmente ou entre equipes de duas ou quatro pessoas, sendo os rivais definidos por pontuações prévias e/ou no decorrer dos torneios. Para entender um pouco melhor, veja regras básicas e características das modalidades desse esporte.

Regras básicas

  • O campo de golfe possui extensão variável conforme o local em que se encontra, medindo, em média, entre 4km e 6km.
  • Em geral, o campo e delimitado a partir dos 18 buracos estrategicamente dispostos no espaço de competição.
  • Os golfistas devem respeitar a ordem dos buracos de cada percurso/campo disputado.
  • As partidas não possuem tempo determinado, embora costumem durar em torno de 4 horas.
  • O objetivo dos golfistas é colocar as bolas nos 18 buracos com o menor número de tacadas possível. Assim, vence o golfista que completar o percurso de buracos com o menor número de tacadas.
  • A partida tem início no ponto demarcado com o tee (pino para apoiar a bola) e se encerra no buraco chamado de green, onde é realizada a última tacada.
  • Em competições oficiais, por formalidade, os jogadores são proibidos de conversar entre si.
  • Se uma bola for rebatida para um local em que não seja possível realizar uma tacada (ex: água) o golfista pode recolocá-la em condições de rebatida com as mãos. Nesse caso, aplica-se uma penalização.

Modalidades

  • Stroke Play: essa modalidade consiste na contagem do número de tacadas que cada golfista executa para finalizar os buracos do campo. Geralmente compõem torneios realizados ao longo de quatro dias, sendo disputada uma partida por dia no mesmo campo. Assim, ao final do torneio, o jogador que somar o menor número de tacadas vence a competição.
  • Match Play: nessa modalidade a disputa ocorre no formato de duelos, ou seja, os golfistas disputam a pontuação a cada buraco acertado (ou não). Logo, nessa modalidade eles não precisam disputar os 18 buracos do campo, pois, à medida que um jogador abre uma vantagem insuperável por seu oponente o jogo é encerrado.

Equipamentos

  • Tacos: cada golfista pode levar a campo até 14 tacos, sendo que cada um possui uma finalidade específica. Por exemplo, há o drive, utilizado para atingir distâncias mais longas, os woods e os irons, com diferentes inclinações para médias distâncias (efeitos mais ou menos parabólicos na trajetória da bola), e o putter, usado para distâncias curtas.
  • Bolas: são confeccionadas em formato esférico perfeito. Além disso, possuem em sua superfície pequenas cavidades que reduzem o atrito com o ar e contribuem para sua trajetória no deslocamento.
  • Tee: são pequenos pinos usados nas tacadas de saída, principalmente. Eles podem ser de madeira ou plástico. Sua função é elevar a bola, facilitando a tacada e também preservando o gramado do campo de jogo ao diminuir o contato entre o taco e o solo.
  • Sapatos: são confeccionados com travas/pinos no solado, para dar mais firmeza aos golfistas no campo.
  • Luva: é utilizada em uma das mãos (direita para destros e esquerda para canhotos) para melhorar a aderência ao taco.
  • Medidores de distância: são utilizados para medir as distâncias entre a bola e o buraco, auxiliando na organização das tacadas e registros doas partidas.

Vale destacar que, além desses mencionados, há também o saco utilizado para transporte de equipamentos os golfistas. Eles são feitos principalmente de nylon e usados para acomodar e transportar os outros equipamentos, como os tacos, as bolas e as luvas. Por fim, fazem parte dos equipamentos a vestimenta dos golfistas, a qual deve sempre respeitar o código de vestimenta estabelecido por cada clube em que praticam o esporte.

Curiosidades

Veja a seguir algumas curiosidades sobre o golfe e se familiarize com outras características desse esporte.

  • Esse é um dos poucos esportes com bola cujo campo (área de jogo) não é fixo ou padronizado.
  • Entre as pessoas envolvidas na prática esportiva do golfe está o caddie, responsável por transportar os materiais dos golfistas durante as disputas dos torneios.
  • Os caddies não são golfistas praticantes da modalidade. Entretanto, eles também são considerados desportistas, devido ao grande conhecimento que adquirem acompanhando o esporte.
  • Quando a bola cai em uma área em que o golfista se vê impossibilitado de realizar uma tacada (por exemplo, um lago), ele deve pegar a bola e posicioná-la no local mais próximo possível do ponto em que estava para, então, reiniciar a jogada.
  • Em competições oficiais os jogadores são proibidos de conversar entre si durante as partidas.

Essas são algumas curiosidades sobre o golfe, apresentadas com o intuito de te familiarizar com a modalidade. Para conhecer outras características desse esporte e entendê-lo melhor veja os vídeos apresentados a seguir.

Saiba mais sobre o golfe

A seguir estão alguns vídeos para você visualizar os elementos apresentados nesta matéria a respeito das características gerais do golfe, do campo em que é praticado e dos tacos utilizados. Além disso, é apresentada uma explicação acerca do movimento corporal mais característico da modalidade e uma sugestão de brincadeira para você realizar em casa. Confira:

Áreas do campo

Como comentado na matéria, o campo de golfe apresenta diferentes terrenos, a fim de elevar a dificuldade do esporte. Nesse vídeo você confere as áreas que compõem um campo de golfe, além de breves comentários a seu respeito.

Swing

O swing é o movimento mais característico do golfe. A execução adequada desse movimento é importante para que os golfistas tenham um bom desempenho nas partidas. Veja, nesse vídeo, a execução técnica correta do swing, explicada a partir das três etapas que o compõem.

Tacos

Conheça as partes do taco de golfe, bem como principais tipos e materiais de que são feitos. O vídeo também explica as principais diferenças entre os tacos de golfe, quais e como utilizá-los em situações específicas durante o jogo. Assista para entender melhor.

Brincando de golfe

Nesse vídeo, você encontra uma sugestão de brincadeira para fazer em casa e simular o jogo de golfe. Ao realizá-la, busque explorar as características do golfe apresentadas no texto. Experimente! Você pode treinar seu swing e a precisão nas tacadas brincando.

O golfe é um esporte que vem ganhando visibilidade e popularidade, impactando no crescimento do número de praticante e admiradores. Aqui, foram apresentadas as principais características desse esporte, incluindo sua história, curiosidades e explicações a respeito de como praticá-lo. Continue estudando as práticas esportivas e conheça outro esportes de campo e taco.

Referências

Confederação Brasileira de Golfe [On-line] – Disponível em: https://www.cbg.com.br/. Aceso em: 14 de mai. de 2021.

Federação Paulista de Golfe [On-line] – Disponível em: https://www.fpgolfe.com.br/. Acesso em: 14 de mai. de 2021.

Scottish Golf History [On-line] – Disponível em: https://www.scottishgolfhistory.org/. Acesso em: 08 de abr. de 2021.

Golfe – básico para iniciantes [On-line] – Disponível em: https://www.joinvillecountryclub.com.br/wp-content/uploads/sites/372/2017/11/apostila-golfe-iniciante.pdf. Acesso em: 19 de abr. de 2021.

João Paulo Marques
Por João Paulo Marques

Professor mestrando em Educação Física formado pela Universidade Estadual de Maringá. Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq). Temáticas estudadas envolvem corpo, subjetividade, discurso, cultura e saúde.

Como referenciar este conteúdo

Marques, João Paulo. Golfe. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/golfe. Acesso em: 19 de June de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [GUALIMP-2020]

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bocha, curling e golfe são descritos como esportes de:
A) Marca.
B) Precisão.
C) Campo e taco.
D) Invasão territorial.

A resposta correta é a alternativa B. Embora realizado em campo e com uso de tacos, a principal característica do golfe é a precisão, necessária para atingir a finalidade das jogadas: colocar as bolas nos buracos.
Por definição, são considerados esportes de precisão aqueles que têm como objetivo acertar determinado alvo a partir do lançamento de um objeto. Já os esportes de campo e taco se referem àqueles em que um objeto é lançado ou rebatido o mais longe possível, havendo um percurso a ser percorrido, contabilizado por meio de bases ou da distância entre elas.

2.

Sobre as regras básicas do golfe profissional, é incorreto afirmar que:
A) A etiqueta é a regra essencial de comportamento do golfista.
B) O atleta vencedor é aquele que completa o percurso com a maior pontuação.
C) O Par representa o número médio de tacadas para um determinado buraco.
D) Uma partida oficial de golfe possui 18 buracos e duração indeterminada.

A alternativa incorreta é a B. Como dito a respeito das regras do golfe, é considerado vencedor o jogador que tiver a menor pontuação ao final do torneio, considerando-se que a pontuação é atribuída conforme o número de tacadas realizadas pelo golfista.

Compartilhe

TOPO