Curling

O curling é um esporte coletivo de precisão jogado em uma pista de gelo com uma pedra de granito maciço.

Esta matéria apresenta aspectos relacionados à história e às modalidades de curling, um esporte olímpico de inverno. Apresenta também suas regras básicas, comentando a respeito da organização das partidas e do sistema de pontuação da modalidade. Acompanhe.

Publicidade

Índice do conteúdo:

História do curling

Embora seja considerado um jogo antigo e obscuro, assume-se que o curling é praticado desde o século XVI, na Escócia, e que teve como marco para sua esportivização a fundação do clube Kilsyth Curling Club, em 1716. Com isso, suas primeiras regras foram criadas ao longo do século XIX. Assim, o esporte passou a compor os Jogos Olímpicos de Inverno a partir da edição de Nagano 1998.

Relacionadas

Polo aquático
O polo aquático é um esporte coletivo praticado com bola em piscinas, podendo ser jogado com finalidade lúdica ou competitiva.
Olimpíadas
As Olimpíadas são uma herança de jogos esportivos praticados na Grécia Antiga, disputadas por países do mundo todo no intuito de celebrar a paz entre as nações por meio do esporte.
Squash
Squash é um esporte de raquete praticado em quadra fechada e que pode ser disputado individualmente ou em duplas.

O curling no Brasil

O envolvimento do Brasil com o curling começou por iniciativa de um grupo de brasileiros residentes e praticantes da modalidade em Quebec, no Canadá. Desse modo, em 2009, o grupo contatou a CBDG para formar o primeiro time nacional. Desde então, a equipe participou de competições e torneios que contribuíram para a difusão da prática esportiva da modalidade entre os brasileiros.

Curling paralímpico

O curling em cadeira de rodas é disputado entre equipes mistas de atletas com dificuldades locomotoras desde a primeira competição, na Suécia, em 2000. Também nesse evento foram discutidas as regras da modalidade, mantendo-as o mais próximo possível da modalidade convencional. Assim, nos dois anos seguintes, foram realizados o primeiro Torneio Internacional Oficial e o Campeonato Mundial, respectivamente, culminando na inserção da modalidade nos Jogos Paralímpicos de Inverno, em 2006.

Regras do esporte

De acordo com a World Curling Federation–WCF, as regras básicas atuais da modalidade podem ser descritas da seguinte maneira:

Regras de organização da modalidade

  • Cada equipe possui um lançador (responsável pelo lançamento da pedra) e os varredores (responsáveis pela trajetória da pedra);
  • Medindo 45 m x 5 m, a pista de gelo constitui um espaço retangular que possui um alvo de quatro anéis em uma extremidade;
  • Uma partida é composta por 10 rodadas (ends). Em cada rodada, a equipe pode realizar dois lançamentos por integrante.
  • Em cada lançamento, os varredores limpam o caminho da pedra na pista e a direcionam até o alvo;
  • A modalidade objetiva lançar pedras de granito o mais próximo possível do alvo fixado na pista;
  • O lançamento da pedra pode acontecer de três formas específicas: Draw (simplesmente direcionando-a ao alvo), Takeout (para retirar a pedra da equipe oponente do perto do alvo) e Guard (para proteger uma outra pedra, atuando como uma barreira).

Regras de pontuação da modalidade

  • A pontuação varia conforme a posição da pedra no alvo, sendo feita a atribuição dos pontos por equipe, uma vez que cada equipe recebe uma cor de identificação correspondente às cores das pedras;
  • A pontuação é atribuída às equipes ao final de cada rodada. Assim, os pontos são atribuídos correspondem à posição das pedras lançadas em relação aos anéis do alvo. Desse modo, a pedra mais próxima do centro do alvo corresponde à equipe que recebe o ponto;;
  • Caso haja mais de uma pedra no espaço do alvo, a pontuação passa a ser somatória. Assim, se duas pedras de uma mesma equipe estiverem mais próximas ao centro do alvo, por exemplo, somam-se duas pontuações,
  • Contudo, se essas duas pedras exemplificadas estiverem com uma pedra da equipe oponente entre elas, contabiliza-se apenas um ponto para a equipe cuja pedra está mais próxima do centro do alvo;
  • Se não houver discos no espaço do alvo ao final da rodada, nenhuma equipe recebe pontuação;
  • Ao final da partida, a soma das pontuações atribuídas às equipes em cada rodada determina os campeões;

Essas são as regras básicas para a prática esportiva da modalidade. Você pode conferir uma explicação complementar no vídeo apresentado na sequência, ou conferir o código completo com as regras oficiais no site da WCF.

Publicidade

Saiba mais sobre o curling

A seguir, você confere vídeos complementares ao conteúdo desta matéria. Confira para aprender mais e exercitar o conteúdo abordado acerca do esporte.

História e regras do curling

Nessa explicação, você confere elementos da história, dos instrumentos e das regras do curling. Além disso, o vídeo apresenta uma curiosidade a respeito da tradição do esporte. Assista para conferir.

Publicidade

Como é jogado?

Esse vídeo ilustra a dinâmica do jogo, comentando brevemente sobre a disputa e também sobre a pontuação. Confira!

Modalidade paralíbmpica

Esse vídeo apresenta momentos e movimentações do curling em cadeira de rodas, possibilitando a compreensão quanto à dinâmica dessa modalidade. Assista para conferir.

Esta matéria abordou aspectos relacionados à história e às modalidades de curling. Apresentou também suas regras básicas, comentando acerca da organização das partidas e do sistema de pontuação. Por fim, continue estudando sobre o universo esportivo conferindo a matéria sobre Hipismo.

Publicidade

Referências

Confederação Brasileira de Desportos no Gelo [on-line] – Disponível em: http://www.cbdg.org.br/cbdg/. Acesso em: 09 dez. 2020.

João Paulo Marques
Por João Paulo Marques

Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrando em Práticas Sociais em Educação Física (PEF-UEM/UEL). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq).

Como referenciar este conteúdo

Marques, João Paulo. Curling. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/curling. Acesso em: 01 de July de 2022.

Exercícios resolvidos

1. [ENEM-2019]

O curling é um dos esportes de inverno mais antigos e tradicionais. No jogo, dois times com quatro pessoas têm de deslizar pedras de granito sobre uma área marcada de gelo e tentar colocá-las o mais próximo possível do centro. A pista de curling é feita para ser o mais nivelada possível, para não interferir no decorrer do jogo. Após o lançamento, membros da equipe varrem (com vassouras especiais) o gelo imediatamente à frente da pedra, porém sem tocá-la. Isso é fundamental para o decorrer da partida, pois influi diretamente na distância percorrida e na direção do movimento da pedra. Em um lançamento retilíneo, sem a interferência dos varredores, verifica-se que o módulo da desaceleração da pedra é superior se comparado à desaceleração da mesma pedra lançada com a ação dos varredores.
A menor desaceleração da pedra de granito ocorre porque a ação dos varredores diminui o módulo da

A) força motriz sobre a pedra.
B) força de atrito cinético sobre a pedra.
C) força peso paralela ao movimento da pedra.
D) força de arrasto do ar que atua sobre a pedra.
E)força de reação normal que a superfície exerce sobre a pedra.

A resposta correta é a alternativa B.

A varredura da pista de gelo forma uma película de água líquida entre a pedra e a pista, devido à intensidade da fricção, diminuindo a força de interação entre a pedra e o solo. Essa força de interação é a força de atrito cinético.

2. [UFPR-2019]

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao propor a estruturação da unidade temática Esportes em categorias a partir
de sua lógica interna, apresenta a seguinte definição de esporte de invasão ou territorial: “Conjunto de modalidades que
se caracterizam por comparar a capacidade de uma equipe introduzir ou levar uma bola (ou outro objeto) a uma meta ou
setor da quadra/campo defendida pelos adversários […], protegendo, simultaneamente, o próprio alvo, meta ou setor do
campo”. Os exemplos abaixo representam esportes de invasão ou territorial, EXCETO:

A) Basquetebol.
B) Curling.
C) Hóquei sobre grama.
D) Frisbee.
E) Handebol.

A resporta correta é a alternativa B.

O curling é categorizado como um esporte de precisão, logo, não se caracteriza como um esporte de invasão, visto que o objetivo está relacionado a um alvo.

Compartilhe

TOPO