Boliche

Boliche é uma prática esportiva popular, jogada em uma pista ao final da qual se encontram pinos a serem derrubadas com o lançamento de uma bola. Conheça as características e as regras desse esporte.

O boliche é um esporte de precisão, jogado com bola e pinos em uma pista equipada especialmente para a prática. Nesta matéria você conhecerá um pouco sobre essa modalidade, sua história, regras e funcionamento. Confira a seguir.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é boliche?

O boliche é um esporte na qual uma bola é arremessada contra vários pinos para derrubá-los. Há diferentes versões históricas acerca do surgimento dessa prática. A mais popular delas refere-se a vestígios arqueológicos que datam de 3.200 a.C. Trata-se da tumba de uma criança egípcia, encontrada por um arqueólogo inglês na década de 1930, na qual haviam pinos e bolas primitivas usadas em um jogo similar ao boliche.

Fontes históricas acerca do surgimento do boliche na modernidade referem-se a jogos praticados entre os séculos IV e XIII, sobretudo em locais como Inglaterra, Estados Unidos, Polinésia, Alemanha e Roma. Entre esses jogos encontra-se a versão praticada com nove pinos dispostos em formato de diamante. Dessa versão, ainda praticada em alguns locais atualmente, teria se desdobrado a versão mais popular na atualidade, jogada com dez pinos dispostos em formato triangular.

Como funciona esse esporte?

O objetivo no jogo de boliche é derrubar dez pinos dispostos em formação triangular ao fundo de uma pista de aproximadamente 19 metros. Para isso, os jogadores lançam uma bola ao longo da pista, de modo que ela atinja e derrube o maior número de pinos possível. Confira as regras apresentadas a seguir para entender melhor o funcionamento desse esporte.

Quais suas principais regras?

  • O jogo de boliche é organizado em dez frames. Nos nove frames iniciais, cada jogador tem direito a duas bolas (dois lançamentos). A exceção é quando um strike é marcado, pois, nesse caso, não há segundo lançamento no frame.
  • No décimo frame, cada jogador tem direito a três bolas caso marque um strike ou um spare, pois, nesses casos, ele recebe uma bola bônus.
  • Um strike ocorre quando o jogador derruba todos os pinos no primeiro lançamento do frame. Assim, a pontuação atribuída ao jogador é de dez pontos mais o número de pinos derrubados nas duas próximas bolas.
  • Um spare ocorre quando todos os pinos são derrubados no mesmo frame, mas não na mesma jogada, ou seja, quando o jogador usa as duas bolas de um frame para derrubar os dez pinos.
  • Caso o jogador não derrube nenhum pino durante um frame ou a bola caia em uma das canaletas laterais da pista, marca-se um erro (sem pontuação).
  • A pontuação dos jogadores é registrada em um quadro placar em que constam um campo com dois espaços para registro dos pinos derrubados em cada frame (dois lançamentos) e um campo para registro do somatório dos pontos conforme o avanço dos lançamentos por frame.
  • Ao final dos dez frames é feita a contagem dos pontos para definir a ordem dos vencedores, conforme as maiores pontuações.
  • Em partidas em que ocorrem dez strikes consecutivos o número de frame aumenta para 12. Desse modo, a pontuação final pode chegar a 300 pontos, caso ocorram 12 strikes consecutivos.

Essas são as principais regras do boliche. Para saber mais sobre esse esporte assista aos vídeos apresentados a seguir.

Saiba mais sobre o boliche

A seguir estão alguns vídeos complementares ao conteúdo apresentado nesta matéria. Com eles você pode entender melhor as regras do boliche

Publicidade

Características do boliche

Nesse vídeo, a professora Luisa Greco explica as características básicas do esporte e comenta também sobre a pista, as regras e as faltas no boliche. Assista para conferir!

Regras do boliche

Publicidade

Esse vídeo do professor Juliano Righetto apresenta exemplos de situações que ajudam a entender as características do boliche. Nele, o professor utiliza um jogo de boliche do Nintendo Wii para demonstrar as pontuações das jogadas, além de comentar sobre outros aspectos do esporte, como a marcação e o somatório dos pontos no placar. Não deixe de conferir.

Dicas de boliche

Veja nesse vídeo do professor José Carlos Góes algumas dicas para jogar boliche e se divertir enquanto pratica a modalidade. No vídeo, o professor explica como realizar a pegada na bola de boliche e também demonstra algumas jogadas, incluindo variações de bolas e lado do lançamento. Confira e se divirta aprendendo.

Esta matéria apresentou as principais regras do boliche e também algumas características a respeito de sua história e origem. Continue seus estudos sobre os esportes de precisão conferindo a matéria sobre curling, uma modalidade de esporte de inverno.

Publicidade

Referências

Confederação Brasileira de Boliche (On-line) – Disponível em: https://www.bolichebrasil.com.br/. Acesso em: 08 de jan. de 2021.

International Bowling Federation (On-line) – Disponível em: https://ibf.websites.mygameday.app/about-ibf/. Acesso em: 08 de jan. de 2021.

João Paulo Marques
Por João Paulo Marques

Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrando em Práticas Sociais em Educação Física (PEF-UEM/UEL). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq).

Como referenciar este conteúdo

Marques, João Paulo. Boliche. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/boliche. Acesso em: 18 de May de 2022.

Exercícios resolvidos

1. [ENEM/2014]

Boliche é um jogo em que se arremessa uma bola sobre uma pista para atingir dez pinos, dispostos em uma formação de base triangular, buscando derrubar o maior número de pinos. A razão entre o total de vezes em que o jogador derruba todos os pinos e o número de jogadas determina seu desempenho.
Em uma disputa entre cinco jogadores, foram obtidos os seguintes resultados:

Jogador I – Derrubou todos os pinos 50 vezes em 85 jogadas.
Jogador II – Derrubou todos os pinos 40 vezes em 65 jogadas.
Jogador III – Derrubou todos os pinos 20 vezes em 65 jogadas.
Jogador IV – Derrubou todos os pinos 30 vezes em 40 jogadas.
Jogador V – Derrubou todos os pinos 48 vezes em 90 jogadas.

Qual desses jogadores apresentou maior desempenho?
A) I
B) II
C) III
D) IV
E) V

A razão entre duas grandezas pode ser obtida pela divisão entre as medidas que elas representam. Nesse caso, o maior desempenho entre os jogadores pode ser descoberto dividindo-se o número de pinos derrubados pelo número de jogadas realizadas por cada jogador para obter o maior resultado entre os jogadores. Desse modo, a alternativa correta para a questão é a letra D.

2.

Sobre boliche é incorreto afirmar que

A) é uma modalidade com origens incertas e histórias variadas.

B) se a bola cair na canaleta o jogador tem direito a refazer o lançamento.

C) se o jogador fizer um strike a pontuação do frame é acrescida em dez pontos.

D) cada jogador tem duas chances para derrubar os pinos por frame.

A alternativa correta é a letra B, pois, se a bola cair em uma das canaletas o jogador perde a jogada e, no placar, marca-se um erro.

Compartilhe

TOPO