John Locke

As obras do filósofo inglês John Locke estão na base do empirismo filosófico moderno e do liberalismo político.

John Locke, nascido em 29 de agosto de 1632, em Wrington, Somerset, Inglaterra, foi para a escola de Westminster e depois para Christ Church, na Universidade de Oxford.

Em Oxford, ele estudou Medicina, que desempenharia um papel central em sua vida. Locke se tornou um filósofo altamente influente, escrevendo sobre temas como filosofia política, epistemologia e educação.

Os escritos de Locke ajudaram a fundar a moderna filosofia ocidental.

Ambos os pais eram puritanos e, como tal, Locke foi criado dessa forma. Por causa das conexões de seu pai e lealdade ao governo inglês, Locke recebeu uma excelente educação.

Na Christ Church, talvez a escola de maior prestígio de Oxford, Locke mergulhou na lógica e na metafísica, assim como nas linguagens clássicas. Ele se formou bacharel em 1674.

No início de seus estudos médicos, Locke conheceu Lorde Ashley, que se tornaria conde de Shaftsbury. Os dois se aproximaram e Shaftsbury persuadiu Locke a se mudar para Londres e se tornar seu médico pessoal.

À medida que o poder do conde de Shaftsbury crescia, o mesmo acontecia com as responsabilidades de Locke. Ele ajudou em seus negócios e assuntos políticos, e depois que Shaftsbury foi nomeado chanceler, Locke tornou-se seu secretário.

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Imagem: Reprodução

Os escritos de John Locke

A influência de Shaftsbury na carreira profissional de Locke e seus pensamentos políticos não podem ser subestimados.

Como um dos fundadores do partido Whig, (partido que reunia as tendências liberais no Reino Unido) que pressionou pelo monarquismo constitucional e se posicionou em oposição aos conservadores dominantes, Shaftsbury transmitiu uma visão de governo que nunca deixou John Locke.

Locke escreveu “Dois Tratados Sobre o Governo” em 1689 que apresenta suas idéias revolucionárias sobre os direitos naturais do homem e o contrato social.

Os conceitos contidos nessa obra não apenas agitaram as ondas na Inglaterra, mas também impactaram os fundamentos intelectuais que formaram as revoluções americanas e francesas posteriores.

Como a Inglaterra caiu sob uma nuvem de possível revolução, Locke se tornou um alvo do governo e embora a pesquisa histórica tenha apontado para sua falta de envolvimento no incidente, Locke foi forçado a deixar a Inglaterra em 1683.

Exilado na Holanda, Locke compôs “Um Ensaio sobre o Entendimento Humano”, outro trabalho inovador de poder intelectual que abrangeu quatro livros e assumiu a tarefa de examinar a natureza do conhecimento humano.

Assim como seus Dois Tratados, o ensaio foi publicado após o retorno de Locke à Inglaterra em 1688.

Sua chegada em sua terra natal veio após a partida dramática do rei Jaime II, que havia fugido do país, permitindo que os whigs subissem. para poder.

Posteriormente chamado de Revolução Gloriosa de 1688, o evento mudou para sempre o governo inglês, transferindo a balança de poder do trono para o Parlamento.

Fato que também contribui para que Locke se tornasse herói para muitos em seu país natal.

Os anos finais de John Locke e sua influência no pensamento ocidental

Além de seu Ensaio Acerca do Entendimento Humano e de Dois Tratados Sobre O Governo, o retorno de Locke à Inglaterra também o viu publicar trabalhos adicionais, incluindo Carta sobre a Tolerância, A Razoabilidade do Cristianismo e Alguns Pensamentos Sobre à Educação.

Herói do partido Whig, John Locke permaneceu ligado aos assuntos governamentais em seus anos avançados. Ainda ajudando a orientar a volta da Junta Comercial, que supervisionou os novos territórios da Inglaterra na América do Norte.

Locke morreu em 28 de outubro de 1704, em Essex, onde residiu durante a última década de sua vida.

Entretanto, centenas de anos depois de sua morte, ainda estamos avaliando seu impacto no pensamento ocidental.

Suas teorias sobre a separação entre Igreja e Estado, liberdade religiosa e liberdade influenciaram não apenas os pensadores europeus, como o escritor iluminista francês Voltaire, mas moldaram o pensamento dos fundadores americanos, de Alexander Hamilton a Thomas Jefferson.

Referências

The Life of John Locke – Lord King

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Exercícios resolvidos

1. [UFSM]

Sem leis e sem Estado, você poderia fazer o que quisesse. Os outros também poderiam fazer com você o que quisessem. Esse é o “estado de natureza” descrito por Thomas Hobbes, que, vivendo durante as guerras civis britânicas (1640-60), aprendeu em primeira mão como esse cenário poderia ser assustador. Sem uma autoridade soberana não pode haver nenhuma segurança, nenhuma paz.

Fonte: LAW, Stephen. Guia Ilustrado Zahar: Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

Considere as afirmações:

I. A argumentação hobbesiana em favor de uma autoridade soberana, instituída por um pacto, representa inequivocamente a defesa de um regime político monarquista.

II. Dois dos grandes teóricos sobre o “estado de natureza”, Hobbes e Rousseau, partilham a convicção de que o afeto predominante nesse “estado” é o medo.

III. Um traço comum da filosofia política moderna é a idealização de um pacto que estabeleceria a passagem do estado de natureza para o estado de sociedade.

Está(ão) correta(s)

a) apenas I.

b) apenas II.

c) apenas III.

d) apenas I e II.

Resposta: A

2. [Mackenzie]

Assinale a alternativa em que aparecem as principais ideias de Jean Jacques Rousseau em sua obra O CONTRATO SOCIAL.

a) Cada homem é inimigo do outro, está em guerra com o próximo e por esta razão cria o Estado para sua própria defesa e proteção.

b) O Estado é uma realidade em si e é necessário conservá-lo, reforçá-lo e eventualmente reformá-lo, reconhecendo uma única finalidade: sua prosperidade e grandeza.

c) O governante deve dar um bom exemplo para que os súditos o sigam. Através da educação e de rituais, os homens de capacidade aprenderiam e transmitiriam os valores do passado.

d) Que as classes dirigentes tremam ante a ideia de uma revolução! Os trabalhadores devem proclamar abertamente que seu objetivo é a derrubada violenta da ordem social tradicional.

e) A única esperança de garantir os direitos de cada indivíduo é a organização da sociedade civil, cedendo todos os direitos à comunidade, para que seja politicamente justo o que a maioria decidir.

Resposta: E

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