Tales de Mileto

Considerado como o pai da filosofia, o primeiro filósofo. Conheça a vida e o pensamento de Tales de Mileto

Tales de Mileto, considerado por muitos como o primeiro filósofo ocidental, foi um importante pensador tanto na Filosofia, quanto na Matemática e na Política. A seguir, conheça a biografia e os principais pontos de sua teoria de compreensão do mundo.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Biografia

Tales de Mileto (624 — 546 a.C.) foi um filósofo, matemático (confira o Teorema de Tales) e astrônomo grego. É considerado como o primeiro filósofo ocidental. Tales nasceu em Mileto, uma colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia. Foi o fundador da escola jônica, tendo como principais discípulos Anaximandro de Mileto e Anaxímenes de Mileto.

É conhecido como um dos sete sábios da Grécia (junto de Pítaco de Mitilene, Periandro de Corinto, Sólon de Atenas, Quílon de Esparta, Cleóbulo de Lindos e Bias de Priene), principalmente pela sua atuação política de tentar unir as cidades-Estados da Ásia Menor em uma confederação, para fortalecer o mundo grego diante das ameaças das invasões de povos orientais. Alguns pensadores, dentre eles Diógenes Laércio atribui a máxima “conhece a ti mesmo” a Tales.

Como todos os outros filósofos pré-socráticos, Tales também partia do princípio de que não existe criação do mundo, isso significa que, para ele, o mundo é eterno e está em constante transformação. Outro princípio comum é a arché, conceito segundo o qual tudo que existe no mundo é formado a partir de um único elemento.

Para Tales, o elemento primordial era a água ou o úmido. Essa teoria surge da observação das plantas que secavam, dos corpos que desidratavam e dos alimentos que continham seiva, assim, Tales atribuiu à água o princípio de tudo. Ou seja, a água é a arché e está tudo em diferentes estados. O estado da água é o que determinará a peculiaridade de cada coisa existente no mundo, diferenciando os corpos.

Publicidade

Principais ideias de Tales de Mileto

Sem dúvida, na filosofia, a grande contribuição de Tales é a água como arché; no entanto, o filósofo também mobilizou outros pensamentos:

  • A água como arché: é o elemento primordial, responsável por constituir o universo. A água em seus diferentes estados (líquido, gasoso, sólido, umidade) é que dá forma às coisas existentes no mundo.
  • Tudo está cheio de vida: para Tales, como a água é o princípio de tudo, até mesmo as coisas inorgânicas estão cheias de vida, no sentido de se movimentarem e se transformarem. Sobre isso, em De Anima, Aristóteles comenta que: “E afirmam alguns que a alma está misturada no todo. É por isso, talvez, que Tales pensou que todas as coisas estão cheias de deuses […] Parece também que Tales, pelo que se conta, supôs que a alma é algo que move, se é que disse que a pedra (ímã) tem alma, porque move o ferro.” (Aristóteles, De Anima, 405a).
  • Mentalidade científico-filosófica ou lógico-racional: por ser o primeiro filósofo, Tales de Mileto altera a forma de pensar e tentar compreender o mundo. Ele instaura a possibilidade de reformulação e correção das teses propostas, a partir do exercício da razão, haja vista que antes o conhecimento era fundamentado em mitos estáticos.

O fato é que o pensamento humano ocidental mudou a partir da filosofia de Tales. Ainda que sejam conceitos primários e incipientes, a busca por uma explicação racional para a constituição do mundo transformou o modo como o homem entendia a realidade e proporcionou um salto qualitativo no pensamento humano.

6 frases de Tales de Mileto

Veja algumas das frases mais conhecidas do filósofo:

Publicidade

  1. A água é o princípio de todas as coisas.
  2. O espaço é a coisa mais importante, pois contém todas as coisas.
  3. Todas as coisas estão cheias de deuses.
  4. A esperança é o único bem comum a todos os homens; aqueles que nada mais têm ainda a possuem.
  5. Se és chefe, começa por saber dominar-te.
  6. Espera receber de teus filhos, quando fores velho, o mesmo tratamento que dispensaste a teus pais.

Nessas frases, é possível conhecer um pouco do pensamento de Tales a respeito do universo, bem como suas máximas em relação aos homens e às ações humanas.

Por dentro da vida e dos pensamentos de Tales

Confira nos vídeos a seguir algumas curiosidades e dados biográficos do filósofo, além das explicações do seu pensamento.

Sobre a vida e o pensamento de Tales de Mileto

O vídeo do canal Filosofando conta sobre a biografia do filósofo e alguns dos seus feitos, além disso menciona o elemento primordial para Tales, a água.

O processo lógico racional de Tales

Publicidade

No vídeo do canal Sublime Filosofia, o professor João Paulo acrescenta algumas informações sobre os conhecimentos de Tales, ilustra o teorema de Tales e, por fim, explica a arché de Tales.

Pensamento de Tales e suas influências

Nesse vídeo animado do quadro Filosofia em Quadrinhos do canal Doxa e Episteme, a filosofia de Tales é explicada de forma bem ilustrativa. O vídeo explica como os estados da água forma as coisas do mundo.

Os vídeos ilustraram as ideias de Tales e mostraram como alguns dados de sua vida (como suas viagens) foram importantes para a sua filosofia. Gostou do tema? Confira outra filosofia que alterou o modo de pensarmos, a de Descartes.

Referências

Convite à Filosofia (2000) – Marilena Chauí
De Anima (Domínio Público) – Aristóteles
Filósofos Pré-Socráticos: primeiros mestres da Filosofia e da Ciência grega (2003) – Miguel Spinelli
História da filosofia, formação e compromisso (2001) – Franklin Leopoldo e Silva
Iniciação à Filosofia (2014) – Marilena Chauí
Os pré-socráticos (1996) – Coleção Os Pensadores

Marilia Duka
Por Marilia Duka

Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá em 2016. Graduanda do 4º ano de Letras Português/Francês na Universidade Estadual de Maringá.

Como referenciar este conteúdo

Duka, Marilia. Tales de Mileto. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/filosofia/tales-de-mileto. Acesso em: 25 de May de 2022.

Exercícios resolvidos

1. [UEG 2011]

A influência de Sócrates na filosofia grega foi tão marcante que dividiu a sua história em períodos: período pré-socrático, período socrático e período pós-socrático. O período pré-socrático é visto como uma época de formação da filosofia grega, na qual predominavam os problemas cosmológicos. Ele se desenvolveu em cidades da Jônia e da Magna Grécia. Grandes escolas filosóficas surgem nesse período e muitos pensadores se destacam.

Entre eles, um jônico, que ficou conhecido como pai da filosofia. Seu nome é:

a) Tales de Mileto
b) Leucipo de Abdera
c) Sócrates de Atenas
d) Parmênides de Eléia

A alternativa correta é A.
Tales é conhecido como o primeiro filósofo ou o pai da filosofia.

2. [UFMA 2009]

O homem sempre buscou explicações sobre os aspectos essenciais da realidade que o cerca e sobre sua própria existência. Na Grécia antiga, antes da filosofia surgir, essas explicações eram dadas pela mitologia e tinham, portanto, um forte caráter religioso. Historicamente, considera-se que a filosofia tem início com Tales de Mileto, em razão de ele ter afirmado que “a água é a origem e a matriz de todas as coisas”.

Nesse sentido, pode-se dizer que a frase de Tales tem caráter filosófico pelas seguintes razões:

a) Porque destaca a importância da água para a vida; porque faz referência aos deuses como causa da realidade e, porque nela, embora apenas subentendido, está contido o pensamento: “tudo é matéria”.

b) Porque enuncia algo sobre a origem das coisas; porque o faz sem imagem e fabulação e porque nela, embora apenas subentendido, está contido o pensamento: “tudo é um”.

c) Porque narra uma lenda; porque narra essa lenda através de imagens e fabulação e porque nela, embora apenas subentendido, está contido o pensamento: “tudo é movimento”.

d) Porque enuncia uma verdade revelada por Deus; porque o faz através da imaginação e, porque nela, embora apenas subentendido, está contido o pensamento: “o homem é a medida de todas as coisas”.

e) Porque enuncia algo sobre a origem das coisas; porque o faz recorrendo a deuses e à imaginação e, porque nela, embora apenas subentendido, está contido o pensamento: “conhece-te a ti mesmo”.

A alternativa é B. O que faz da afirmação “tudo é água” uma ideia filosófica é o fato de ela não ser referência a um deus ou a um mito, mas a uma substância natural. É um pensamento lógico-racional.

3. [UEL 2003]

“Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água. Essa proposta é importantíssima… podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar civilização ocidental.” (REALE, Giovanni. História da filosofia: Antigüidade e Idade Média. São Paulo: Paulus, 1990. p. 29.)

A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. De acordo com o texto, assinale a alternativa que expressa o principal problema por eles investigado.

a) A ética, enquanto investigação racional do agir humano.

b) A estética, enquanto estudo sobre o belo na arte.

c) A epistemologia, como avaliação dos procedimentos científicos.

d) A cosmologia, como investigação acerca da origem e da ordem do mundo.

e) A filosofia política, enquanto análise do Estado e sua legislação.

A alternativa correta é D. Tales se preocupava com a cosmologia, para tentar explicar o princípio que compunha o mundo.

Compartilhe

TOPO