Anaxímenes

Anaxímenes é conhecido por colocar o ar como o elemento central para explicar a origem e composição de todas as coisas.

A filosofia ocidental teria começado na Grécia, por volta do século VI a.C. Dentre os primeiros representantes da nova modalidade de conhecimento, havia três importantes em Mileto (a atual Turquia) – e um deles foi Anaxímenes. Entenda mais sobre quais questões preocupavam os filósofos pioneiros.

Quem foi Anaxímenes

Desenho representando Anaxímenes
Gravura imaginária do filósofo Anaxímenes de Mileto, por Girolamo Olgiati (1580).

Anaxímenes de Mileto nasceu no século VI a.C., provavelmente no ano 585 desse período, e faleceu entre o ano 528 e 525 a.C. Sua cidade natal abrigou os primeiros filósofos da história ocidental: Tales e Anaximandro.

Destes filósofos, pouco se sabe sobre a vida de Anaxímenes. Ele foi descrito como companheiro e discípulo de Anaximandro, com quem também compartilhava questões filosóficas parecidas.

Embora atualmente não seja o mais conhecido, em sua época parece ter sido considerado o principal representante da escola de Mileto. Assim, ele se interessava pela Physis, a cosmologia e a meteorologia.

Teorias

Anaxímenes de Mileto era um pensador de seu tempo. Ou seja, suas reflexões se pautavam nas mesmas preocupações dos autores de sua época. Nesse contexto, pelo menos duas questões eram importantes: a Arche e a cosmologia.

Assim, os primeiros filósofos refletiam sobre a origem do cosmos (Arche) e qual o princípio que explicava a sua organização. Portanto, sem recorrer a entidades divinas como na antiga cosmogonia, a filosofia pretendia pensar sobre a cosmologia, com argumentos pautados em elementos terrenos.

Desse modo, para os primeiros filósofos, o princípio de explicação do cosmos era monista, ou seja, pautado em apenas um elemento. Para Anaxímenes, esse elemento era o ar.

O ar

Ao contrário de Tales, que explicava o cosmos a partir da água, e de Anaximandro – que argumentou com base em um elemento chamado ápeiron –, Anaxímenes de Mileto construiu sua filosofia centralizando o ar.

Conforme o autor, todas as coisas do universo eram feitas de ar, se diferenciando apenas pelo grau de condensação ou rarefação. Por exemplo, quando o ar comprimia o suficiente, ele se transformava em terra ou rocha. Assim também seriam feitas as estrelas.

Assim, tudo é feito de ar – inclusive a alma humana. A morte de uma alma significa que ela parou de depender do ar, e perdeu o seu movimento. Por essa razão, o pensamento de Anaxímenes é também uma filosofia do movimento – assim como seu principal elemento, tudo está se deslocando.

Obras

As obras dos primeiros filósofos são bastante antigas e, por isso, em geral todas elas foram perdidas no tempo. Em geral, as ideias desses pensadores foram registradas por autores que testemunharam suas falas ou guardaram fragmentos de seus escritos.

Entretanto, diz-se que Anaxímenes escreveu uma obra, chamada Sobre a Natureza. Não coincidentemente, esse era mesmo o tema que interessava aos pensadores de sua época: a natureza, ou a Physis, e explicá-las a partir de princípios.

5 frases de Anaxímenes

Uma vez que poucos fragmentos dos escritos de Anaxímenes restaram, é raro encontrar citações suas. Além disso, as frases que são registradas podem ser na verdade de outros autores. Confira alguns a seguir:

  1. “Como nossa alma, que é ar, nos governa e sustém, assim também o sopro e o ar abraçam todo o cosmos”.
  2. “[…] espírito e ar significam a mesma coisa”.
  3. “O contraído e condensado da matéria ele diz que é frio, e o ralo e o frouxo (é assim que ele se expressa) é quente”.
  4. “O sol largo como uma folha”.
  5. “Quando o ar se rarefaz, torna-se fogo; e quando se condensa, vento; com maior condensação, nuvem; se for mais forte, água; se mais forte ainda, terra; e com sua extrema condensação, transforma-se o ar em pedra”.

A partir dessas citações, é possível encontrar bem marcadas as principais ideias do autor. Assim, as primeiras filosofias da história ocidental enfocaram tais questões cosmológicas, tentando dar também sentido à existência humana.

5 vídeos sobre a filosofia de Anaxímenes

Anaxímenes foi um dos filósofos gregos preocupados com a cosmologia. Para entender mais sobre o autor e ajudar a se apropriar do conteúdo, confira a uma seleção de vídeos didáticos que discutem sobre o tema:

Começando: os pré-socráticos

Os pré-socráticos são um grupo de pensadores que inauguram a história da filosofia no Ocidente – incluindo figuras como Parmênides, Anaximandro e Empédocles. Portanto, é importante entender melhor o contexto geral desse momento para realizar conexões com as ideias de Anaxímenes.

Os filósofos de Mileto

Conforme a narrativa tradicional, Tales de Mileto foi o primeiro filósofo, inaugurando esse tipo de conhecimento no século VI a.C. Em sua cidade foi construída também uma escola, onde fez discípulos. Saiba mais sobre esse assunto.

Sobre Anaxímenes

Finalmente, na condição de pré-socrático e dentro da escola de Mileto, é possível tratar também de Anaxímenes. Apesar de atualmente outros filósofos terem maior destaque na história, é importante conhecê-lo.

A cosmologia baseada no ar

Um dos pontos principais das ideias de Anaxímenes é o foco que ele deu para o elemento ar. Logo, torna-se imprescindível entender esse princípio para avançar mais em outros de seus pensamentos.

Mais da filosofia de Anaxímenes

Por fim, o vídeo acima pode sintetizar e dar maior consistência às ideias gerais de Anaxímenes que são conhecidas. De fato, existem razões filosóficas de o autor postular o ar como um princípio, e ele se conecta com outros aspectos de seu argumento.

Desse modo, Anaxímenes é parte importante da história filosófica. Contudo, é também relevante lembrar que essa é a narrativa tradicional, e outras podem ser possíveis. Inclusive, filosofias de outras regiões do mundo podem ser exploradas nessa direção.

Referências

Os filósofos pré-socráticos – Gerd A. Bornheim;

Os pré-socráticos – José Cavalcante de Souza.

Mateus Oka
Por Mateus Oka

Cientista social pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), realiza pesquisas na área da antropologia da ciência.

Como referenciar este conteúdo

Oka, Mateus. Anaxímenes. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/filosofia/anaximenes. Acesso em: 12 de July de 2020.

Exercícios resolvidos

1. [UNIOESTE]

O que há em comum entre Tales, Anaximandro e Anaxímenes de Mileto, entre Xenófanes de Colofão e Pitágoras de Samos? “Todos esses pensadores propõem uma explicação racional do mundo, e isso é uma reviravolta decisiva na história do pensamento” (Pierre Hadot). Com base no texto e nos conhecimentos sobre as relações entre mito e filosofia, seguem as seguintes proposições:
I. Os filósofos pré-socráticos são conhecidos como filósofos da physis porque as explicações racionais do mundo por eles produzidas apresentam não apenas o início, o princípio, mas também o desenvolvimento e o resultado do processo pelo qual uma coisa se constitui.
II. Os filósofos pré-socráticos não foram os primeiros a tratarem da origem e do desenvolvimento do universo, antes deles já existiam cosmogonias, mas estas eram de tipo mítico, descreviam a história do mundo como uma luta entre entidades personificadas.
III. As explicações racionais do mundo elaboradas pelos pré-socráticos seguem o mesmo esquema ternário que estruturava as cosmogonias míticas na medida em que também propõem uma teoria da origem do mundo, do homem e da cidade.
IV. O nascimento das explicações racionais do mundo são também o surgimento de uma nova ordem do pensamento, complementar ao mito; em certos momentos decisivos da história da filosofia as duas ordens de pensamento chegam a coexistir, exemplo disso pode ser encontrado no diálogo platônico Timeu quando, na apresentação do “mito mais verossímil”, a figura mítica do Demiurgo é introduzida para explicar a produção do mundo.
V. Tales de Mileto, um dos Sete Sábios, além de matemático e físico é considerado filósofo – o fundador da filosofia, segundo Aristóteles – porque em sua proposição “A água é a origem e a matriz de todas as coisas” está contida a proposição “Tudo é um”, ou seja, a representação de unidade.
Assinale a alternativa correta.
a) As proposições III e IV estão incorretas.
b) Somente as proposições I e II estão corretas.
c) Apenas a proposição IV está incorreta.
d) Todas as proposições estão incorretas.
e) Todas as proposições estão corretas

Resposta: e

Justificativa: os primeiros filósofos se preocuparam em dar explicações racionais para o universo se contrapondo à cosmogonia, mas ainda mantinham relações estreitas com esse conhecimento – e, de fato, não sendo eles saberes hierarquizados, podem ser complementares. A figura considerada inaugural da filosofia é Tales de Mileto.

2. [UEAP]

O VÉU E A ASA
O VOO
O ALVO
de TALES: ÁGUA
ALMA
(Herbert Emanuel, do Livro Nada ou Quase Uma Arte)
O poema faz referências explícitas a um filósofo pré-socrático. Na história da filosofia, entende-se por pré-socráticos aqueles filósofos que antecederam Sócrates. Entre as alternativas abaixo, assinale a que contém somente filósofos pré-socráticos.
a) Tales de Mileto / Santo Agostinho / Heráclito.
b) Parmênides / Anaximandro / Empédocles.
c) Parmênides / Pitágoras / Aristóteles.
d) Anaxágoras / Platão / Demócrito.
e) Anaxímenes / Xenófanes / Boécio.

Resposta: b

Justificativa: os pré-socráticos são conhecidos por se situarem em um início do conhecimento filosófico, sendo alguns exemplos Parmênides, Anaximandro e Empédocles.

Compartilhe

TOPO